Curitiba apresenta sistema inovador ne recebe prêmio no Connected Smart Cities
O lançamento ocorreu durante a 9ª edição do evento nacional Connected Smart Cities & Mobilitys, evento que elege Florianópolis (1o) e Curitiba (2a) como as cidades mais conectadas e inteligentes do Brasil.
Uma solução integrada que utiliza inteligência artificial para minerar dados obtidos por sistemas de monitoramento veículos em velocidade em vias e rodovias acaba de ser apresentada, em São Paulo, nesta segunda-feira (04), na 9ª edição do Evento Connected Smart Cities & Mobility (CSCM).
O lançamento é a solução Falcon VS, plataforma que auxilia a subsidiar o poder público na tomada de decisões assertivas, foi realizada pela fabricante de equipamentos em mobilidade Velsis, de Curitiba.
A capital paranaense foi uma das 11 cidades brasileiras que recebeu o selo ouro, nesta terça-feira (05), na 2a edição do Selo Connected Smart Cities (CSC) 2023, ferramenta que incentiva o desenvolvimento e reconhecimento de boas práticas em cidades inteligentes no Brasil. Entre as premiadas no topo do ranking – ao lado de Curitiba – estão Florianópolis e São Paulo.
Inovação
O novo Falcon VS oferece o cercamento eletrônico de regiões, – apresentado durante o evento – reúne dados de câmeras de segurança, de radares de trânsito, processa placas de veículos registradas e dispara alertas ao detectar
situações críticas, como passagem de veículos roubados, sonegação fiscal e excesso de peso.
O sistema também permite a filtragem avançada da base de dados, rotinas periódicas de investigação e detecção de quadrilhas por análise de correlações de passagens. Outro fator relevante é conseguir antever ocorrências como acidentes de trânsito – utilizando algoritmos e modelos de inteligência artificial – que apontam eventos com alta probabilidade de ocorrência.
“Os alertas são configurados de acordo com a necessidade do cliente, suportando inclusive combinações de condições que envolvem data, hora, classe veicular, etc.”, completa Guilherme.
Repercussão
Os participantes do Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM) – entre eles secretários municipais e estaduais de trânsito e de urbanismo, técnicos, empresários e especialistas em mobilidade urbana elogiaram o novo sistema.
O CEO da Juganu Brasil, empresa que atua no ramo de fabricação de iluminação pública, Bruno Gemus, se disse impressionado com a proposta do cercamento eletrônico.”O sistema permite ao município atuar de forma preventiva, com o aprimoramento da segurança e refletindo em benefícios para a população “, avaliou Bruno.
O secretário municipal de trânsito de Sant’Ana de Paranaíba, Anderson Albuquerque, reforçou a importância da tecnologia para as cidades. “É um modelo interessante para a segurança pública municipal, tendo em vista que possibilita atuação em conjunto de forma mais assertiva e eficiente”, enfatizou Albuquerque.
Para Carlos Marques Dunga Junior, superintendente de Trânsito e Transportes Públicos da Prefeitura de Campina Grande, na Paraíba, a solução da Velsis traz segurança viária para a cidade, em todo o seu percurso, desvendando tudo o que tem no trânsito. “Hoje o nosso cinturão eletrônico protege comerciantes e moradores. Está sendo um avanço para a nossa cidade e para quem nos visita”, completa.
O representante da prefeitura municipal de Lagoa Santa em Minas Gerais, Breno Souza, lembrou que, hoje, o que os municípios mais precisam é de integração em ações fiscais e de segurança. “Esta é uma solução prática que ajuda o município a ter um maior controle da gestão pública”, reforçou.
Sobre a Velsis – A VELSIS é uma empresa que, desde 2005, oferece soluções inovadoras com alta tecnologia para mobilidade urbana e viária. Os sistemas da Velsis geram dados que permitem, por exemplo, fazer a gestão de vias de forma inteligente, aumentando a segurança, otimizando o tempo de deslocamento dos usuários e propiciando benefício a toda a sociedade.
Saiba mais : Link
Deixe um comentário