ConexãoIn

Perigo. Foguete chinês está descontrolado e deve cair na Terra nesse sábado

O foguete chinês “Long March 5B”, que levou o primeiro módulo da estação espacial do país asiático, está sem nenhum controle e deve cair na Terra neste final de semana.

O Departamento de Defesa (DoD, na sigla em inglês) dos Estados Unidos monitora o objeto., pois o local da caída do foguete é na costa oeste dos Estados Unidos, no Oceano Pacífico, neste sábado, 8.  O Departamento de Defesa (DoD, na sigla em inglês) dos Estados Unidos monitora o objeto.

Os destroços do foguete fazem parte do primeiro estágio, que tem por volta de 30 metros de comprimento e quase 200 toneladas.

Apesar de saber que o foguete está caindo descontroladamente, ainda não há informações sobre o local exato da queda. O site especializado Aerospace apontou que os detritos poderão voltar para a Terra no sábado (8), na região oeste dos Estados Unidos.

Já os dados levantados pelo Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad) e fornecidos pelo site “Space-Track.org”, indicam que o foguete poderá cair no domingo,9.

O astrofísico italiano Gianluca Masi, um dos líderes do projeto Telescópio Virtual, conseguiu tirar a primeira foto do “Long March 5B”. A imagem foi obtida graças a um dos telescópios robóticos instalados em Ceccano, na província de Frosinone.

“O instrumento apontou o foguete e o perseguiu entre as estrelas, enquanto se movia com muita rapidez. É um entulho gigante, mas é improvável que cause graves danos”, declarou Masi.

Marcelo Zurita, diretor técnico da Bramon, a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, lembra que “uma grande parte do material do foguete é completamente vaporizado na reentrada. Geralmente, sobram apenas os tanques de combustível, que recebem uma proteção térmica”.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, informou nesta sexta-feira, 7, que as chances dos destroços do foguete causarem algum grave dano na Terra são “extremamente baixas”.

O “Long March 5B”, que continha o módulo central “Tianhe”, foi lançado de Wenchang, na província de Hainan, no dia 29 de abril.

A estrutura levada pelo foguete será o centro de controle da Estação Espacial Chinesa, prevista para entrar em funcionamento em 2022.  

Mesmo com uma chance pequena, os destroços do Longa Marcha 5B podem causar estrago. Mas de acordo com o Global Times, pertencente ao Diário do Povo, jornal oficial do Partido Comunista Chinês, os relatos de que o foguete está “fora de controle” e pode causar danos são exagero dos estrangeiros.

Ao Global Times, o especialista aeroespacial Song Zhongping afirmou que a China monitora o pedaço de foguete. Ele também destacou que o combustível utilizado pelo Longa Marcha 5B é ecológico e não vai poluir o oceano. “É mais uma campanha da chamada ‘ameaça espacial da China’ adotada por forças ocidentais”, concluiu.

A última vez que um objeto de grande porte fez uma reentrada em nossa atmosfera foi em 2018, quando a primeira estação espacial chinesa, Tiangong-1, caiu ao sul do Oceano Pacífico. Ainda assim, ela é pequena comparada ao primeiro estágio do Longa Marcha 5B, com apenas 10 metros de comprimento e 3,3 metros de largura.

 

#conexaoin99

#conectadocomanoticia 

 
 
POR: Rita Moraes
Publicado em 07/05/2021