Novelista da globo morre por complicações do Alzheimer
Morreu há pouco, em uma clínica no Rio de Janeiro, Maria Carmem Barbosa, de 76 anos. Ela estava em estágio avançado de Alzheimer.
A autora e roteirista Maria Carmem Barbosa nasceu no Rio de Janeiro. Na Globo, começou em 1973. Em mais de 40 anos de carreira, assinou programas de humor e novelas de sucesso.
Filha do humorista, jornalista e compositor Haroldo Barbosa, ela começou a escrever por influência de seu pai, com quem costumava discutir sobre os humorísticos que estavam no ar, desde criança. “Esse hábito me deu prática de leitura de texto. Eu decupava novelas como um exercício, eu sabia que ia fazer isso profissionalmente um dia, não tinha dúvidas”, lembra. Mas antes de se tornar autora de cinema e televisão, criando histórias como as de ‘Salsa e Merengue’ (1996), ‘A Lua me Disse’ (2005), ‘Toma Lá Dá Cá’ (2007), Maria Carmem Barbosa trabalhou com produção. E não foi fácil: desbravou um caminho seguido por poucas mulheres antes.
É mais difícil fazer humor do que drama. Porque já sabemos os caminhos do drama: perda, dor, traição, mágoa. Na comédia, o que faz a pessoa rir? Precisamos de um time muito preciso para manter a plateia ligada, com o riso aberto do início ao fim”.
Novelas, Série e Filmes
Ela escreveu as novelas: A Lua de disse, Salsa & Merengue, Olho no Olho, Lua cheia de Amor. Também se destacou com os seriados: Sandy & Júnior, Delegacia de Mulheres, Sai debaixo, Toma lá dá cá e os Os Ausentes, esse último pela HBO. Foi roteirista dos filmes A Guerra dos Rochas e Zoando na Tv.
Deixe um comentário