Presidente do CEBDS se reúne com Campeão de Alto Nível do Clima da COP30 para discutir frentes de atuação conjunta

Presidente do CEBDS se reúne com Campeão de Alto Nível do Clima da COP30 para discutir frentes de atuação conjunta

Encontro entre Marina Grossi e Dan Ioschpe ocorreu dia 14, em São Paulo, e teve como foco atuação do setor empresarial nos preparativos para a COP30
 

A presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Marina Grossi, se reuniu nesta segunda-feira (14), em São Paulo, com Dan Ioschpe, recém-nomeado Campeão de Alto Nível do Clima da COP30, e Jennifer Austin, Diretora de Estratégia e Política do Climate Champions Team – grupo internacional de especialistas que apoia os Campeões Climáticos.
No encontro, foram discutidas oportunidades de atuação conjunta, dando continuidade ao trabalho que o CEBDS, como representante do setor empresarial brasileiro, em parceria com o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), já vem realizando ao lado de outras lideranças da COP30, como o presidente da Conferência, o embaixador André Corrêa do Lago, e a diretora executiva, Ana Toni.
O encontro reforça o compromisso do CEBDS com a construção de pontes entre o setor empresarial e as lideranças do evento que será realizado em Belém (PA), em novembro, promovendo soluções concretas e escaláveis rumo a uma economia de baixo carbono.
“Dan Ioschpe reúne uma sólida experiência no setor industrial e demonstrou, durante sua liderança no B20, grande habilidade em construir pontes entre o mundo empresarial e os governos em espaços de diálogo internacional. Esse histórico será fundamental para promover avanços concretos e ambiciosos na COP30, e estamos felizes em trabalhar ao lado dele, contribuindo com a nossa ampla experiência nas Conferências de Clima da ONU e na promoção do desenvolvimento sustentável”, afirmou Marina Grossi, presidente do CEBDS.
Na função de Campeão de Alto Nível do Clima, Ioschpe será responsável por levar às negociações da COP30 as demandas de atores que não têm voto nas decisões, como sociedade civil, academia, governos subnacionais e o setor empresarial, promovendo maior integração e diálogo multissetorial na agenda climática global.
Durante a reunião, Ioschpe destacou que conta com o apoio do CEBDS para priorizar iniciativas que possam ter impacto positivo e deixar um legado duradouro da COP, convergindo os esforços e partindo de iniciativas concretas que já estão em curso. Um exemplo de iniciativa neste sentido é a Coalizão de Transportes liderada pelo CEBDS, pela Motiva (antigo Grupo CCR) e pelo Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável, do Insper, para fomentar soluções sustentáveis e acelerar a descarbonização do setor de transportes no Brasil. Para o Campeão Climático, a descarbonização é um passo essencial para promovermos o desenvolvimento sustentável e precisamos do engajamento de diferentes atores para que ela avance na velocidade necessária – uma visão compartilhada pelo setor empresarial brasileiro.

 

Sobre o CEBDS

 

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) é uma associação civil sem fins lucrativos que promove, desde 1997, o desenvolvimento sustentável no Brasil, por meio da articulação junto aos governos e à sociedade civil, além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais do tema. Voz do setor empresarial, o CEBDS reúne 120 dos maiores grupos empresariais do país, além de ser o representante brasileiro do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), que está presente em 36 países e conta com 200 empresas associadas no mundo.

 

 

 

Share this post