ConexãoIn


James Cameron, diretor de Titanic desceu 33 vezes para explorar o Titanic

Após o trágico acidente com o submersível da Oceangate, matando cindo passageiros à bordo, quando desciam para explorar os destroços do navio Titanic, no Canadá, o cineasta canadense James Cameron afirmou à imprensa que visitou 33 vezes os destroços do transatlântico.

A maior parte das explorações aconteceu para captar imagens usadas em ‘Titanic’, filme de estrondoso lançado em 1997 relançado no início de 2023. O clássico arrecadou 2,2 bilhões de dólares de bilheteria em todo o mundo.

Cameron afirmou ainda que cultiva a mesma paixão pelo lendário navio, motivo da viagem dos passageiros mortos, incluindo o dono da Oceangate, Stockton Rush.

“Me sinto muito ligado à história [do Titanic], depois de ter mergulhado 33 vezes no naufrágio. Quanto mais você estuda, mais contagiado pela história do Titanic você fica. Digo sempre como é frágil. Você acha que o entende até se aproximar e ver que tem muito mais complexidade na história”, explicou Cameron em entrevista à CBS de fevereiro.

Em entrevista à Playboy de 2009, James Cameron contou sua relação com o Titanic. “Eu fiz Titanic porque queria mergulhar até o naufrágio, não porque eu particularmente queria fazer o filme. O Titanic era o Monte Everest dos naufrágios e, como mergulhador, queria fazer isso direito. Quando soube que outros caras haviam mergulhado no Titanic para fazer um filme IMAX, eu disse: ‘Vou fazer um filme de Hollywood para pagar uma expedição e fazer a mesma coisa’. Adorei aquele primeiro gosto e queria mais”, explica o diretor.

Desbravador, o diretor de cinema se arriscou ainda mais: foi o primeiro homem a descer sozinho 11 quilômetros até o fundo do oceano. A façanha extremamente perigosa aconteceu em 2012, quando mergulhou na Fossa das Marianas, no Pacífico, considerado um dos pontos mais profundos das águas na Terra.

O cineasta utilizou um submersível projetado por ele mesmo, chamado Deepsea Challenger – Desafiador do Mar Profundo, em tradução livre. O projeto financiado pelo canal National Geographic demandou oito anos de planejamento e gerou um elogiado documentário.

“Meu sentimento foi de completo isolamento da humanidade. Me senti como se em um dia eu tivesse ido para outro planeta e voltado”, relatou James Cameron, que também criou a franquia ‘Avatar’.

POR: Rita Moraes
Publicado em 22/06/2023