Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores lança nova versão de plataforma de defesa a segurança e liberdade de expressão
A Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores acaba de lançar novas funcionalidades e áreas do seu site, a plataforma busca fortalecer a defesa da liberdade de expressão e a proteção dos profissionais da comunicação no Brasil. Diante do aumento da violência e das ameaças a jornalistas, a ferramenta se apresenta como essencial para ampliar o apoio e as estratégias de segurança voltadas a quem está na linha de frente da informação.
O site oferece uma experiência de navegação mais dinâmica e intuitiva, com um design atualizado que facilita o acesso a recursos fundamentais, como um mapa interativo, um fluxo otimizado para denúncias e uma seção de formação periodicamente atualizada. Além disso, a biblioteca de proteção foi reformulada para proporcionar acesso rápido a conteúdos de proteção, com orientações práticas e estratégias de segurança pessoal.
Em tempos de ataques crescentes à imprensa, e em contexto de coberturas de eleições, a plataforma reforça a importância de uma ação coordenada e coletiva, e incentiva a participação de seus membros e apoiadores na construção de uma empreitada comum em defesa da liberdade de expressão e da democracia.
Desde 2017, foram reportados 166 casos de violência contra jornalistas e comunicadores no Brasil. Entre os tipos de agressões, destacam-se: violência digital com 36 casos (21,3%), violência jurídica com 30 casos (17,8%), e violência verbal com 30 casos (17,8%). O estado de São Paulo lidera o número de incidentes, concentrando mais de 30 casos, seguido pelo Distrito Federal e Rio Grande do Sul.
Fundada em 2018, a Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores reúne uma ampla gama de organizações da sociedade civil, jornalistas, coletivos de comunicação e movimentos sociais comprometidos com a segurança dos profissionais da mídia. Sob a liderança do Instituto Vladimir Herzog e da Artigo 19, a Rede se dedica a combater as crescentes ameaças à liberdade de imprensa, oferecendo suporte integral às vítimas e promovendo ações que garantam um ambiente mais seguro e democrático.
O site também serve como um canal seguro e confidencial para a denúncia de ataques e ameaças. Através dessa plataforma, as denúncias são analisadas e encaminhadas para as frentes de apoio, garantindo uma resposta rápida e eficaz.
Para mais informações e acesso à plataforma, visite: rededeprotecao.org.br