ConexãoIn


Espro realiza em Porto Alegre curso profissionalizante gratuito para Refugiados e Migrantes

 

O Espro (Ensino Social Profissionalizante), associação filantrópica especializada na inclusão de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, volta a promover em Porto Alegre uma turma do seu projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) exclusiva para refugiados e/ou migrantes de 14 a 22 anos de idade. O curso gratuito, voltado à capacitação profissional, terá início em 15 de abril e vai até 20 de junho, com sessões ministradas no período da manhã, de segunda a sexta-feira.

 


A iniciativa integra os compromissos do Espro enquanto membro do Fórum Empresas com Refugiados, em colaboração com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Parceiro do Espro na ação, o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) realiza a indicação de jovens para o curso, além de oficinas. Os participantes terão acesso a auxílio-transporte, lanche, uniforme e kit escolar.

Assim como nas turmas anteriores, os conteúdos serão ministrados em português, com material didático em espanhol para apoiar na aprendizagem dos jovens. Além dos materiais didáticos sobre competências e habilidades para o mundo do trabalho, os participantes terão imersões em aspectos culturais, sociais e históricos do Brasil.

“Ser um jovem refugiado ou migrante no Brasil potencializa os desafios de empregabilidade, como reconhecimento das qualificações, preconceito, discriminação e idioma”, observa Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro. “Uma pesquisa realizada em 2023 numa parceria entre a Colettivo, a Belgo Arames e a ACNUR identificou um índice de 56% de desempregados entre refugiados no Brasil. É fundamental que apoiemos a inclusão digna dessas pessoas no país, estimulando sua capacitação e sua integração social”.

Na etapa de conclusão dos treinamentos, os jovens participantes serão incentivados a inscrever seus currículos no banco de talentos do Espro, para que possam buscar oportunidades de primeiro emprego como jovens aprendizes.

Sobre o Espro

O Espro (Ensino Social Profissionalizante) atua na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho, por meio da socioaprendizagem, oferecendo uma extensa jornada gratuita, que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho (patrocinados ou personalizados para nossos parceiros) e segue no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio. Dessa forma, a entidade colabora com cinco dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.

O objetivo principal do Espro é permitir aos jovens do Brasil desenvolver seus talentos para que assumam o protagonismo da construção do seu futuro e de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.

Em 45 anos de existência, a entidade encaminhou 580 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego e realizou 1.2 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a vida e o ambiente na jornada destes jovens e das comunidades onde vivem.

As empresas e parceiros do Espro têm acesso a um portfólio completo de soluções de recrutamento de jovens com a finalidade de transformar a sociedade por meio de projetos de impacto social idealizados para cada uma de suas necessidades.

O Espro tem 8 filiais e 55 núcleos regionais espalhados pelo Brasil, alcançando 1.067 municípios, capacitando anualmente mais de 40 mil jovens por meio dos programas e projetos. Para ampliar sua capilaridade nacional, a entidade criou a Rede de Aprendizagem Espro (RAE) que estabelece alianças com outras organizações para fazer o acolhimento dos jovens de forma colaborativa, por meio do seu Sistema de Aprendizagem (SAE).

Informações para a imprensa:

2PRÓ Comunicação

Carolina Mendes – carolina܂mendes@2pro܂com܂br

Guilherme Kamio – guilherme܂kamio@2pro܂com܂br

Beatriz Justino – beatriz܂justino@2pro܂com܂br

Sobre o SJMR

Organizado em 50 países e especializado em migração, deslocamento forçado e refúgio, o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), há mais de 20 anos no Brasil, tem beneficiado milhares de pessoas com a prestação de serviços gratuitos, intervenções emergenciais, proteção, projetos de educação, integração, apoio psicossocial e pastoral.

A instituição atua em favor de um maior acolhimento e hospitalidade da sociedade brasileira aos migrantes e refugiados, promovendo e protegendo sua dignidade e direitos, acompanhando seu processo de inclusão e autonomia.

 

O Serviço busca promover e proteger a dignidade e os direitos de migrantes e refugiados vulneráveis no Brasil, acompanhando seu processo de inclusão e autonomia, incidindo na sociedade e no poder público para que reconheçam a riqueza da diversidade humana.

 

No Brasil, atualmente, o SJMR conta com seis escritórios, com sede em: Boa Vista (RR), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), São Leopoldo (RS); e presença em: Manaus (AM) e São José (SC).

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 08/04/2024