ConexãoIn


Joyce Rodrigues fala sobre seu novo livro: “Crie sua própria sorte”

Dra. Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica especialista em cosmetologia, presidente do Grupo Mezzo e autora de “Crie sua própria sorte”, é a entrevistada do Conexaoin. 

Conexaoin: O que o leitor vai encontrar ao ler “Crie sua própria sorte”?

Uma fonte de inspiração. Seja para o relacionamento com a família, para o crescimento em relação ao trabalho ou até mesmo para você ter uma nova perspectiva sobre a vida. Conto, por exemplo, os ensinamentos que tive da minha mãe e de como ela vê a vida e as oportunidades. Isso porque ela foi uma mulher que enfrentou a fome e antes dos 10 anos de idade já trabalhava para ter onde morar, mesmo assim ela nunca encarou sua jornada com sofrimento e sim com olhos abertos para as oportunidades que a levaram a ter uma vida melhor.

Conexaoin: Joyce, por que decidiu contar sua história?

Definitivamente faz parte do meu propósito de vida. Ter um livro sobre a minha jornada é mais do que dividir a minha história, eu fiz o livro para encorajar meninas e mulheres de baixa renda a terem uma perspectiva de vida diferente, terem coragem de sair da sua realidade. Quero que mais mulheres da minha classe social tenham em mente que o mundo pode e deve ser melhor.

Conexaoin: Qual é o seu propósito? Como o livro participa disso?

Meu propósito é impulsionar e influenciar positivamente outras mulheres, especialmente as empreendedoras. Empreender foi o grande desafio da minha vida, foi o ponto de virada que me levou além. Nunca tive preguiça de trabalhar, até mesmo grávida do meu primeiro filho eu cheguei a trabalhar 12 horas seguidas para concluir um projeto que era importante para mim. Mas empreender foi minha propulsão, e não é uma tarefa simples. Por isso, faço questão de oferecer fôlego e perspectiva para outras mulheres. Hoje consigo unir isso a minha outra paixão que é lecionar e dividir conteúdo, já faço isso por meio dos meus congressos científicos, mas com o “Crie sua própria sorte” abro uma nova porta, dividir meu conhecimento para o crescimento pessoal e profissional.

 

Conexaoin: Para quem ainda não lhe conhece, de onde você saiu e onde está hoje? 

Eu comecei no balcão de atendimento em uma farmácia de manipulação, mas a minha vontade de conhecimento foi me ajudando a avançar, até que cheguei à presidência da Mezzo e vi que minha jornada estava só começando, desistir não era uma opção, pois eu tinha um propósito. No processo entre esses dois momentos eu me formei dentro da cosmetologia, fui professora na área já com 23 anos, gerenciei equipes de inovação, aceitei o desafio de liderar uma empresa e ao final de transformá-la em um movimento relevante de mercado que prioriza o ensino, a inovação, a ciência, a saúde e a responsabilidade com a pele e o corpo, além de impulsionar outras mulheres dentro da missão de empreender.

 

Conexaoin: Como empresária quais são os grandes highlights da sua carreira? 

O momento que vivo hoje é incrível, nos últimos três anos como empresária, alcancei a marca de R$ 100 milhões em volume de vendas anual, atingi o número de 11 lojas próprias, de mais de 100 funcionários envolvidos e de 90% dos cargos de liderança na Mezzo encabeçados por mulheres. Também fui participante do Ela Vence em um curso digital do projeto da Camila Farani, lancei meu livro no setor de beleza, o “Tudo às Claras: um mergulho no Melasma”, e desenvolvi o Estética 10X, curso e congresso, que leva informação científica e também de administração e marketing para as profissionais de beleza, no qual impactei os negócios de mais de 30 mil mulheres. Para abrilhantar esse processo, fui acolhida pela Buzz Editora que me proporcionou a oportunidade de contar a minha história com o “Crie sua própria sorte”.

POR: Rita Moraes
Publicado em 26/04/2024