Fundador do Telegram, Pavel Durov é preso na França, diz mídia local
Pavel Durov nasceu na Rússia. Em 2013, fundou o Telegram com seu irmão Nikolai Durov
O bilionário Pavel Durov, fundador e CEO do aplicativo de mensagens Telegram, foi preso neste sábado, 24, na França, segundo a imprensa local.
Ele havia acabado de chegar do Azerbaijão e foi detido quando descia de seu jato particular na pista do aeroporto de Le Bourget, nos arredores de Paris.
O magnata da tecnologia de 39 anos teria sido preso por volta das 20h, horário native, acompanhado de seu guarda-costas.
De acordo com jornais franceses, havia um mandado de busca contra Durov, emitido com base em uma investigação preliminar.
A Justiça considera que a ausência de moderação e cooperação com as autoridades, em relação às ferramentas oferecidas pelo Telegram, torna Durov cúmplice de tráfico de drogas, crimes contra crianças e fraudes, dizem as notícias.
A embaixada da Rússia na França afirmou à agência de notícias estatal russa Tass que não foi contatada pela equipe de Durov após os relatos da prisão, mas que está tomando “medidas imediatas” para esclarecer a situação.
A agência Reuters procurou o Telegram para um posicionamento, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. O Ministério do Interior francês e a polícia também não comentaram.
Deixe um comentário