ConexãoIn

Ciclovia Eurovelo vai cortar a Europa do Atlântico ao Mar Negro

A Federação Europeia de Ciclistas – ECF, entidade que promove o turismo no continente europeu de bicicleta anunciou para daqui a seis anos a inauguração de uma ciclovia de 70 mil quilômetros de extensão, do Oceano Atlântico ao Mar Negro. 

Batizada de Eurovelo, a ciclovia vai ter 14 grandes rotas de bicicleta (a maior delas com 10 mil quilômetros de extensão) e passar por 43 países europeus. A ideia é estimular o hábito de pedalar, tanto naqueles que vão para a Europa fazer turismo,  quanto nos que vivem por lá e podem usar a magrela nos deslocamentos diários. Alguns trechos a na Hungria já estão prontos.

A mega construção será concluida até 2020 e ligará 43 países, em 14 diferentes rotas. A “Erovelo” é certeza do sucesso entre os cicloturistas que planejam conhecer a Europa de bicicleta, sem pressa, de forma econômica, curtindo a natureza das cidades européias, de forma sustentável.

As 14 rotas iniciais da EuroVelo foram batizadas com nomes referenciando as paisagens e histórias do roteiro. A “Cortina de Ferro” é a maior rota da megaciclovia. Remete a Guerra Fria e é o nome da Rota 14, com mais de 10.400 quilômetros interligando 20 países, dentre eles Turquia, Alemanha, Noruega, Rússia e Bulgária.

O projeto não é apenas para quem quer viajar pela Europa de bicicleta, mas também para as populações locais que também irão se beneficiar no deslocamento do dia a dia entre as cidades mais próximas. Qualidade de vida em clima europeu. 

Acesse o site da ECF, https://ecf.com, e começe a planeja sua próxima aventura de bike. Além de mapa interativo que mostra todas as rotas da Eurovelo, é possível ver quais pontos turísticos os ciclistas encontrarão entre uma pedalada e outra.

POR: Rita Moraes
Publicado em 06/03/2018