Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Infraestrutura do programa Norte Conectado vai beneficiar 370 mil pessoas em comunidades ribeirinhas e indígenas da Região Amazônica
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Aconteceu deu no Conexaoin

Infraestrutura do programa Norte Conectado vai beneficiar 370 mil pessoas em comunidades ribeirinhas e indígenas da Região Amazônica

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 22 de fevereiro de 2025
Compartilhar
Compartilhar

A infraestrutura e os mais mil quilômetros de cabos que foram instalados beneficiarão 370 mil pessoas em comunidades ribeirinhas e indígenas da Região Amazônica

Foto: divulgação/EAF

Nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, a Entidade Administradora de Faixa (EAF) concluiu o lançamento do cabo subaquático da Infovia 02, parte do Programa Norte Conectado. A conclusão da instalação do cabo no leito do Rio Solimões representa mais uma etapa da operação que está implementando a infraestrutura para levar sinal de dados estável e de alta velocidade a 13 municípios do Amazonas, cobrindo mais de mil quilômetros com cabos de fibra óptica.

“Estamos concluindo uma importante etapa da Infovia 02 para levarmos internet à população do Amazonas, especialmente às pessoas que vivem em áreas de difícil acesso. Após o trecho de Tabatinga, faremos os trabalhos por via terrestre a partir de Belém de Solimões. Com essa infraestrutura digital pronta, haverá benefícios como conectividade segura e de qualidade, melhor acesso aos serviços públicos e progressos na educação, na saúde e na segurança pública”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

“Trata-se de uma iniciativa essencial para a inclusão digital nesta região. Com a conectividade, a população terá acesso a todos os benefícios que a Internet proporciona aos cidadãos e cidadãs”, afirma Carlos Baigorri, presidente da Anatel.

“Estamos comprometidos em entregar uma infraestrutura de qualidade que servirá de base para políticas públicas transformadoras”, explica Antonio Parrini, diretor de operações da EAF.

Com um investimento de R$ 268 milhões, a Infovia 02 vai beneficiar aproximadamente 370 mil pessoas em localidades como Tefé, Alvarães, Uarini, Fonte Boa, Jutaí, Tonantins, Santo Antônio do Içá, Amaturá, São Paulo de Olivença, Belém do Solimões, Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte, que será interligada por terra, pela BR-307. Em Belém do Solimões, a infraestrutura também atenderá cerca de 12 mil indígenas distribuídos em 30 aldeias.

“A conclusão do lançamento do cabo de fibra óptica subfluvial da Infovia 02 representa uma etapa técnica importante para a evolução das obrigações da EAF e para a expansão da conectividade na Região Amazônica”, explica Leandro Guerra, CEO da EAF. “Nosso trabalho se concentra em garantir que cada quilômetro de fibra óptica seja instalado de forma segura e eficiente, considerando os desafios logísticos e ambientais únicos da região.”

A infraestrutura subfluvial instalada será conectada às redes metropolitanas, também implementadas pela EAF, que levarão conexão de alta capacidade para escolas públicas, unidades de saúde, prefeituras, tribunais e organizações das Forças Armadas nas localidades beneficiadas, que ainda contarão com uma praça pública equipada com Wi-Fi, ampliando o acesso à internet para toda a comunidade.

Descarte responsável de resíduos na operação

A operação de lançamento do cabo da Infovia 02 seguiu rigorosos protocolos ambientais exigidos pelo IBAMA para obtenção da licença de operação, garantindo o correto gerenciamento dos resíduos gerados tanto pela tripulação embarcada quanto pela instalação da infraestrutura. Durante os 20 dias de expedição, mais de 100 pessoas estiveram a bordo da plataforma de lançamento, o que demandou um planejamento detalhado para a coleta, armazenamento, tratamento e destinação adequada de resíduos orgânicos, recicláveis e não recicláveis.

Foram seguidas as práticas do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes (PGRSE), em conformidade com as diretrizes do Licenciamento Ambiental, para minimizar impactos ambientais, incluindo a trituração e o armazenamento de resíduos orgânicos em freezers durante o período de navegação, a separação seletiva de recicláveis e o descarte seguro de materiais não reutilizáveis.

Os resíduos recicláveis foram classificados, armazenados em big bags e encaminhados para pontos de coleta especializados. Já o lixo orgânico foi triturado, transformado em ração animal e doado a fazendas da região. Materiais de risco, como restos de fibra óptica e combustíveis, foram lacrados e incinerados conforme as normas ambientais vigentes. Toda a operação foi acompanhada por fiscais do IBAMA.

Norte Conectado

A Infovia 02 faz parte do Programa Norte Conectado, que contempla a implementação de oito infovias nos rios da Amazônia. A EAF é responsável pela construção de seis delas, totalizando mais de 9 mil quilômetros de cabos de fibra óptica subaquáticos e investimento de cerca de R$1,34 bilhão, provenientes do leilão do 5G. A entidade já concluiu a implementação da Infovia 03, conectando Belém (PA) e Macapá (AP).

A Infovia 04 – que passa por Vila de Moura (AM), Santa Maria do Boiaçu (RR), Caracaraí (RR) e Boa Vista (RR) – teve o lançamento do cabo subaquático finalizado e encontra-se em fase de implementação da infraestrutura terrestre. Já as Infovias 05, 06 e 08 fazem parte da segunda etapa de implementação.

Sobre a EAF

A Entidade Administradora de Faixa (EAF) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por liderar a construção de seis infovias na região Amazônica, apoiar a migração do sinal dos canais abertos de TV das parabólicas tradicionais (Banda C) para as parabólicas digitais (Banda Ku) e construir redes privativas para o governo federal. A entidade é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G com as licenças da faixa de 3,5 GHz.

Você Pode Gostar

Promotora de justiça do Amazonas morre em Praia do Forte
Empresário morre ao fazer lifting facial em Fortaleza
Mulher que matou os três filhos pesquisou dias antes sobre alucinações e efeitos colaterais de remédios
Tentativa de assalto termina em morte de filho de policial, em São Paulo
Kitesurfista está desaparecido em Praia do Maranhao
Últimas notícias da Semana
Aconteceu deu no Conexaoin

Adolescente confessa assassinato de mãe brasileira em crime que choca Portugal

Rita Moraes
Rita Moraes
14 de agosto de 2026
Agosto Lilás: L’Oréal Paris e Botafogo levam treinamento contra assédio às arquibancadas do Nilton Santos
Kitesurfista está desaparecido em Praia do Maranhao
Marina Ruy Barbosa, Débora Falabella, Lázaro Ramos, Flávia Alessandra, João Vitor Silva prestigiam Vogue Celebra em Gramado
HOJE: SALVADOR RECEBE SESSÃO ESPECIAL DE ‘FUTURO FUTURO’
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Aconteceu deu no Conexaoin

Morre filho de jogador do Esporte Clube Ypiranga, do Rio Grande do Sul

6 de agosto de 2026
Aconteceu deu no Conexaoin

‘Vi ela voando’: mãe presenciou atropelamento que matou os dois filhos a caminho da escola na BR-470, em SC

4 de agosto de 2026
Aconteceu deu no Conexaoin

Policial militar e monitor de ressocialização são presos suspeitos de matar advogada dentro de casa na Bahia

4 de agosto de 2026
Aconteceu deu no Conexaoin

Pai mata esposa e seis filhos a tiros nos EUA; casa é incendiada após o crime

29 de julho de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Promotora de justiça do Amazonas morre em Praia do Forte
Empresário morre ao fazer lifting facial em Fortaleza
Edital de incubação da Incubadora da Unicamp abre inscrições
Justiça condena Petrobrás por condutas abusivas contra trabalhadora da Replan

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites