Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Obesidade por mais de uma década aumenta risco de infarto e AVC
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Saúde

Obesidade por mais de uma década aumenta risco de infarto e AVC

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 21 de novembro de 2024
Compartilhar
Compartilhar

 

 

O perigo é maior para mulheres com menos de 50 anos e homens abaixo dos 65 anos

 

A obesidade é um dos mais graves problemas de saúde. A condição, classificada por um índice de massa corporal (peso ÷ altura2) acima de 30, já afeta quase 20% da população brasileira. Junto com ela, costumam vir outras enfermidades crônicas, como diabetes, pressão alta e colesterol elevado que, por sua vez, favorecem o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
A novidade, segundo um estudo apresentado no evento anual da Endocrine Society (EUA) de 2024, é que uma década de obesidade já é capaz de aumentar o risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC) de 25% a 60% em adultos jovens. “O tecido adiposo em excesso produz substâncias inflamatórias que circulam em nosso organismo e acabam por gerar lesões, como as que acontecem nos vasos arteriais. Daí a associação da obesidade com as doenças cardiovasculares”, explica o Dr. Jairo Pinheiro, cardiologista do Hcor.
Prevenir isso, tratando a obesidade precocemente, pode ajudar a evitar um desfecho trágico. Atualmente, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Só no Brasil, mais de 300 mil pessoas falecem todos os anos em decorrência de condições relacionadas. “A intervenção oportuna é fundamental para a prevenção das complicações do excesso de peso. Existem cada vez mais opções para ajudar as pessoas com sobrepeso e obesidade a terem uma vida mais saudável”, ressalta.
Obesidade em idosos

Se os adultos jovens podem ser fortemente prejudicados pelo excesso de peso, os idosos, por outro lado, parecem não ser tão impactados. O estudo mostrou que, para mulheres com mais de 50 anos e homens com mais de 65 anos, não houve risco aumentado de infarto e AVC. O achado é considerado um ‘paradoxo da obesidade’.

 

“Está relacionado com descobertas contraintuitivas que sugerem que, embora as pessoas corram maior risco de desenvolver problemas cardíacos se tiverem excesso de peso ou obesidade, uma vez que tenha desenvolvido uma doença cardíaca, aqueles com IMC mais elevados parecem menos propensos a morrer do que aqueles de peso médio”, esclarece.
Ainda assim, os cuidados com a saúde não devem ser abandonados ou negligenciados. “Independente da idade ou de doenças já diagnosticadas, é fundamental manter bons hábitos alimentares, praticar atividade física, não fumar e não beber, sempre respeitando as condições físicas e as orientações do médico”, finaliza.
Sobre o Hcor

O Hcor atua em mais de 50 especialidades médicas, entre elas Cardiologia, Oncologia, Neurologia e Ortopedia, além de oferecer um centro próprio de Medicina Diagnóstica. Possui Acreditação pela Joint Commission International (JCI) e diversas certificações nacionais e internacionais. Desde 2008, é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o que proporciona que seu impacto em saúde esteja presente em todas as regiões do país.

Você Pode Gostar

Bahia realiza 475 mil cirurgias eletivas no primeiro semestre e cresce 20% em relação a 2025
Nova UBS amplia atendimento de saúde para cerca de 3 mil pessoas em Condeúba
Pequenos cuidados antes da cirurgia ajudam a reduzir riscos e aumentam a segurança do paciente
Setembro Verde reforça conscientização sobre doação de órgãos; transplante renal lidera demanda na Bahia
Feira Saúde Mais Perto leva consultas e exames gratuitos para população do Subúrbio de Salvador
Últimas notícias da Semana
Links da Semana

Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo

Rita Moraes
Rita Moraes
16 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Saúde

Anvisa aprova novo tratamento biológico para linfoma folicular

2 de setembro de 2026
Saúde

Câncer ligado ao tabagismo: internações crescem 15% na Bahia enquanto especialistas alertam para nova geração dependente da nicotina

28 de agosto de 2026
Saúde

Ação gratuita de combate ao câncer de pulmão acontece no centro de Salvador

28 de agosto de 2026
Saúde

Dra. Zuleica Guimarães participa como coautora em obra científica durante o 31º Congresso da SOGESP

28 de agosto de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo
“É do banco”: como golpistas estão usando ligações e mensagens para fazer você entregar seu dinheiro
Experimente o inesperado: O Boticário apresenta campanha inédita com fitas olfativas que revelam prêmios
Prêmio ICL de Jornalismo 2026 anuncia comissão julgadora e recebe inscrições até 30 de outubro

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites