ConexãoIn


Conheça a fintech que está ‘atrapalhando’ a vida dos bancos

Foto: Condolivre
Na gestão de condomínios, a eficácia na administração financeira é essencial para garantir o funcionamento e a manutenção apropriada das instalações. Essa responsabilidade é do síndico, às vezes morador, às vezes profissional, que tem a incumbência de zelar pelo patrimônio de moradores.
Além de lidar com a pressão do dia a dia, do relacionamento com fornecedores, gestão de funcionários, e prestação de contas aos moradores, o síndico tem que ser especialista em muitas áreas, entre elas as finanças.
São condôminos que não estão em dia, fornecedores que não possuem flexibilidade de pagamento e moradores que não querem taxas extras. Pensando nisso, o empréstimo financeiro se destaca como uma ferramenta para que os síndicos lidem com os desafios inesperados do setor.
De acordo com dados do Habitissimo, guia com informações condominiais, o valor médio cobrado por uma reforma predial gira em torno de R$ 3.500 o m² e nem sempre elas são previsíveis.

E é para resolver essa demanda que nasceu a Condolivre, uma fintech dedicada a fornecer empréstimos para condomínios de forma rápida e sem burocracia, para manutenções e melhorias prediais. Com menos de quatro anos no mercado, a empresa já acumula diversos cases de sucesso, mais de 20 mil condomínios em carteira e R$ 12 milhões em rentabilidade.
“Síndicos frequentemente se deparam com desafios financeiros imprevistos, como reparos urgentes, inadimplência de taxas ou até mesmo a necessidade de atualizações de infraestrutura, como por exemplo individualização de água. Esses obstáculos podem comprometer o equilíbrio financeiro e afetar diretamente a qualidade de vida dos moradores condominiais”, afirma Henrique Rusca, CEO da fintech.

 

Além dos serviços financeiros, o foco da empresa é a segurança e estabilidade dos condomínios. Os condomínios podem investir em equipamentos de segurança avançados, como a instalação de sistemas de vigilância modernos, a contratação de equipes de segurança qualificadas e a implementação de virtualização de controle de acesso.

 

A recente interdição pela Defesa Civil de um prédio com 133 apartamentos na Praia Grande, Litoral de São Paulo, após um colapso estrutural que exigiu a evacuação do edifício, ressalta essa visão dos riscos enfrentados quando a manutenção das instalações é negligenciada.
“O acesso a empréstimos permite que síndicos adotem uma abordagem proativa na mitigação de riscos e no planejamento estratégico”, diz. “Ao antecipar necessidades futuras e investir em soluções preventivas, eles podem evitar custos mais elevados a longo prazo e garantir a sustentabilidade financeira”, completa Henrique.

 

Sobre a Condolivre

 

A Condolivre é uma fintech de soluções financeiras para o universo dos condomínios. As soluções da Condolivre englobam crédito consignado, crédito para condomínios e antecipação de notas fiscais. Neste último caso, a empresa já conseguiu alcançar a marca de mais de 40 milhões em notas antecipadas. Esse serviço permite que fornecedores tenham acesso rápido a fundos necessários para garantir fluxo de caixa em situações críticas.

 

Alguns dos diferenciais da empresa são: Inteligência Artificial nas sugestões de precificação dinâmica, integração total com sistemas de contas a pagar (ERP) ou RH/DP, aprovações e conciliações 100% digitais​, operação fluida via WhatsApp ou plataforma (desktop, tablet e celular) e onboarding personalizado para cada Administradora.

POR: Rita Moraes
Publicado em 27/04/2024