Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: GSH Banco de Sangue de Salvador faz um alerta para que as pessoas doem sangue antes de viajar
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Ultimas Notícias

GSH Banco de Sangue de Salvador faz um alerta para que as pessoas doem sangue antes de viajar

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 11 de julho de 2023
Compartilhar
Compartilhar

O período de férias escolares é sempre uma oportunidade para desfrutar de viagens em família e que realmente deve ser aproveitado. Porém, é também quando os Bancos de Sangue pelo país mais sofrem com a queda nas doações, em razão do afastamento dos doadores.

Somados a este fator, as chuvas e o aumento das doenças respiratórias típicas da estação contribuem para o impacto nos estoques. “No mês de julho nossos postos de coleta ficam quase vazios, pois muitas pessoas viajam e esquecem de colocar na agenda a doação de sangue. Já entre as pessoas que ficam na cidade, muitas enfrentam dificuldade de locomoção em dias de chuva ou estão inaptas a doar por causa das doenças respiratórias, como gripe e resfriado”, explica Érica Santa, líder de captação do GSH Banco de Sangue de Salvador.

Érica observa ainda que é justamente nesse período do ano que aumentam as demandas por transfusão de sangue em razão dos acidentes de trânsito nas estradas. Segundo informações do Portal do Trânsito, a Polícia Rodoviária Federal já iniciou a “Operação Férias Escolares”, que segue até o final do mês, com o objetivo de zelar pela segurança e bem-estar dos viajantes.

Por isso, o GSH Banco de Sangue de Salvador faz um alerta para que as pessoas que estão na cidade, e se encontram aptas, doem sangue. “Se forem viajar, façam a doação antes, pois o processo é muito rápido e não dói. É possível doar sangue e viajar logo em seguida”, enfatiza a líder de captação.
Atualmente, os estoques sanguíneos da unidade estão 60% abaixo do nível ideal, um índice considerado muito crítico. Todos os tipos sanguíneos são necessários neste momento, porém, os tipos O-, O+ e A- são os que estão mais em falta. O GSH Banco de Sangue de Salvador atende a 7 hospitais na região, fornecendo bolsas de sangue aos pacientes que estão internados e precisam de transfusão para se recuperarem.

A instituição funciona diariamente, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Av São Rafael, 2152, São Marcos, telefones: (71) 3281-6295 | WhatsApp: (71) 99718-8708.
Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente, observando os requisitos abaixo.

Requisitos básicos para doação de sangue:

  • Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas.
  • Não é necessário estar em jejum;
  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
  • Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 7 dias;
  • Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;
  • Não ter diabetes em uso de insulina;

Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Critérios específicos para o Coronavírus:

  • Pessoas com diagnostico ou suspeita de Covid, deverão aguardar 10 dias após completa recuperação e sem o uso de medicamentos;
  • Pessoas com teste positivo para Covid sem sintomas deverão aguardar por 10 dias após a data da coleta do exame;
  • Se teve contato com paciente positivo ou com suspeita de COVID-19 e/ou realizou isolamento voluntário ou por orientação médica aguardar 10 dias após o último contato/término do isolamento;
  • Aguardar 48h caso tenha tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenha tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen.

Você Pode Gostar

Ceará se consolida como um dos principais polos da moda brasileira e transforma tradição industrial em estratégia para o futuro
Walt Disney World celebra o Mês da Herança Hispânica e Latino-Americana 2026
Azul comemora 10 anos de operação em Portugal com mais de 2,5 milhões de Clientes transportados
Motel Xperience transforma espaço de mais de 300m² em uma suíte completa de motel na Equipotel 2026
Avião Solidário da LATAM transporta loba-guará Conceição de Brasília a São Paulo para programa de conservação
Últimas notícias da Semana
Geral

Bilionário compra madeireira na Amazônia com objetivo de fechá-la

Rita Moraes
Rita Moraes
20 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Ultimas Notícias

Avião Solidário da LATAM transporta loba-guará Conceição de Brasília a São Paulo para programa de conservação

15 de setembro de 2026
Ultimas Notícias

CASACOR Rio: Gisele Taranto assina a Casa Brastemp com foco no morar carioca e inovação; veja fotos da geladeira estilizada

14 de setembro de 2026

Open House Sub-Zero no Brasil

11 de setembro de 2026
Deu o que falar...Ultimas Notícias

Cerâmica molda novos objetos para a casa

9 de setembro de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Bilionário compra madeireira na Amazônia com objetivo de fechá-la
Keeta abre a Semana Nacional do Trânsito com evento sobre mobilidade segura em parceria com CET
MPT processa Rico Melquíades por assédio eleitoral e pede indenização de R$ 5 milhões
Feira na Itália deve gerar R$ 20,6 milhões para empresas apoiadas pela Assintecal

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites