Projeto da Assintecal deve gerar mais de US$ 12,4 milhões na Fimec

Projeto da Assintecal deve gerar mais de US$ 12,4 milhões na Fimec

 

O bom momento no mercado internacional, que vem recuperando seus números depois de um ano turbulento em 2024, foi refletido na 48ª edição da Fimec, em Novo Hamburgo/RS. Na oportunidade, a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), por meio do Brazilian Materials, programa promovido em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizou mais uma edição do Projeto Comprador com cinco grupos de compradores internacionais. Conforme relatório da associação, in loco, foram gerados mais de US$ 2,15 milhões, número que salta para US$ 12,4 milhões em vendas que ficaram alinhavadas durante o evento.

Segundo o gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, os cinco grupos, provenientes da Argentina, Colômbia, Equador e México, realizaram negócios com 47 empresas durante a feira. “Os negócios aconteceram e mostraram que estamos vivendo um novo momento para as exportações de componentes e químicos para calçados”, avalia o gestor, destacando que o efeito câmbio já pode ser sentido na Fimec. “Com o dólar mais elevado diante do real, os fornecedores brasileiros conseguem preços mais competitivos sem perder rentabilidade”, acrescenta.

 

Durante a Fimec, os compradores buscaram cabedais, laminados sintéticos, couros, palmilhas, produtos químicos, saltos, solas, entre outros materiais produzidos no Brasil. “Além da qualidade do produto e o preço mais competitivo, chamou a atenção dos grupos de compradores as tecnologias aplicadas aliadas à sustentabilidade”, conclui Júnior. Além das rodadas na feira, os compradores ainda visitaram empresas associadas à entidade e as unidades do Senai em Novo Hamburgo e Estância Velha.

 

A feira

A 48ª Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec) aconteceu entre os dias 18 e 20 de março,na Fenac, espaço de mais de 10 mil m² de área de exposição,

 

Sobre o Brazilian Materials

Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto Brazilian Materials, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas para cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: relacionamento@assintecal.org.br

 

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

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