Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Patrícia Takako Endo: na área de computação, cientista luta por espaço e une tecnologia e saúde para transformar vidas
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Aconteceu deu no Conexaoin

Patrícia Takako Endo: na área de computação, cientista luta por espaço e une tecnologia e saúde para transformar vidas

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 18 de março de 2025
Compartilhar
Compartilhar

“Essa premiação vai muito além dos muros da universidade. Me dá forças para continuar minha trajetória e reforça minha responsabilidade de inspirar outras mulheres”, afirma

 

Foto: Rodrigo Cabral / MCTI 

Nordestina, pesquisadora, percussionista e ex-jogadora de vôlei, Patrícia Takako Endo é uma das vencedoras do primeiro Prêmio Mulheres e Ciência, na Categoria Estímulo. Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério das Mulheres, o British Council e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), a iniciativa reconhece a atuação feminina na ciência.
Professora e pesquisadora da Universidade de Pernambuco (UPE), Patrícia é um exemplo de trajetória marcada por desafios, persistência e paixão pela ciência. Ela tem na computação seu campo de estudo e atua na interseção entre tecnologia e saúde pública. “Me dá muito orgulho ser uma das representantes do Nordeste neste prêmio. Sou paraibana de nascença, fui criada e fiz minha graduação em Belém do Pará, no Norte, e estou em Recife, Pernambuco, há quase 20 anos. Poder representar o Nordeste, considerando toda essa trajetória da minha própria vida, me deixa extremamente feliz e honrada”, conta Patrícia.

 

 

A ciência não foi sua primeira paixão. Quando mais jovem, ela sonhava em ser atleta profissional de vôlei e chegou a considerar cursar Educação Física. Mas a vida tomou outros rumos e Patrícia se graduou em Engenharia da Computação. “Minha paixão pela ciência só descobrir muito depois, já no doutorado. Venho de uma família oriental e, embora meus pais não tenham ensino superior, sempre me incentivaram a estudar. Entrei no mestrado sem saber exatamente o que era um mestrado, e foi no doutorado que finalmente me vi cientista. Foi também nessa época que ingressei como professora na Universidade de Pernambuco”, acrescenta.
Ambiente masculino

Ao longo de sua trajetória acadêmica, Patrícia enfrentou um ambiente majoritariamente masculino. Ela lembra que na graduação, em uma turma de cerca de 30 alunos, eram apenas ela e outra mulher. “No início, isso não era um grande desafio para mim, mas quando me posicionei como cientista e pesquisadora, senti essas dificuldades na pele. Muitas vezes me perguntei: ‘O que estou fazendo aqui? Devo mesmo estar nesse espaço?’. Mas entendi que o nosso papel é justamente ocupar esses lugares e nos posicionarmos”, lembra a pesquisadora.
Nesse caminho, uma figura feminina se tornou essencial para sua formação: sua orientadora de doutorado, a professora Judith Kelner, da Universidade Federal de Pernambuco. “Ela sempre se posicionou com firmeza e brigou pelo que acreditava. De certa forma, acho que herdei um pouco disso dela, essa determinação para lutar pelo que quero”.
Cientista premiada

O reconhecimento pelo Prêmio Mulheres e Ciência tem um significado especial para a cientista, é símbolo de seu compromisso com a inclusão e a formação de novas cientistas, especialmente mulheres. “Essa premiação vai muito além dos muros da universidade. Me dá forças para continuar minha trajetória e reforça minha responsabilidade de inspirar outras mulheres”, afirma. Ela acredita que ser uma referência para meninas e mulheres que sonham com a ciência é uma forma de dar continuidade à sua própria trajetória, algo que ela mesmo vivenciou ao longo dos anos.
“Hoje, tenho alunos da graduação ao pós-doutorado, mas a disparidade de gênero ainda é grande. No meu campo, há muito trabalho a ser feito para mudar isso. Quero que mais meninas e mulheres ocupem espaços na pesquisa e que possamos, juntas, produzir ciência de qualidade”, destaca Patrícia. E é com esse foco que ela dedica sua vida acadêmica, buscando construir um ambiente mais inclusivo e acolhedor para as mulheres.
A musicista

Além da dedicação à ciência e à formação de mulheres, Patrícia tem outra grande paixão. Ela integra o grupo percussivo de Recife, Tambores de Saia, formado exclusivamente por mulheres. “É um motivo de muita alegria e orgulho fazer parte desse coletivo. Poder compartilhar essa experiência com tantas mulheres incríveis, unindo música e cultura. É algo que me traz uma felicidade imensa”, ressalta Patrícia.
A ciência e o SUS

Patrícia busca transformar a pesquisa em soluções para a sociedade e deseja ver seus projetos sendo aplicados de fato. Seu grande objetivo é levar suas soluções para o Sistema Único de Saúde (SUS) e, assim, beneficiar a população. “A ciência exige paciência, mas meu grande sonho é ver esses projetos rodando nos hospitais, beneficiando o SUS. O sistema de saúde tem escalabilidade nacional, e essa é uma das minhas principais metas”, compartilha, com entusiasmo.

Sua pesquisa se concentra na aplicação de inteligência artificial na Saúde, com dois focos principais: doenças tropicais negligenciadas e saúde materna e neonatal. “As doenças tropicais negligenciadas afetam principalmente países pobres e não recebem o investimento necessário. Meu trabalho busca desenvolver soluções eficazes para essas doenças, como dengue, zika e tuberculose”, explica. Além disso, ela trabalha no desenvolvimento de modelos para auxiliar os profissionais de saúde a tomarem decisões mais assertivas no cuidado de gestantes e recém-nascidos.
Segundo Patrícia, o trabalho desenvolvido acontece em parceria com o SUS e, nos últimos seis anos, ela tem se dedicado para que, em algum momento, possa ver uma de suas soluções sendo, de fato, utilizada na ponta, no SUS.
Conselho para as Mulheres Cientistas

Para as mulheres que desejam seguir carreira na ciência, Patrícia deixa um recado: “Ninguém nunca disse que seria fácil, mas também ninguém contou que seria tão difícil. Se esse é o nosso sonho, precisamos construir esse caminho e ocupá-lo com confiança.” Ela sabe que os obstáculos são grandes, mas acredita que, ao enfrentá-los, as mulheres podem transformar a ciência e a sociedade.
“Sem ciência, a humanidade não avança. E eu desejo que todas as pessoas, especialmente as mulheres, não se deixem abater pelas barreiras impostas pela sociedade”, afirma. Para Patrícia Takako Endo, a luta das mulheres na ciência é uma luta de resistência, uma resistência que ela carrega com orgulho e determinação.

*Patrícia Takako Endo foi uma das três cientistas que receberam o prêmio na categoria Estímulo, para mulheres com até 45 anos. A cientista concorreu na área Ciências Exatas, da Terra e Engenharias.

Você Pode Gostar

Idosa de SP viaja a Minas para encontrar homem que conheceu na internet e é achada morta
Mulher é encontrada morta dentro de casa em BH e companheiro é o principal suspeito, diz polícia
Operação Bóreas prende advogada e dono do restaurante Tatu Bola, em Tocantins
Avião ultraleve cai perto de casas e pega fogo em MG
Primas são encontradas mortas no Paraná
Últimas notícias da Semana
Links da Semana

Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo

Rita Moraes
Rita Moraes
16 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Aconteceu deu no Conexaoin

Promotora de justiça do Amazonas morre em Praia do Forte

19 de agosto de 2026
Aconteceu deu no Conexaoin

Empresário morre ao fazer lifting facial em Fortaleza

19 de agosto de 2026
Aconteceu deu no ConexaoinDestaques

Mulher que matou os três filhos pesquisou dias antes sobre alucinações e efeitos colaterais de remédios

18 de agosto de 2026
Aconteceu deu no Conexaoin

Tentativa de assalto termina em morte de filho de policial, em São Paulo

17 de agosto de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo
“É do banco”: como golpistas estão usando ligações e mensagens para fazer você entregar seu dinheiro
Experimente o inesperado: O Boticário apresenta campanha inédita com fitas olfativas que revelam prêmios
Prêmio ICL de Jornalismo 2026 anuncia comissão julgadora e recebe inscrições até 30 de outubro

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites