Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Cientistas lançam painel global com mais de 400 pesquisadores para acelerar saída dos combustíveis fósseis
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Em Foco

Cientistas lançam painel global com mais de 400 pesquisadores para acelerar saída dos combustíveis fósseis

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 27 de abril de 2026
Compartilhar
Compartilhar
O painel nasce como resposta direta a uma demanda formulada na COP30, em Belém, onde o presidente do país anfitrião da conferência, Luiz Inácio Lula da Silva, convocou as nações a construir um mapa do caminho para acelerar a saída dos fósseis. A iniciativa foi direcionada a Johan Rockström, do Instituto Potsdam para Pesquisa de Impacto Climático, e a Carlos Nobre, da Universidade de São Paulo e membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), e conta com apoio oficial da Presidência brasileira da COP30 e dos governos da Colômbia e da Holanda.
Entre os três presidentes do SPGET está Gilberto de Martino Jannuzzi, professor de sistemas de energia da Unicamp. Para ele, o desafio não é a falta de ciência, mas o acesso a ela, especialmente para quem mais vai sentir as consequências. “O Sul Global é onde os grandes desafios vão ser enfrentados, onde o clima vai colocar desafios muito grandes para populações que historicamente foram as que menos contribuíram para esse problema”, afirmou. Jannuzzi também destacou a importância de levar o conhecimento científico para além das universidades: “Nós temos um desafio gigante e a ciência tem algumas opções para oferecer, mas precisamos melhorar a comunicação científica, especialmente para os tomadores de decisão e para a sociedade no geral.”

Um dos dois secretariados do SPGET está sediado na USP. O climatologista Carlos Nobre ressaltou a urgência do momento: “A transição está acelerando, mas o painel científico vai mostrar a importância de acelerar ao máximo, zerar os combustíveis fósseis rapidamente, vai apresentar todas as vantagens de fazer isso, como buscar um novo sistema econômico e político.”

Para Johan Rockström, o painel tem também um papel diplomático. “A razão pela qual este painel é tão importante é dupla: de um lado, trata-se de uma transição complexa que envolve economia, meio ambiente, equidade e elementos fundamentais de justiça. De outro, vejo a ciência desempenhando um papel de ponte entre os países que querem avançar mais rápido na transição e aqueles que ainda duvidam. É uma forma de integrar gradualmente a todos.”
A ministra colombiana do Meio Ambiente, Irene Vélez Torres, destacou o caráter inédito da iniciativa: “Este painel não só repara uma dívida histórica, sendo o primeiro organismo dedicado, enfim, à superação dos combustíveis fósseis na matriz energética, como também nos fala de outro tipo de desafios: quais são as limitações sociais e econômicas para fazer essa transformação o mais rápido possível. Este painel é o primeiro em seu tipo, desenhado para organizar, nos próximos cinco anos, a evidência científica que permita a cidades, regiões, países e coalizões dar esse grande salto.”
Transição justa
O reitor da Universidade de Magdalena, Pablo Vera Salazar, alertou que a mudança energética não pode repetir os erros da exploração fóssil sobre as comunidades locais. “Nós sofremos o que foi a exploração de carvão quando fecharam La Guajira e milhares de famílias ficaram sem os empregos que geravam essa companhia e ainda com os impactos ambientais que deixaram as minas de carvão a céu aberto. Essa transição não pode fazer o mesmo e apenas deixar de explorar nossas terras, nossa riqueza mineral, para agora explorar nossos ventos, nosso sol, montar grandes parques solares e eólicos no meio das comunidades que estão nessa região e elas continuem sem energia, sem água e continuem vivendo na mesma condição de pobreza que estavam antes.”
Para ele, o diálogo entre Norte e Sul precisa ser simétrico: “Os custos negativos do uso da energia fóssil que se tirava dessa terra e que alimentava o modelo produtivo do mundo têm que ser repensados, para que o negativo não fique no Sul e os benefícios no Norte. Isso implica fortalecer a capacidade científica e tecnológica dos territórios, que a ciência se fale e se publique também em espanhol, em quechua e não somente em inglês, e que tenhamos um modelo de governança global muito mais justo.”
O contexto que torna o lançamento ainda mais urgente é a persistente volatilidade dos preços globais do petróleo, que expõe os riscos de segurança, econômicos e ambientais da alta dependência dos fósseis. O painel tem mandato para sintetizar o conhecimento existente e gerar novos dados sobre marcos anuais de alta ambição para a transição energética, além de mapear as melhores combinações de políticas, arranjos financeiros e soluções tecnológicas para descarbonizar o sistema energético global. Seus resultados deverão alimentar as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) dos países e os debates multilaterais sob a UNFCCC.

Esta reportagem foi produzida por Climax e Midia Ninja, por meio de uma parceria de cobertura da 1 Conferência Internacional sobre Transição para Longe dos Combustíveis Fósseis, e publicado com edições por [nome do veiculo que publica]. A reportagem original está disponível em: https://midianinja.org/cientistas-lancam-painel-global-com-mais-de-400-pesquisadores-para-acelerar-saida-dos-combustiveis-fosseis/

 

 

Você Pode Gostar

Ingrediente best seller que se tornou ícone de Nativa SPA ganha versão mais marcante com lançamento de Ameixa Intensa
Corte recebe denúncia contra dez acusados de homofobia contra militar da Aeronáutica
Bombril amplia apoio a causas sociais por todo o país
Corregedoria Nacional do MP apresenta novo sistema que aperfeiçoa a fiscalização das folhas de pagamento do Ministério Público brasileiro, o Sicor
Projeto Por Elas reúne serviços de atendimento a mulheres em Salvador
Últimas notícias da Semana
Deu o que falar...

Plenária Nacional – Campanha “Por um Brasil sem Compra de Votos” Sexta-feira, 11/09, online

Rita Moraes
Rita Moraes
10 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Em Foco

23ª Parada do Orgulho LGBT+ Bahia será realizada em Salvador na véspera do feriado da Independência

21 de agosto de 2026
Em Foco

Edital de incubação da Incubadora da Unicamp abre inscrições

18 de agosto de 2026
Giro Pelo InteriorEm Foco

Vivo abre mais de 350 vagas para o Programa Jovem Aprendiz

18 de agosto de 2026
Em Foco

LE LIS e LE LIS CASA apresentam coleção Japão

13 de agosto de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Plenária Nacional – Campanha “Por um Brasil sem Compra de Votos” Sexta-feira, 11/09, online
Cerâmica molda novos objetos para a casa
adidas lança Adizero Dropset Pro, focado no treinamento híbrido, com experiências em São Paulo
Governo Federal anuncia a demarcação de 668 mil hectares para Unidades de Conservação na Amazônia

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites