ConexãoIn


Anuga Select Brazil 2024 começa hoje em São Paulo

 

A ANUGA Select Brazil – Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas, começa hoje e segue até quinta-feira (11/04), no Distrito Anhembi, em São Paulo. Em sua 5ª edição, a mostra reúne lançamentos, novidades e inovação de setores que movimentam a economia no país. São esperadas mais de 500 marcas expositoras, vindas de 25 países, o que representa um aumento de 30% em relação à última edição, e que ocuparão uma área de 12 mil m2. Este ano a feira traz ainda mais conteúdo, networking e inovação, com seis auditórios e mais de 125 horas de conteúdo apresentado por especialistas do setor. A expectativa da organização é ultrapassar a marca dos 16 mil visitantes ao longo dos três dias de evento.

 

O diretor geral da Koelnmesse Brasil, Beni Piatetzky, destaca que com a entrada da marca mundial “Anuga Brazil” (substituindo o anterior ANUFOOD Brazi) a Feira ganha ainda mais força no comércio entre quase 130 países onde a empresa possui representantes ou subsidiária. “Esta edição da Anuga tem um peso muito especial para a Koelnmesse no Brasil e no mundo, pois a empresa está comemorando 100 anos de existência. Estamos falando de uma plataforma de muita relevância, pois possibilita que empresas de diferentes locais do Brasil e do exterior se encontrem para fazer networking, se atualizem sobre o mercado, participem de experiências com especialistas e encontrem soluções para os seus negócios”, ressalta Piatetzky.

O grande diferencial da ANUGA Brazil é ser uma plataforma completa para o setor, por meio da sua diversidade de atrações, produtos nacionais e importados diferenciados em diversas categorias – orgânicos, halal, plant-based, vegetarianos, gourmet, além de lançamentos e experiências na feira que apresentam oportunidades de crescimento para o operador de food service e o varejista alimentar.

Para a gerente da Anuga Brazil, Polliana Claudino, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo, o que possibilita garantir que o setor continue em evidência e em crescimento. “O setor tem passado por um processo de modernização e diversificação, com o surgimento de novas tendências, como alimentos orgânicos, funcionais e plant-based e a Anuga Brazil está acompanhando tudo isso para um crescimento orgânico a cada edição”, afirmou.

Um dos pontos altos da Anuga Brazil é o seu ambiente especialmente preparado para apresentar e reunir potenciais oportunidades de negócios. Daí a importância da Mega Rodada de Negócios, conjunto de três atividades em apenas uma: a primeira com os ‘hosted buyers’, a segunda trazida pela Apex-Brasil, com compradores internacionais, e a terceira pela FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), fazendo conexões com as principais redes hoteleiras do Brasil.

Da mesma forma, o Programa VIP Premium de Compradores, a Feira traz um canal de comunicação para estreitar o relacionamento com os compradores mais importantes dos diversos canais do setor de alimentos e bebidas, por meio de um programa exclusivo de fidelidade, além de recepção e serviços diferenciados. Esse programa é realizado em parceria com a DDML, agência especializada em qualificação de compradores para feiras de negócios.

Segundo levantamento da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), o faturamento da indústria de alimentos em 2023 foi de R$ 1,161 trilhão, 7,2% acima do apurado no ano anterior (em termos nominais), acompanhando o crescimento das vendas para o varejo e o food service, e das exportações.

Também é o setor que mais emprega no Brasil. O balanço anual da Associação  revela que o setor abriu 70 mil novos postos de trabalho diretos e formais, representando 67% do total gerado na indústria de transformação. Juntamente com os 280 mil postos indiretos, chega-se a 350 mil novos trabalhadores ao longo da cadeia produtiva. O número de trabalhadores diretos atingiu 1,97 milhão, registrando um crescimento de 3,7% em relação a 2022.

Conteúdos, negócios e experiências

Entre as atrações da Anuga Select Brazil destacam-se os seguintes eventos de conteúdo:

  • 2º Workshop Açougue de Primeira– evento realizado pela Expo Supermercados, ideal para Proprietários, Gestores, Açougueiros e Especialistas em Carnes que buscam transformar seus negócios agora;
  • 3º Congresso Nacional para Supermercados de Bairro– com a participação principais líderes, supermercadistas e empreendedores no Congresso Nacional de Supermercados de Bairro;
  • Anuga Cast– podcast realizado em colaboração exclusiva com a Rede Food Service, com entrevistas, conteúdo enriquecedor e as perspectivas de renomados palestrantes;
  • Anuga StartUp Zone by Mango Ventures– ponto de encontro, conteúdo e networking para a comunidade de startups do setor de A&B com Hackathon fomentado pela Mango Ventures;
  • Congresso ABIR com painel de Inovação– discussões e debates sobre a inovação do setor de bebidas não alcoólicas, organizado pela ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas);
  • V Encontro ABRASEL – ESBRE: Saberes para Bares e Restaurantes– organizado pela Abrasel SP e Bares SP com debates e discussões com os especialistas do setor de bares e restaurantes;
  • Workshop “APEX by PEIEX”– programa que oferece um ambiente de aprendizado com conteúdo exclusivo, proporcionando experiência para impulsionar a presença global de marcas exportadoras.

Para a realização de negócios, a Feira prepara as seguintes atrações:

  • Anuga Partner State– exposição de produtos de Rondônia, estado parceiro da Feira, que trará produtos para evidenciar as marcas de produtores do estado;
  • Supermercado Modelo– realizado pela Expo Supermercados, o supermercado modelo será montado num espaço de 182 m2 com os principais fornecedores que atendem este setor;
  • Halal Zone– pavilhão exclusivo dedicado a produtos de alimentos e bebidas certificados Halal, em parceria com a certificadora Fambras Halal;
  • Coquetel de Networking Expositores e Compradores– momento ao final do dia do evento para troca de ideias e negócios;
  • Espaço Descobertas– espaço com mentoria da Local.e, onde 52 marcas de alimentos e bebidas mostram as tendências e lançamentos dentro de um pavilhão de 324 m²;
  • Espaço Food Trends– pavilhão de 108 m² com 16 empresas brasileiras com produtos inovadores, diferenciados e disruptivos em diversas categorias;
  • Expo Azeite– em sua 14° edição, a feira se aloca adjunto a Anuga Brazil, trazendo ainda mais visibilidade e negócios para o setor, com conteúdo e aulas show;
  • My First Anuga– incentivo a empresas de pequeno porte do setor a participar pela primeira vez em uma feira de negócios do setor de A&B;
  • Pavilhão ApexBrasil– com 189 m², a ApexBrasil apresentará 40 marcas nacionais inovadoras, revelando lançamentos e novidades;
  • Pavilhão Atmosfera Orgânica– organizado pela Organis, reunirá indústrias nacionais e internacionais com produtos orgânicos;
  • Pavilhão EMBRAPA– uma imersão em inovação, sustentabilidade, tecnologia e melhores práticas no setor proporcionado pelo conteúdo organizado pela EMBRAPA;
  • Pavilhão Vegan Experience by SVB– exposições, conteúdo e aulas show com produtos que possuem “Certificado Produto Vegano SVB”;
  • Pavilhões Internacionais– mundo da culinária internacional em pavilhões de mais de 25 países;
  • Programa ‘We Take Care’– com o suporte da Fulstanding, os expositores internacionais terão uma experiência mais produtiva para a geração de negócios na feira;
  • Show Room Sindal de Equipamentos e Tecnologia– são 225 m² de inovação, um marco tecnológico no setor de food service, com soluções sustentáveis, inteligentes e personalizadas;
  • SESCMesa Brasil– Parceria Social em prol da mobilização do combate ao desperdício de alimentos e segurança alimentar no Brasil;
  • Oficina da Pizza– organizada em parceria com o Instituto ConPizza, os maiores especialistas em pizza do país farão apresentações durante todos os dias da feira, promovendo também o 2° Campeonato de Pizzaiolo que levará o vencedor para Las Vegas;
  • Koelnmesse 100 anos– comemoração dos 100 anos da principal promotora de eventos na Alemanha;
  • Prêmio Anuga Brazil 2024– serão 3 categorias de premiação para os stands na feira – Sustentável, Inovador e Interativo. Quem vota é o visitante e a premiação ocorrerá no último dia de feiras no Prime Club.

Parceiros Estratégicos: ABIA, ABIR, ABRASEL, APEX-BRASIL, EMBRAPA e EXPO SUPERMERCADOS.

Sobre a Anuga Select Brazil – É organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria estratégica com diversas entidades do setor de Alimentos e Bebidas, que fomentam a vinda de compradores nacionais e internacionais ao evento, sendo uma oportunidade de todos se encontrarem em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 9 a 11 de abril de 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Sobre a Koelnmesse – Global Competence in Food and FoodTecA Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.

Mais informações: https://anuga-brazil.com.br/

POR: Rita Moraes
Publicado em 10/04/2024