Salvador está entre as 10 cidades que mais crescem em franquias no País
O setor de franquias apresentou recuperação no 1º semestre deste ano, mantendo assim sua trajetória de crescimento com patamares similares ao do período pré-pandemia. É o que indica a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising.
Segundo o estudo da entidade, em todo o País, o franchising cresceu 12,9% em faturamento nos primeiros seis meses deste ano frente a igual período de 2021, e manteve sua resiliência frente um cenário com inflação mais elevada e incertezas macroeconômicas. Segundo a pesquisa, a receita passou de R$ 81.021 bilhões para R$ 91.432 bilhões nesse período. Quando observado o crescimento em relação ao primeiro semestre de 2020 – marcado pelo início da pandemia – o índice chega a 32%.
O levantamento da ABF também destacou dados sobre as 30 cidades do Brasil com maior variação em número de unidades nos dois semestres analisados, demonstrando que as redes de franquias seguem avançando mais para regiões fora do eixo Rio-São Paulo, para outras capitais e cidades menores.
Salvador tem grande destaque entre as nove capitais do Nordeste, pois é a maior em número de franquias da região, sendo a 8ª cidade que mais se expandiu em número de operações dentre as 30 maiores do País com um acréscimo de 25,3%, com mais de 2.672 pontos de atuação das franquias. O Estado da Bahia é o maior em número de unidades do nordeste com 7.044 pontos de venda.
Por esses numeros tão positivos, algumas redes acreditam no desenvolvimento do maior do Franchising no Estado e apresentam suas oportunidades de negócio na Feira da Franquia que acontece entre os dias 17 a 19 de novembro no Bela Vista Shopping em Salvador, confira:
Casa do Construtor
Segundo estudos da maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia da América Latina, o Nordeste tem potencial para abrigar mais de 1,1 mil unidades, o que representa um investimento de, no mínimo, R$ 500 milhões dependendo do modelo. Para aumentar a capilaridade e ampliar o público-alvo, foi desenhado um modelo de negócios especialmente para cidades de menor porte, de até 40 mil habitantes. Com investimento de cerca de R$ 300 mil, o + Rental é uma unidade localizada em depósitos e lojas de materiais de construção que funciona na modalidade store in store.
Neste contexto, o destaque vai para o estado da Bahia, com previsão de 321 oportunidades, sendo 50 unidades no modelo tradicional e 271 na versão ‘store in store’, R$ 138 milhões. Atualmente com mais de 580 unidades – sendo quatro no Paraguai e uma prestes a ser aberta no Uruguai –, apenas no primeiro semestre de 2022, a empresa faturou R$ 319,6 milhões, 45,6% a mais do que no mesmo período de 2021. Até o fim do ano, as projeções de faturamento são de R$ 750 milhões. Para atrair investidores, a Casa do Construtor aposta em alguns argumentos. O primeiro deles é que o segmento da construção civil, sobretudo aquele ligado a pequenas reformas e reparos é resiliente, o que influencia significativamente nos números apresentados pela rede.
iGUi
Quando o assunto é piscina, as marcas da Rede iGUi – iGUi, Splash, UNLIMITED e TRATABEM – são referência no segmento. E os visitantes da Feira da Franquia poderão conhecer todos os modelos de negócio da maior fabricante e comercializadora do mundo de piscinas em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV). O destaque escolhido pela Rede para esta edição ficará a cargo da TRATABEM, que está com condições especiais. A marca criada em 2012 é mais um reflexo do pioneirismo da Rede, já que é a única do mercado especializada no tratamento, manutenção, assistência técnica e venda de produtos para todos os tipos de piscinas.
O Nordeste é uma das regiões brasileiras em que mais se vendem piscinas, o que demonstra o potencial de crescimento da TRATABEM. Para isso, a marca busca empreendedores que queiram montar equipes e profissionalizar a figura do cuidador de piscinas. Nesta edição da Feira serão apresentadas as vantagens deste modelo de negócio, que vão desde um relativo baixo investimento, passando pelos lucros que variam entre 40 e 60% e prazo médio de retorno entre 12 e 18 meses. Especialmente para o Nordeste, há um desconto de R$ 19 mil e o valor inicial de investimento será de R$ 49 mil. Além disso, há os modelos de lojas físicas, contêineres e home office. Este último é indicado para o início das operações, para que depois haja uma migração para o ponto físico fixo.
Oral Sin
A maior rede de franquias de implantes dentários do País – apresentou no 1º semestre deste ano um crescimento de 46%, faturando R$456 milhões. Somente na Bahia faturou cerca de R$3 milhões no período.
Com mais demanda, a rede Oral Sin expandiu e chegou a 481 unidades em todo o país. Em busca mais franqueados em todo o Nordeste, a Bahia é uma excelente porta de entrada. A rede vem a Feira das Franquias apresentando aos participantes seus quatro modelos de negócios com tecnologia de ponta e um atendimento odontológico humanizado, reconhecido e condecorado pelo 4º ano com o Selo de Excelência da ABF.
Até o fim de 2022, a rede pretende chegar a 730 unidades em todo o Brasil, com o crescimento orgânico em de 50% em faturamento, superando pela primeira vez a marca de R$1 bilhão de faturamento. Para isso, a rede Oral Sin planeja investir mais de R$ 150 milhões.
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