ConexãoIn


Vem aí a quarta gigante do setor automobilísitico: Stellantis

Com a aprovação pela Comissão Europeia, orgão executivo da União Europeia, da união da Fiat Chrysler Automobiles (FSA) com a Peugeot, segundo comunicado emitido na manhã desta segunda-feira, 21, consumidores terão  o quarto maior grupo automotivo do mundo. A nova empresa vai se chamar Stellantis.

O acordo de fusão, contudo, seguirá normas restritivas para garantir a concorrência no setor. Uma parceria existente entre Peugeot e Toyota para produção de pequenos veículos comerciais deverá ser ampliada e termos de manutenção de automóveis deverão ser alterados para facilitar acesso de concorrentes à rede de reparação.

As marcas italianas e francesas são responsáveis por um mercado de cerca de US $ 50 bilhões. Atualmente, o trio que lidera o mercado mundial de automóveis em número de vendas é Wolkswgaen (alemã), a aliança franco-japonesa Renaul-Nissan e a japonesa Toyota.

A Stellantis terá 400 mil funcionários e um faturamento consolidade de US $ 190 bilhões de dólares, sob as marcas Fiat, Alfa Romeo, Chrysler Citroenm Dodge, DS, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot e Vauxhall.

A chinesa Dongfeng Motor terá 12,2 % ma PSA, participação reduzida de cerca de 4,5 % no grupo restante do acordo.

Este acordo vai dar à PSA, fabricante da Peugeout, uma presença mais marcante na América do Norte e vai ajudar a Fiat a ganhar terreno no desenvolvimento de tecnologias de baixa emissão de gases, segmento onde a italiana está aquém dos rivais. Mas, a empresa ainda estará dependente do mercado saturado de automóveis da Europa e mal posicionada na China, o mais país consumidor de carros no mundo.

A sede da empresa será na Holanda, mas suas ações serão negociadas nas bolsas de Paris, Nova York e Milão.

” Essa parceria vai fornecer recursos de investimentos reforçados para a nova entidade, a fim de enfrentar os desafios de uma era de modalidade durável. Também irá gerar sinergias em um ano estimado de cerca de 3, 7 bilhões de euros, sem fechamento de fábricas relacionada a transação, diz o comunicado das duas montadoras. A fusão deve ocorrer em 12 a 15 meses. 

Não foi divulgado quem será o presidente da Stellantis, se Jean-Phillipe Imparato (atual presidente mundial da Fiat ) ou Mike Manley ( atual presidente da Fiat Chrysler Automóveis. 

#conexaoin99

#conectadocomanoticia 

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 04/01/2021