Na madrugada deste domingo (15), um integrante da equipe de apoio da escola de samba União de Maricá foi vítima de um acidente com um carro alegórico na Marquês de Sapucaí. Itamar de Oliveira, de 65 anos, precisou ser submetido a uma cirurgia para restabelecer a vascularização da perna, que foi prensada na grade da frisa do Setor 12.
Atualmente, após o procedimento, Itamar está em recuperação pós-operatória no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio. O procedimento foi realizado por uma equipe multidisciplinar que contava com 16 profissionais das áreas de cirurgia vascular e ortopedia, com o intuito de restabelecer a vascularização do membro e também realizar a fixação das fraturas dos membros inferiores.
Para quem não acompanhou, com o objetivo de evitar o risco de estourar o tempo, a sexta escola a desfilar no segundo dia da Série Ouro na Marquês de Sapucaídecidiu acelerar o ritmo para chegar à Apoteose. Entretanto, o último carro alegórico acabou batendo na grade da frisa do Setor 12. Em seguida, os profissionais da equipe de apoio tentaram manobrar a alegoria, mas os foliões que estavam no local gritaram para avisar que havia um homem preso debaixo do carro.
No acidente, além de Itamar, outras duas pessoas ficaram feridas. Rodrigo de Oliveira Carvalho, de 40 anos, teve entorse no tornozelo direito e foi levado ao Hospital Miguel Couto para exames complementares. Além deles, Ivan Simão Matias, de 56 anos, foi atropelado e teve lesões superficiais, sendo liberado no posto de atendimento da Sapucaí. No meio da multidão, algumas pessoas passaram mal depois do acidente e precisaram de atendimento no posto médico da Sapucaí.
As três vítimas ficaram prensadas contra a grade da frisa do setor 12. Rodrigo Carvalho relatou que seu pé havia ficado preso. Com isso, a correria começou entre integrantes da escola para tentar fazer com que o carro deixasse de pressioná-lo. Outro envolvido no acidente conseguiu pular para dentro da frisa. No entanto, Itamar de Oliveira só foi capaz de se soltar após a retirada da alegoria, quando caiu no chão, com a perna ensanguentada.
No momento do acidente, muitos componentes da escola estavam próximos ao portão para conferir se a Unidos de Maricáconseguiria concluir o desfile sem estourar o cronômetro, o que acabou não acontecendo, já que o carro bateu na grade justamente no ponto onde o portão seria fechado.
Outro incidente também fez com que a escola não conseguisse terminar no tempo esperado. Na ocasião, houve um princípio de incêndio no segundo carro a chegar à dispersão, o que fez com que muitos integrantes permanecessem por perto acompanhando a retirada dos componentes do veículo.

