Pela segunda vez na história astronauta brasileiro vai ao espaço

Pela segunda vez na história astronauta brasileiro vai ao espaço

Pedro Henrique Dória Nehme, 21 anos, estudante do curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília será o segundo brasileiro a viajar para o espaço. Ele venceu uma promoção mundial organizada pela companhia aérea holandesa KLM, que lançou na última segunda-feira, 22, um balão de alta altitude no Deserto de Nevada, nos Estados Unidos.

O balão foi monitorado com câmeras e GPS. No momento em que ele se aproximou do espaço, aumentou de tamanho até explodir e voltar para Terra como um paraquedas. O brasileiro foi o participante que fez a previsão mais assertiva sobre o ponto e a maior altitude atingida pelo balão.

Antes, de Dória, o astronauta Marcos Pontes, formado em engenharia aeronáutica, fazia parte da elite da Força Aérea Brasileira e passou por seis anos de treinamento intenso na Nasa e foi convidado a fazer parte da missão espacial em 2006, a bordo do Soyuz-TMA 8, em companhia do russo Pavel Vinogradov e do americano Jeffrey Willians. Ele permaneceu na Estação, mantida por 16 países, durante oito dias, nos quais realizando experimentos científicos brasileiros, originários de diversas instituições e escolas, que precisam ocorrer em ambiente de microgravidade.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *