Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Taxa de fertilidade do Brasil cai para 1,6 e acelera envelhecimento populacional, mostra Allianz Trade
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Em Foco

Taxa de fertilidade do Brasil cai para 1,6 e acelera envelhecimento populacional, mostra Allianz Trade

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 23 de setembro de 2025
Compartilhar
Compartilhar

 

 

O estudo global The Fertility Paradox: Education is Key, divulgado pelo Allianz Research, divisão de pesquisa macroeconômica da Allianz Trade, líder mundial em seguro de crédito, mostra que o Brasil está passando por uma queda da taxa de fertilidade mais intensa do que o previsto. Em 2024, o índice caiu para 1,6 filhos por mulher, muito abaixo do nível de reposição populacional (2,1) e alinhada a países como Estados Unidos e Japão.
Segundo o relatório, o Brasil representa atualmente 2% de todas as crianças com menos de cinco anos no mundo, mas esse peso tende a cair diante da rápida transição demográfica. Essa tendência coloca pressão sobre a previdência e o sistema de saúde, além de reduzir a entrada de jovens no mercado de trabalho.
Para muitos países, apesar da melhora nas condições econômicas e da queda nas taxas de desemprego entre os grupos mais jovens, as taxas de fertilidade continuaram diminuindo. Isso se aplica, por exemplo, aos Estados Unidos, ao Japão e à Coreia do Sul, ou a países latino-americanos como o Brasil, onde as taxas de fertilidade caíram muito mais rápido do que o esperado (Gráfico abaixo).

 

Allianz Trade: Reprodução

Especificamente no Brasil, um dado relevante é a desigualdade regional: enquanto o Sudeste concentra as menores taxas de natalidade, o Norte e o Nordeste registram índices superiores, ainda próximos dos níveis de reposição.
“Mudanças nas atitudes e normas podem explicar a situação atual. Uma razão pode ser a mudança nos padrões familiares, especialmente porque um relacionamento estável e um parceiro confiável são fatores importantes na decisão de ter um (ou mais) filhos. Além disso, as crescentes expectativas sobre o que significa ser um bom pai ou mãe, alimentadas diariamente pelas redes sociais, podem fazer com que os pais em potencial se sintam despreparados para a paternidade”, acreditam os autores do estudo.
População mundial pode atingir seu pico mais cedo e envelhecer ainda mais rápido do que o esperado

O relatório lembra ainda que, diante do declínio das taxas de fertilidade em muitos países, estão em andamento discussões sobre as premissas adotadas pelos demógrafos da ONU em relação ao futuro desenvolvimento das taxas de fertilidade, que serve como base importante para os governos de diversos países. Críticos argumentam que essas premissas são muito elevadas, o que implicaria que a população mundial não apenas atingiria o pico muito antes do previsto, mas também envelheceria de forma mais acelerada.

Na variante média da edição de 2024, os demógrafos da ONU projetam que a população mundial atingirá o pico de 10,3 bilhões em 2084, com base na suposição de que a expectativa média de vida ao nascer aumentará de 73,3 anos em 2024 para 81,7 anos até 2100, e de que a taxa global de fertilidade total cairá de uma média de 2,2 filhos por mulher para 1,8 até o final deste século, ficando abaixo do nível de reposição de 2,1 filhos por mulher necessário para manter o tamanho populacional estável, a partir de 2058.
Já no grupo dos países de alta renda, as projeções mostram que a taxa média de fertilidade total aumentará gradualmente de 1,47 em 2024 para 1,60 a partir de 2090; enquanto isso, projetam quedas constantes de 2,10 para uma média de 1,81 filhos nos atuais países de renda média e de 4,46 para 2,03 nos atuais países de baixa renda.
Para acessar o relatório completo em inglês, clique aqui
Sobre a Allianz Trade

A Allianz Trade é líder global em seguro de crédito e especialista reconhecida nas áreas de garantia, cobrança, crédito estruturado e risco político. Nossa rede de inteligência proprietária é baseada no acesso instantâneo a dados de 289 milhões de empresas. Damos às empresas a confiança para negociar, assegurando seus pagamentos. Compensamos sua empresa no caso de uma dívida inadimplente, mas, o que é mais importante, ajudamos a evitar a inadimplência em primeiro lugar. Sempre que fornecemos seguro de crédito ou outras soluções financeiras, nossa prioridade é a proteção preditiva. Mas, quando o inesperado acontece, nossa classificação de crédito AA significa que temos os recursos, apoiados pela Allianz, para fornecer a compensação para manter seus negócios.

 

Com sede em Paris, a Allianz Trade está presente em mais de 40 países com 5.800 funcionários. Em 2024, nosso faturamento consolidado foi de € 3,8 bilhões e as transações comerciais globais seguradas representaram € 1,4 trilhões em exposição. Para obter mais informações, acesse nosso site

Você Pode Gostar

Experimente o inesperado: O Boticário apresenta campanha inédita com fitas olfativas que revelam prêmios
ROYAL CANIN® leva ciência brasileira ao ESVCN 2026 e apoia jovens Médicos-Veterinários
Oportunidade de emprego: mais de 450 vagas estão abertas para eletricistas no estado do Amazonas
Esmaltec amplia linha Ideal para acompanhar novas formas de morar
Cartier apresenta a nova bolsa Clash de Cartier
Últimas notícias da Semana
Links da Semana

Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo

Rita Moraes
Rita Moraes
16 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Em Foco

Ingrediente best seller que se tornou ícone de Nativa SPA ganha versão mais marcante com lançamento de Ameixa Intensa

4 de setembro de 2026
Em Foco

Corte recebe denúncia contra dez acusados de homofobia contra militar da Aeronáutica

2 de setembro de 2026
Em Foco

Bombril amplia apoio a causas sociais por todo o país

28 de agosto de 2026
Em Foco

Corregedoria Nacional do MP apresenta novo sistema que aperfeiçoa a fiscalização das folhas de pagamento do Ministério Público brasileiro, o Sicor

26 de agosto de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo
“É do banco”: como golpistas estão usando ligações e mensagens para fazer você entregar seu dinheiro
Experimente o inesperado: O Boticário apresenta campanha inédita com fitas olfativas que revelam prêmios
Prêmio ICL de Jornalismo 2026 anuncia comissão julgadora e recebe inscrições até 30 de outubro

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites