Hospital Sírio-Libanês é reconhecido como uma das 150 empresas mais inovadoras do Brasil
Hospital Sírio-Libanês (HSL) é uma das cinco empresas líderes em inovação e figura novamente entre as 150 empresas mais inovadoras no ranking Valor Inovação Brasil 2024. A conquista é um reflexo dos investimentos contínuos e grandes avanços da instituição em inovação e tecnologia. Subindo 17 posições no ranking geral neste ano, o Sírio-Libanês conquistou o 3º lugar no setor de serviços médicos. Este progresso sublinha o compromisso do hospital com a excelência em serviços de saúde e gestão operacional. “A tecnologia é uma importante parceira do profissional de saúde, apoiando-o na busca pelo melhor cuidado de forma mais rápida e precisa. No Sírio-Libanês, estamos andando a passos largos, medicina e inovação, lado a lado”, diz Fernando Ganem, diretor geral do Sírio-Libanês.
Uma das iniciativas que endossa a ascensão da instituição no ranking foi a criação da Alma Sírio-Libanês, um hub de inovação em saúde que integra tecnologia e criatividade para desenvolver soluções, produtos digitais e fomentar novos negócios. O Sírio-Libanês também foi pioneiro na realização da primeira cirurgia com dados visualizados em 3D em óculos de realidade mista para remoção de tumor. Foi inédita a incorporação deste tipo de tecnologia no processo de planejamento prévio e na execução do procedimento, com imagens digitais projetadas sobre o campo de visão real do cirurgião.
Não se trata apenas do uso dos óculos durante a cirurgia, mas de toda a jornada de informações personalizadas do paciente para gerar as informações 3D disponíveis no momento da cirurgia para a equipe médica. As imagens, processadas em um software desenvolvido pela Garagem de Inovação da Alma Sírio-Libanês, possibilitaram à equipe médica a visualização da tomografia do pulmão em 3D através dos óculos, permitindo a percepção real de profundidade, com as estruturas pulmonares do paciente e o tumor isolados e demarcados com detalhes difíceis de visualizar em uma tela bidimensional. Isso apoiou a discussão do caso, reduzindo o tempo de procedimento e permitindo uma melhor precisão.
Outro projeto que evidencia o comprometimento da instituição com a inovação foi o teste da primeira ambulância conectada com tecnologia 5G exclusiva para cardiologia. O veículo equipado dinamiza o atendimento médico à população, ao monitorar e compartilhar os procedimentos e resultados que estão sendo realizados ainda em trânsito, permitindo a discussão do caso com a equipe multiprofissional que atenderá o paciente no Pronto Atendimento Cardiológico da instituição. Durante testes realizados com o Departamento de Emergência Cardiológica do hospital, a ambulância 5G alcançou uma redução sem precedentes de 27 minutos no tempo de resposta.
Um exemplo de tecnologia aliada à saúde é o programa de Saúde Corporativa, que transforma os parâmetros atuais de gestão hospitalar e saúde suplementar, demonstrando a importância da inovação e prevenção. A partir dos dados de uma pessoa, acompanhamos sua história de vida, trabalhando para prevenir que doenças apareçam e progridam.
Já a criação do Health Lake, por exemplo, possibilita uma melhor capacidade de análise das tendências em saúde populacional, amplia oportunidades em intervenções de saúde e potencializa o Open Health. A utilização da metodologia ágil no hospital facilita os processos de mudança, criando times multiáreas e multidisciplinares com autonomia para desenvolver e implantar soluções.
Entre os principais projetos, destacam-se: CareGaps, uma solução de IA para cuidar melhor da comunidade; Agenda Inteligente, que busca eficiência operacional; e o App do Paciente, que oferece telemedicina 24/7 e outras funcionalidades.
“A visão estratégica do Sírio-Libanês contempla uma cadeia integrada com foco em maior entrega de valor para seus pacientes. Isso se traduz em iniciativas que visam mudar processos para gerar mais eficiência não só para a nossa instituição, mas para todo o ecossistema da saúde, tanto pública como privada, para aprimorar o sistema de saúde e a sustentabilidade do setor”, conclui Paulo Nigro, CEO do Hospital Sírio-Libanês.
Sobre o ranking Valor Inovação Brasil 2024
Considerada referência nacional nas práticas de inovação em grandes corporações, a pesquisa do Prêmio Valor Inovação Brasil é realizada pela Strategy&, consultoria estratégica da PwC, em parceria com o jornal Valor Econômico e com o apoio da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei). A edição de 2024 marca o 10º aniversário da premiação e trará uma avaliação renovada, baseada em quatro pilares: planejamento, execução, resultados e reconhecimento.
O ranking de 2024 apresenta as 150 empresas mais inovadoras do Brasil em 25 setores de atuação. As 10 primeiras empresas no ranking geral serão premiadas, assim como as líderes de cada um dos 25 setores. Além disso, as cinco primeiras empresas de cada setor aparecem no ranking setorial, com a primeira colocada de cada setor sendo especialmente reconhecida.
O ranking deste ano reforça a capacidade das organizações de promover a inovação em meio a expectativas crescentes sobre sustentabilidade e a adoção de tecnologias disruptivas, como a inteligência artificial generativa. A pesquisa destaca estratégias sólidas que consideram não apenas o aspecto digital, mas também a adaptabilidade e transformação da força de trabalho e dos modelos de negócio.
Sobre o Sírio-Libanês
A Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, instituição filantrópica que em 2021 completou 100 anos, trabalha diariamente para oferecer e compartilhar com a sociedade uma assistência médico-hospitalar de excelência, sempre com um olhar humanizado e individualizado em mais de 60 especialidades. Um trabalho reconhecido desde 2007 com o selo da Joint Commission International (JCI), o órgão mais importante do mundo em controle da qualidade hospitalar. O Sírio-Libanês mantém o compromisso assumido em 1921 por suas fundadoras e realiza iniciativas sociais em quatro pilares: Integração com a Comunidade, Ambulatórios de Filantropia, Instituto Sírio-Libanês de Responsabilidade Social e Projetos de Apoio ao SUS. Desde 2003, por meio do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, a instituição contribui para o desenvolvimento de profissionais da saúde regidos pela ética e capacitados para prestar um atendimento baseado em boas práticas, além de contribuir com o desenvolvimento científico por meio de parcerias, estudos e pesquisas nacionais e internacionais. Atualmente, a instituição oferece programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, programas de residências médicas e multiprofissionais, cursos de atualização (continuados e de curta duração), Ensino a Distância (EAD), estágios, seminários e reuniões científicas. O Sírio-Libanês foi pioneiro na criação de programas de Saúde Populacional, que unem empresas, operadoras e time de Atenção Primária no cuidado qualificado e acompanhamento da saúde, ajudando na gestão do benefício do plano de saúde e melhorando a qualidade de vida e a produtividade de profissionais. Atualmente, o Sírio-Libanês está presente com dois hospitais e cinco unidades em São Paulo e Brasília. Saiba mais em nosso site.
Deixe um comentário