Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Manhattan e aeroporto JFK agora conectados por mais um trem
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Ultimas Notícias

Manhattan e aeroporto JFK agora conectados por mais um trem

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 14 de fevereiro de 2023
Compartilhar
Compartilhar

A cidade de Nova York acaba de ganhar uma nova – e polêmica – estação de trem, a Grand Central Madison, que passará a conectar o east side, que é o lado leste da ilha de Manhattan, à Long Island, especificamente o bairro de Jamaica, na região do Queens. Long Island, vale lembrar, é literalmente a “Ilha Comprida” que fica a leste de Manhattan onde estão o Brooklyn, o Queens e o aeroporto JFK. A novíssima estação faz parte do sistema ferroviário Long Island Rail Road (LIRR) e fica 17 andares abaixo do famoso Grand Central Terminal e da Madison Avenue, ocupando uma área que vai da 43rd Street à 48th Street.

A obra levou seis décadas de planejamento, quase 20 anos de construção e custou aos cofres públicos algo na casa dos US$ 11,6 bilhões. Para se ter uma ideia, entre 1900 e 1904 Nova York inaugurou 28 estações de metrô. Um século depois, foram necessários 17 anos para que fossem construídas apenas três novas estações.

Um século sem essa comodidade

Durante quase um século os passageiros vindos de Long Island só contavam com a Penn Stationpara desembarcar no coração de Nova York. Com o novo serviço ferroviário, de um dia para o outro eles passaram a economizar 40 minutos, somados a ida e a volta, em comparação ao trajeto antigo.

A nova estação é reluzente, iluminada e cheia de modernidades. Entre elas, a maior escada rolante da cidade, com 55 metros de extensão e tempo de 1 minuto e 38 segundos de “viagem”. Ou seja, mesmo que você não vá embarcar em nenhum trem, só a escada já é, digamos, um atrativo. E eu mesma fui lá só para dar essa voltinha. Lá embaixo, o que se encontra são oito novos trilhos e quatro plataformas em dois níveis.

Benefícios

A partir de agora, turistas passam a contar com mais uma linha de trem para ir do JFK até Manhattan. Os passageiros que chegavam do Brasil, por exemplo, pegavam o monotrilho para ir até a Jamaica Station e de lá embarcavam em um trem que em 20 minutos chega na Penn Station. Se o seu hotel estiver no lado oeste (west) da ilha, como Chelsea, Midtown West, Times Square ou Upper West Side, o seu destino continua sendo a Penn Station. Em contrapartida, caso o seu hotel esteja no lado leste (east), como Midtown East ou Upper/Lower East Side, na mesma Jamaica Stationvocê deve embarcar no trem com destino a Grand Central Madison Station.

Os moradores de Long Island, antes precisavam ir até a Penn Station, que fica no lado oeste (west), para então fazer uma baldeação e seguir até o lado leste (east). E, claro, os moradores do east side e de Long Islandque antes precisavam se deslocar até a Penn Station, no west side, para pegar o trem até a Jamaica Station e de lá seguir até o JFK. E para os viajantes, repito, a nova estação representa mais uma maneira de se deslocar entre Manhattan e o JFK:as duas opções custam US$ 13 e levam 20 minutos até a Jamaica Station, de onde parte o AirTrain – o monotrilho gratuito que circula entre os oito terminais do aeroporto.

Outras facilidades

A começar pela Grand Central Station, que é um ícone e  já foi cenário de vários filmes, o turista  pode aproveitar para fazer lanchar no food hall ou no Oyster Bar Seguindo as placas e descendo em direção à nova estação, há uma espécie de galeria com obras de diferentes artistas, mas a mais aguardada ainda está por vir: um mosaico da japonesa Yayoi Kusama. Nas paredes do terminal também estão gravadas homenagens a Nova York feitas por diversos artistas e escritores, como Toni Morrison e Lin-Manuel Miranda. Porém, uma delas deixou a Metropolitan Transportation Authority (MTA) em uma tremenda saia justa. Em uma citação atribuída a Georgia O’Keeffe, o sobrenome da pintora foi gravado com um “f” em vez de dois. A companhia informou que irá corrigir a gafe gravada em pedra.

Horário dos trens

Os trens da Grand Central Madison para a Jamaica Station funcionarão inicialmente das 6h15 às 20h durante a semana e das 7h às 23h nos finais de semana. As saídas acontecem a cada 30 minutos em ambas as direções fora do horário de pico e uma vez por hora nos períodos de pico.

 

 

 

 

Você Pode Gostar

Motel Xperience transforma espaço de mais de 300m² em uma suíte completa de motel na Equipotel 2026
Avião Solidário da LATAM transporta loba-guará Conceição de Brasília a São Paulo para programa de conservação
Avião Solidário da LATAM transporta loba-guará Conceição de Brasília a São Paulo para programa de conservação
CASACOR Rio: Gisele Taranto assina a Casa Brastemp com foco no morar carioca e inovação; veja fotos da geladeira estilizada
Open House Sub-Zero no Brasil
Últimas notícias da Semana
Links da Semana

Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo

Rita Moraes
Rita Moraes
16 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Deu o que falar...Ultimas Notícias

Cerâmica molda novos objetos para a casa

9 de setembro de 2026
Ultimas Notícias

São esperados mais de 507 mil veículos nas rodovias baianas no feriado de 07 de setembro

4 de setembro de 2026
Ultimas Notícias

Desenrola Fies: prazo para adesão termina em 31 de agosto

28 de agosto de 2026
Ultimas Notícias

Resultados da 1ª Conferência Popular de Segurança Pública com 27 pontos inegociáveis para a proteção da vida

24 de agosto de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo
“É do banco”: como golpistas estão usando ligações e mensagens para fazer você entregar seu dinheiro
Experimente o inesperado: O Boticário apresenta campanha inédita com fitas olfativas que revelam prêmios
Prêmio ICL de Jornalismo 2026 anuncia comissão julgadora e recebe inscrições até 30 de outubro

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites