Novas regras para influencers que divulgam investimentos
Influenciadores a exemplo de Charles Mendlowicz (Economista Sincero), Thiago Nigro (O Primo Rico), Nathalia Arcuri (Me Poupe) e mais uma centena de outros nomes e pseudônimos terão que seguir novas regras para divulgar investimentos.
Muito conhecidos do público da internet eles falam e ensinam diariamente sobre finanças em seus perfis no Facebook, Instagram, X (antigo Twitter) e YouTube.
Segundo pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (Ibpad), os influenciadores digitais de investimentos, os chamados finfluencers, somaram 176,3 milhões de seguidores ao final do primeiro semestre deste ano.
O número atual de seguidores representa um salto de 140% em comparação com o primeiro levantamento, feito no período entre setembro de 2020 e fevereiro de 2021, no qual havia 266 finfluencers e 74 milhões de seguidores. Dos atuais 515 influenciadores, 249 têm algum tipo de relação com players do mercado, como corretoras, gestoras e bancos.
Na relação das instituições que mais têm influencers, a XP Investimentos manteve a liderança nos dois últimos relatórios com 16 parcerias, seguida pelo Banco Sofisa e pelo BTG Pactual, ambos com dez. Já as parcerias publicitárias somaram 364. Os números foram mapeados entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2023.
Para dar mais transparência a esse mercado que a cada ano aumenta seu alcance, a Anbima criou algumas diretrizes para seus 295 membros. As regras, que entram em vigor nesta segunda-feira, 13, têm como objetivo, principalmente, obrigar o influenciador informar, de forma clara, que o post patrocinado é uma publicidade e quem é a instituição financeira contratante.
Uma segunda mudança trata sobre a responsabilização das instituições contratantes pelos influencers e o conteúdo veiculado. Para evitar punição, as instituições devem informar e disponibilizar a relação dos influenciadores contratados. A normativa não menciona o tipo de punição, mas indica que em caso de descumprimento das regras a penalidade recairá sobre as empresas.
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