Jair Bolsonaro se exalta ao ser intimado no hospital e questiona presença de oficial do STF: ‘Tribunais do Hitler
O ex-presidente foi intimado nesta quarta-feira, 23, na UTI do hospital DF Star, em Brasília. No vídeo publicado em seu perfil nas redes sociais, Jair Bolsonaro se exalta ao receber a intimação do STF, com mandado expedido em 11 de abril.
Em determinado momento, o ex-presidente grita com pessoas ao ser avisado que sua pressão subiu. Antes da internação, Bolsonaro virou réu no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado e, segundo a defesa, nega todas as acusações.
Bolsonaro está há dez dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital DF Star, em Brasília. De acordo com assessores, o ex-presidente teve um aumento de pressão arterial no momento em que recebeu a notificação. Questionado sobre a informação, o hospital informou não ter sido autorizado pela família a divulgar o boletim médico do ex-presidente, o que vinha ocorrendo diariamente desde sua internação.
No mês passado, a Primeira Turma do STF decidiu, por unanimidade, tornar réus Bolsonaro e outros sete denunciados no inquérito da tentativa de golpe. De acordo com as investigações, o ex-presidente apresentou a proposta aos comandantes das Forças Armadas e tinha o objetivo de impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Em depoimento, os então comandantes do Exército, Freire Gomes, e da Aeronáutica, Baptista Junior, relataram a abordagem de Bolsonaro e disseram ter se colocado contra qualquer tentativa de ruptura institucional. A defesa do ex-presidente nega as acusações.
Após cerca de dez minutos em que intercala críticas ao ministro Alexandre de Morais, relator do caso no STF, e a Lula, Bolsonaro assinou a notificação, o que dá início à contagem do tempo para que ele apresente sua defesa.
Em nota, o STF informou que os demais réus na ação penal foram citados entre os dias 11 e 15 de abril, para que apresentem suas defesas. No caso do ex-presidente, em virtude de sua internação, a ordem foi aguardar uma data em que ele pudesse receber o oficial de Justiça. “A divulgação de live realizada pelo ex-Presidente na data de do dia 22, demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado dia 23”, informou o tribunal.
Apesar da recomendação médica de não receber visitas, Bolsonaro tem recebido visitas no quarto da UTI. Na terça-feira, o presidente do PL, seu partido, Valdemar da Costa Neto esteve com ele. Nesta quarta, o pastor Silas Malafaia foi recebido pelo ex-Presidente.
Bolsonaro foi internado para passar por mais uma cirurgia para tratar uma “suboclusão intestinal” – uma obstrução parcial do intestino. Boletim médico divulgado nesta terça-feira afirma que o ex-presidente tem uma boa evolução clínica e já apresenta sinais efetivos de movimentação intestinal.