Morre ex-chefe de cozinha de Barack Obama
O famoso chef de cozinha e apresentador do Food Network Michael Chiarello morreu aos 61 anos de idade, na última sexta-feira, 6, após um choque anafilático causado por uma alergia. Ele foi chefe de cozinha da Casa Branca no governo Obahma.
A informação é do site TheWrap, que divulgou um comunicado da família de Chiarello confirmando a morte dele. Não foram informados mais detalhes do que teria causado a grave reação alérgica.
Nascido em 26 de janeiro de 1962, Chiarello apresentou programas na emissora PBS e na Food Network, além de aparecer em programas de culinária famosos, como Top Chef, Top Chef Masters e The Next Iron Chef.
Vencedor do Prêmio Emmy
Chiarello chegou a vencer um Emmy em 2005 de melhor apresentador de programa culinário por seu trabalho no programa que levava seu nome, Easy Entertaining with Michael Chiarello, que durou dez temporadas no canal Food Network.
Ainda de acordo com o TheWrap, Chiarello estava internado no Queen of the Valley Medical Center, em Napa, Califórnia, e morreu rodeado por familiares.
Conhecido pela culinária californiana de influência italiana, Chiarello também era reconhecido fora da TV, e foi homenageado como Chef do Ano de 1985 pela Food & Wine Magazine, uma das mais importantes publicações do mundo da culinária. Também participou de reality shows culinários, conquistando o segundo lugar na primeira temporada de Top Chef Masters (2009) e em terceiro na edição superchefs de The Next Iron Chef (2011).
O grupo de restaurantes Gruppo Chiarello emitiu um comunicado lembrando seu fundador.
“A paixão do chef Michael Chiarello pela comida e pela vida ficará para sempre gravada em nossas cozinhas e em nossos corações. Enquanto lamentamos a morte de Michael, também celebramos seu legado que continua com seus restaurantes, Bottega, Coqueta (São Francisco e Napa Valley) e Ottimo.”
O também chef de cozinha e amigo de Chiarello Robert Irvine usou seu Twitter para lamentar a morte. “Um dia muito triste para mim pessoalmente e para o mundo culinário. Meus pensamentos e orações vão para à família e companheiros de trabalho”, escreveu.
Chiarello abriu seu primeiro restaurante, Tra Vigne, em Napa Valley, em 1987, o que desencadeou em uma rede de sucesso de restaurantes nos Estados Unidos. Ainda escreveu vários livros de receitas, como Bottega: Bold Italian Flavors from the Heart of California’s Wine Country, At Home with Michael Chiarello: Easy Entertaining e Michael Chiarello’s Casual Cooking.