Representantes da Cultura no Brasil se reúnem durante o 3º Congresso Brasileiro da Cultura no Rio
Será realizado entre os dias 24, 25 e 26 de agosto (quinta-feira, sexta-feira e sábado), o 3º Congresso Brasileiro da Cultura, que vai discutir as perspectivas em torno da integração do setor, que movimenta artistas, produtores e representantes do poder público nas esferas municipal, estadual e federal, pensando o futuro da cadeia produtiva da cultura no país. A programação será realizada no Museu de Arte do Rio (MAR), localizado na Praça Mauá, no Centro. Com o tema “A CULTURA COMO VETOR ECONÔMICO, EMPREGO E RENDA”, a programação tem entrada gratuita mediante retirada de ingressos e as últimas vagas estão disponibilizadas no Sympla. O evento possui incentivo do Centro Universitário IBMR por meio da Lei do ISS do Rio de Janeiro.
Dentre os nomes confirmados para os painéis de debate e reflexões sobre o assunto estão a Diretora de Música da Funarte, Eulícia Esteves, o Coordenador de Relações Institucionais da Secretaria Municipal de Cultura do Rio, Douglas Resende, o Diretor de Investimentos Internacionais e representante da RioFilme, Maurício Hirata, além do Coordenador do Escritório Estadual do Ministério da Cultura no Rio, Edu Nascimento, a Diretora Executiva do MAR, Sandra Sérgio, a Reitora da UVA, Maria Beatriz Balena Duarte, a Coordenadora do Núcleo de Apoio à Produção Cultural (NAPROCULT) da UFRJ, Marize Figueira e representantes de outras localidades como Thayse Christo, Conselheira Estadual de Cultura do Paraná e Júlia Sobreira, Secretária Municipal de Turismo e Cultura de São Gonçalo.
Mais de 10 bilhões de reais. Este é o orçamento do Ministério da Cultura para o ano de 2023, um recorde. Este investimento, somado ao das secretarias estaduais e municipais, além dos recursos empregados pela esfera privada, revelam como a cultura é um setor de suma importância para o país, que além de símbolo de nossa identidade, gera emprego e renda, e mais que isso: pode (e deve) ser encarada como uma ferramenta de ascensão social e econômica.
Segundo dados do Observatório Itaú Cultural, a economia da cultura e as indústrias criativas do Brasil movimentaram 230,14 bilhões de reais em 2020, o equivalente a 3,11% do Produto Interno Bruto Brasileiro (superando números, inclusive, da indústria automobilística). Por sua vez, o Sistema de Informações e Indicadores Culturais (SIIC) 2009-2020, afirma que o setor cultural brasileiro emprega cerca de 5 milhões de pessoas. Esta pesquisa, organizada pelo IBGE, ainda demonstra que o grau médio de escolaridade dos profissionais da cultura é maior que o observado entre os trabalhadores em geral (30,9% possuem nível superior, contra 22,6% da média geral), porém, isto não se traduz em melhores condições de serviço ou em remunerações adequadas, já que a média salarial dos fazedores da cultura era de apenas R$ 2.478,00 em 2020, um setor em que boa parte dos seus artífices trabalham na informalidade. Estes números servem para fomentar uma discussão sobre como a riqueza produzida pela cultura pode ser melhor distribuída em sua cadeia produtiva.
Diante deste enorme desafio, o 3º Congresso Brasileiro da Cultura se propõe a intermediar as oportunidades de investimento e os projetos em fase de captação, estabelecendo uma rede entre os fazedores de cultura e os representantes das empresas e órgãos governamentais incentivadores, que terão a oportunidade de apresentar seus editais (de fomento direto e indireto), sanarem as dúvidas dos interessados e oferecerem todo o suporte necessário.
Serão três dias de intensas atividades, que vão desde o estímulo à formação de novos produtores culturais (através de workshops e oficinas) ao debate franco entre artistas, incentivadores e representantes do poder público, que poderão também conhecer, em uma feira expositora, os projetos culturais aprovados para captação de recursos e seus propensos patrocinadores. Além disso, intervenções artísticas, apresentações musicais, esquetes, batalhas de slam e um campeonato de passinho completam a programação.
“A força da cultura como vetor econômico é inegável, mas pra isso devemos trabalhar juntos, numa integração a nível nacional, que defenda o setor e a cultura brasileira como identidade do nosso povo e da nossa nação, valorizando toda a riqueza e diversidade dessas expressões, que fazem do Brasil uma das mais ricas culturas do planeta”, aponta José Carlos Vieira Jr, diretor presidente do Congresso.
O diretor do Centro Universitário IBMR, Vinícius Costa, enfatizou a relevância do Congresso para a comunidade acadêmica e cultural. “Estamos muito entusiasmados em patrocinar o 3º Congresso Brasileiro de Cultura. Acreditamos que a educação desempenha um papel fundamental nesse contexto, ao capacitar indivíduos com habilidades e conhecimentos necessários para contribuir ativamente no desenvolvimento cultural e socioeconômico de suas comunidades. E que eventos como esse são essenciais para fortalecer a valorização da cultura brasileira e promover o intercâmbio de conhecimento entre diferentes áreas do saber “, diz.
Vão compor os debates, workshops e oficinas do evento uma série de profissionais gabaritados que vão destrinchar temas atuais que visam a capacitação dos produtores culturais, o networking entre players do mercado e o estímulo à geração de renda no setor.
SERVIÇO
3º Congresso Brasileiro da Cultura
24, 25 e 26 de agosto (quinta, sexta e sábado)
Museu de Arte do Rio (MAR)
Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Inscrições gratuitas e limitadas.
ENDEREÇOS ELETRÔNICOS
Sympla
Site
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PROGRAMAÇÃO
DIA 24 – QUINTA-FEIRA
11h00 às 18h00 – Credenciamento
11h00 às 18h00 – Feira Literária no Pilotis
13h30 às 14h00 – Welcome Coffee
18h00 às 20h00 – Happy Hour
Auditório:
14h00 às 15h00 – Abertura Oficial
15h00 às 15h30 – Fala do Ministério da Cultura
15h30 às 16h30 – Palestra Magna
16h30 às 18h00 – Debate: A Cultura como vetor econômico, emprego e renda
Sala Multiuso:
11h30 às 13h30 – Workshop 1: Fundamentos essenciais para pensar um projeto cultural (Inclui Coffee Break das 12:30 às 12:45)
14h00 às 14h45 – Workshop 2: Integrando o ESG nos projetos culturais
15h00 às 15h45 – Workshop 3: Responsabilidade social e democratização do acesso à Cultura
16h00 às 16h45 – Workshop 4: Inclusão e representatividade, construindo projetos para todes
17h00 às 17h45 – Workshop 5: Diálogos Culturais: Promovendo a Interculturalidade em Projetos
DIA 25 – SEXTA-FEIRA
11h00 às 18h00 – Credenciamento
11h30 às 18h00 – Espaço Feira
13h30 às 14h30 – Intervalo do almoço
15h30 às 16h00 – Coffee Break
18h00 às 20h00 – Happy Hour
Auditório:
11h30 às 12h30 – Workshop 6: Lei de fomento direto: Paulo Gustavo
12h30 às 13h30 – Workshop 7: Lei de fomento direto: Aldir Blanck 2
14h30 às 15h30 – Workshop 8: Leis municipais de fomento indireto: ISS/IPTU
16h00 às 17h00 – Workshop 9: Lei estadual de incentivo indireto: ICMS
17h00 às 18h00 – Workshop 10: Lei federal de incentivo indireto: Rouanet
Sala Multiuso:
11h30 às 12h30 – Por dentro dos editais das empresas (editais 1 e 2)
12h30 às 13h30 – Por dentro dos editais das empresas (editais 3 e 4)
14h30 às 15h30 – Por dentro dos editais das empresas (editais 5 e 6)
16h00 às 17h00 – Por dentro dos editais das empresas (editais 7 e 8)
17h00 às 18h00 – Por dentro dos editais das empresas (editais 9 e 10)
Pilotis:
11h00 às 18h00 – Oficinas e intervenções artísticas
DIA 26 – SÁBADO
11h00 às 18h00 – Credenciamento
11h30 às 18h00 – Espaço Feira
13h30 às 14h30 – Intervalo do almoço
15h30 às 16h00 – Coffee Break
18h00 às 20h00 – Happy Hour
Auditório:
11h30 às 12h30 – Oficina de Elaboração de Projetos Culturais
12h30 às 13h30 – Oficina de Captação de Recursos
14h30 às 18h00 – Apresentações culturais e distribuição de prêmios
Serão apresentadas diversas manifestações culturais, tais como esquetes, números de dança, de música, stand up e demais expressões artísticas. Um júri vai definir as três melhores apresentações, que receberão prêmios
Sala Multiuso:
11h30 às 12h30 – Espaço Universidade e Carreira – os cursos de formação da cadeia produtiva da cultura (1 e 2)
12h30 às 13h30 – Espaço Universidade e Carreira – os cursos de formação da cadeia produtiva da cultura (3 e 4)
14h30 às 15h30 – Espaço Universidade e Carreira – os cursos de formação da cadeia produtiva da cultura (5 e 6)
16h00 às 17h00 – Espaço Universidade e Carreira – os cursos de formação da cadeia produtiva da cultura (7 e 8)
17h00 às 18h00 – Por Espaço Universidade e Carreira – os cursos de formação da cadeia produtiva da cultura (9 e 10)
Pilotis:
11h30 às 13h30 – Diversifest – Oficinas e intervenções
14h30 às 18h00 – Diversifest – Campeonato de Passinho
O CONGRESSO BRASILEIRO DA CULTURA:
Criado em 2020, no auge da pandemia da Covid-19, o Congresso Brasileiro da Cultura teve como tema principal de sua primeira edição o futuro do setor diante da emergência global. Através de oito lives temáticas, realizadas às quintas-feiras do mês de agosto e transmitidas pelo canal no YouTube do Congresso, foram reunidos artistas, produtores, associações, incentivadores, representantes das esferas públicas e privadas, visando uma integração entre todo o mercado, debatendo sobre os desafios e propondo soluções. Das linhas de incentivo, públicas ou privadas, às ações inventivas de produtores e artistas, tanto para o período de isolamento quanto para o cenário ainda incerto de reabertura. Entre os 36 debatedores participantes, das diversas regiões do país, estavam, entre outros: Jandira Feghali (Deputada Federal e Relatora da Lei Aldir Blanc), Danielle Barros (Secretária Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro), Sérgio Sá Leitão (Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo), Ana Paula Vilaça (Secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife), Marcelo Greuel (Secretário de Turismo e Lazer e Presidente do Parque Vila Gêrmânica, em Blumenal), Mauro Sousa (Maurício de Souza Produções), Eduardo Saron (Diretor do Itaú Cultural), Antenor José de Oliveira Neto (Gestor Cultural da Firjan – Rede de Teatros Sesi), Cesar Miranda Ribeiro (Diretor Presidente da RioFilme), Tarcisio Zanon e Marcus Ferreira (Carnavalescos da G.R.E.S. Unidos do Viradouro), Jender Lobato (Presidente do Boi Caprichoso) e Hamilton Tatu (Presidente Nacional CONAQJ – Conf. das Quadrilhas Juninas do Brasil).
O 2º Congresso Brasileiro da Cultura, realizado nos dias 15 e 16 de dezembro de 2022, ocorreu, pela primeira vez, no formato híbrido, presencialmente no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa (RJ), e transmitido para todo Brasil pelo canal no YouTube do Congresso. Nesta segunda edição do evento, realizada pouco depois das eleições, foram abordadas as perspectivas e propostas do setor cultural para os novos governos, estaduais e federal, a contribuição da Cultura nos demais setores econômicos e sociais, o papel das empresas no incentivo ao setor e as oportunidades internacionais de diálogo com o Brasil. Além dos debates, foram realizados workshops sobre leis de incentivo municipais (ISS e IPTU), estadual (ICMS) e federal (Rouanet), além de uma feira expositora reunindo produtores culturais e seus projetos aprovados para captação. Entre os debatedores estiveram presentes, entre outros: Aline Torres (Secretária Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo), Renata Codagan (Comissão Carioca da Promoção Cultural – CCPC), Robson Camilo (Diretor de Projetos e Eventos da Riotur), Rafaela Bastos (Presidente do Instituto Fundação João Goulart), Laura de Almeida (Analista de Projetos Culturais do Santander), Joana Corrêa (Representante da Rede de Culturas Populares e Tradicionais), Thayse Christo (Produtora Cultural e Coordenadora do Fórum Setorial de Circos do Paraná), Danielle Andrade (Diretora da Cia Paulista de Teatro Bilingue) e Ana Kariri (Liderança indígena da etnia Kariri da Paraíba, arte educadora e artista contemporânea).
A DRUM BRASIL:
A Drum Brasil é uma empresa com mais de 15 anos de experiência na idealização, gestão e execução de projetos socioculturais que aliam a inovação ao apoio à todas as formas de Diversidade. Com 9 anos de experiência na cidade do Rio de Janeiro, a Drum Brasil é responsável por ações em diversos segmentos. Além do 3º Congresso Brasileiro da Cultura, que será realizado entre os dias 24 e 26 de agosto no Museu de Arte do Rio (MAR), a empresa prepara para este ano diversos outros projetos. Entre eles, o lançamento do livro Uma Cidade Arquitetada na Fé, projeto em parceria com o Santuário Cristo Redentor e a União Internacional dos Arquitetos (UIA); a 9ª edição do Fórum Cultura + Diversidade, que vai ocorrer nos dias 25 e 26 de outubro na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio; o DiversiFest Rio 2023, um festival de expressões artísticas com foco na inclusão e representatividade; e o Cultura Maker – Meninas Pretas das Favelas na Ciência, Tecnologia e Robótica, projeto com o patrocínio de grandes empresas de tecnologia e apoio do Museu de Arte do Rio e da Fundação Roberto Marinho.
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