Rede de supermercados Dia, que vai fechar mais de 300 lojas no país
Depois de persistentes resultados negativos, a rede espanhola Dia, que está no Brasil há mais de duas décadas, decidiu que vai fechar 343 lojas de um total de 587 no país e três armazéns no Brasil. O movimento faz parte de uma reestruturação do grupo, tendo em vista o prejuízo de R$ 830 milhões no país no ano passado.
O grupo vai seguir com unidades apenas em São Paulo. Ainda não foi marcada a data de fechamento das demais lojas.
Em comunicado enviado à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNNV), agência reguladora espanhola, o grupo informou que a decisão foi tomada em função dos “persistentes resultados negativos do Dia Brasil”.
De acordo com comunicado do grupo, as lojas fechadas são de baixo desempenho. No texto, o diretor financeiro, Guillaume Marie Didier, informa que a rede vai analisar alternativas estratégicas para o restante de seus negócios no Brasil.
“O plano de ajuste foi necessário para buscar estabilidade da estrutura da companhia após persistentes resultados negativos”, informou o grupo.
Concorrência aumentou
O Grupo Dia utiliza um modelo de mercados de proximidade, sendo um dos maiores desse segmento na Espanha. Nos últimos anos, enfrentou dificuldades com o aumento da concorrência. No Brasil, a rede enfrenta a concorrência da rede Oxxo, de origem mexicana, que se expandiu muito nos últimos anos no país, relatam especialistas, com preços competitivos.
Deixe um comentário