ConexãoIn

Morre campeão brasileiro da Fórmula Andy em 1996

O ex-piloto de Fórmula Indy André Ribeiro faleceu neste domingo. O ex-atleta foi vítima de um câncer no intestino. Ele morreu com 55 anos e deixa três filhas.

Na principal categoria de fórmula dos Estados Unidos, foi em 1996 que fez seu nome de forma definitiva. Após ter vencido uma vez no ano anterior, fez sua melhor campanha no certame ao ter triunfado três vezes, uma delas no Rio de Janeiro, no Jacarepaguá. Além de ser a estreia do país recebendo uma etapa da categoria, foi a primeira vitória de um brasileiro em uma categoria de ponta desde a morte de Ayrton Senna.

O competidor brasileiro não havia contado sobre a doença para conhecidos próximos e havia escondido até mesmo de sua família.

André competiu em várias categorias do automobilismo até chegar na Fórumla Indy em 1995. Em 96, ganhou duas corridas. O brasileiro ainda disputou mais duas temporadas até decidir se aposentar do esporte.

São-paulino, André ganhou uma homenagem de seu clube do coração. Pelas redes sociais. o Tricolor paulista lamentou a morte do ex-piloto.

Carreira

André Ribeiro da Cunha, seu nome completo, tem longo e vitorioso currículo no esporte a motor. Sua carreira começou aos 19 anos, disputando no kart e conseguindo três vice-campeonatos, além de ter vencido por dois anos consecutivos as Duas Horas em 1986 e 87.

O piloto brasileiro foi para a Europa nos anos 1990, correndo em categorias de base em busca da F1, indo para certames como Fórmula Opel, Fórmula 3 Inglesa e Fórmula 3. Nessa última, conseguiu pole-positions e pódios, mas foi nos Estados Unidos que fez, de fato, seu nome no automobilismo mundial.

Após ter ido para o país norte-americano em 1994, foi correr na Indy Lights, categoria de acesso à Indy, pela equipe Tasman. Com quatro vitórias e um vice-campeonato ao final naquele ano, conseguiu uma vaga na equipe principal na Indy no campeonato seguinte, em 1995.

#Conexaoin99 

#conectadocomanoticia

#formulaAndy

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 23/05/2021