ConexãoIn


WhatsApp já está autorizado a realizar pagamentos dentro do aplicativo

O Banco Central autorizou o uso do WhatsApp Pay para pagamentos com cartões de crédito, débito e pré-pago para empresas dentro do aplicativo.  Antes da mudança, a liberação era de transferências apenas entre pessoas físicas e a novidade deve ser implementada daqui a 30 dias.

Executivos do aplicativo constataram que as transferências entre pessoas usando o aplicativo não tiveram a popularidade estimada e pensaram que permitir o pagamento de compras pode impulsionar os números.

A nova funcionalidade pode trazer mais facilidades para quem já está familiarizado com o aplicativo, além de agilizar as transações de pequenos negócios. Entre os benefícios, destaca-se a possibilidade de poder receber ou enviar dinheiro pelo próprio aplicativo de mensagens sem precisar que alguma chave de Pix seja enviada ou a necessidade de entrar no sistema de um banco.

Um restaurante por exemplo, pode fechar um pedido e cobrar o cliente pelo aplicativo, sem a necessidade de emitir uma nota fiscal, código de Pix ou usar uma máquina de cartão.

As transações serão feitas através de cartão de crédito, débito e pré-pago diretamente pelo aplicativo.

Mastercard e Visa

A modalidade tem inicialmente link com as bandeiras dos cartões Mastercard e Visa. O Banco Central esclareceu que a adesão de novas instituições (credenciadores ou emissores de pagamento) interessadas em participar do Facebook Pay continua aberta.

Como vai funcionar?

1. Para realizar compras pelo Whatsapp Pay através de cartão de débito, crédito ou pré-pago, será preciso cadastrar o cartão na função Meta Pay;

2. Ao clicar na opção “Pagamento”, o aplicativo irá pedir um valor e redirecionar para a criação de uma conta;

3. Será necessário criar um senha de 6 dígitos;

4. Depois, deve-se informar nome, CPF e um cartão emitido por um dos bancos parceiros;

5. Será enviado um código ao seu celular via SMS, email ou pelo aplicativo do banco, para que o cartão seja confirmado.

A modalidade vai competir com o PIX?

A modalidade de pagamento através do PIX tem ganhado cada vez mais espaço e batido recordes, em 2022 bateu 100 milhões de transações no dia 20 de dezembro. O PIX chegou a se igualar com o cartão de débito de compras na Rede, segundo análise do Comportamento de Consumo. Agora, com a nova funcionalidade do WhatsApp deve continuar crescendo, mas em um ritmo menor –, porém, longe de estar no fim. “Tem espaço para todo mundo. O Pix cresceu muito em alguns segmentos: remessa entre pessoas, substituição de boletos”, disse o presidente da Mastercard no Brasil ao Estadão/Broadcast.

Mais novidades do WhatApp

AGORA VOCÊ JÁ PODE CONVERSAR CONSIGO MESMO!

O WhatsApp já permite que o usuário fale converse consigo mesmo. Para isso, lançou um atalho no app disponível em aparelhos Android e iOs. Antes, apenas alguns usuários tinham acesso ao “Message Yourself”. A funcionalidade, segundo o TecheCrunch, será liberada globalmente aos poucos nas próximas semanas.

Como conversar com você mesmo no WhatsApp?

1 – Na tela inicial, clique no ícone no canto direito

2 – Se o seu app estiver atualizado, o seu contato já vai aparecer no topo da lista de contato

3 – Basta clicar no seu nome para enviar mensagem

 A estratégia do WhatsApp é, basicamente, implementar uma ferramenta que os usuários de todo o mundo pedem. Pode parecer algo simples, pesquisas mostram que as pessoas gostariam de mandar mensagem para si mesma, por exemplo como uma lista de tarefas, links para ler depois, entre outros.

Impedir o roubo de conta!

O WhatsApp tem se tornado alvo de criminosos. Eles roubam a conta de usuários e interagem com os contatos como se você fosse o dono do número. Em alguns casos, enviam mensagens pedindo dinheiro emprestado, em outros dizem estar vendendo algum produto.

A ação virou um problema não apenas para os clientes do app, mas para a empresa também. Por exemplo, a Meta — dona do aplicativo — já foi condenada pela Justiça a ressarcir as vítimas que passaram por esse tipo de situação.

Mas não apenas. Garantir a segurança do serviço faz parte da Agenda ERC, mais precisamente na sigla S, em que destaca a privacidade e proteção de dados dos usuários.

WHATSAPP PODE GANHAR NOVO RECURSO DE SEGURANÇA – Veja como irá funcionar!

O aplicativo de mensageria vai ganhar uma carga extra de segurança — além da verificação de duas etapas — para dificultar o roubo da conta, cada vez mais comum.

A informação foi divulgada pelo site WABetaInfo. Conforme divulgado, funcionaria assim: quando um usuário — seja você ou não — tentar fazer um login em outro aparelho, receberia uma mensagem de alerta no smartphone convencional perguntando se você estaria de acordo.

Além disso, informaria dados do dispositivo usado para a tentativa de login, e o horário.

O possível novo recurso do WhatsApp mostra a importância das empresas — pequeno, médio e grande porte — em buscar novas alternativas que ofereçam segurança para os clientes. Afinal, a Agenda EGS chega para mostrar isso. Quanto mais segurança, mais bem vista a empresa, mais fidelização por parte dos clientes.

Segurança impacta negócios

Temas como a segurança já estão causam impacto em MILHÕES DE NEGÓCIOS no mundo inteiro. Mas as empresas mais preparadas, conseguem transformar tudo isso em VANTAGEM COMPETITIVA, porque se prepararam antes.

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 07/03/2023