Em parceria com a Bienal do Livro Bahia, Salvador Shopping promove evento gratuito no próximo domingo, 21/04

Em parceria com a Bienal do Livro Bahia, Salvador Shopping promove evento gratuito no próximo domingo, 21/04

 

 

Anderson Shon: escritor, poeta, educador, quadrinista e super-herói nas horas vagas. Autor dos livros “Um Poeta Crônico” (2013), “Outro Poeta Crônico” (2019), “A Despedida do Super Futuro” (2020), “Quando As Borboletas Saem do Casulo” (2023) e da HQ “Estados Unidos da África”, tem participação nas coletâneas de contos “Artistas Liberais” (2019) e “Tudo É Verdade, Menos Aquela Parte” (2022). Já teve seus textos passeando pelo site Jovem Nerd, Mundo Negro, Correio Nagô, etc.

Dandê Azevedo: preto, cantor lírico e popular, poeta, modelo. Dandê é um musicista, que já participou de Óperas como Dido e Enéias, Flauta Mágica, Dulcinéia e Trancoso e a própria Ópera dos Terreiros que retrata as religiões de matrizes africanas, bem como shows particulares, como por exemplo, TEDx. Recentemente, participou da Turnê da Liberdade com o NEOJIBA, se apresentando em diversos teatros pelo Norte e Nordeste, incluindo o aclamado Teatro Amazonas, em Manaus. Busca trazer na sua trajetória a ancestralidade, a resistência e a força através da música.

 

 

Deko Lipe: soteropolitano, ator, escritor e criador de conteúdo no Primeira Orelha, onde fala sobre literatura infantil, infantojuvenil e com representatividade LGBTQIAP+. É autor do livro “Meus pais e eu” (2019) e “O brincoder de Pepe” (2022), além de ter participações nas coletâneas “Vozes Nordestinas” (2021), “Gordes” (2021), entre outras, e contos publicados na Amazon.

Elisio Lopes Jr: roteirista, dramaturgo e diretor artístico. Autor de mais de 20 textos teatrais montados no Brasil. Seu último espetáculo foi o musical ‘A Peleja da Santa Dulce dos Pobres’ (2023) e ‘Dona Ivone Lara – Um sorriso negro’ (2018/2019). Na TV assinou o roteiro de programas de TV como Esquenta (Rede Globo) e Espelho (Canal Brasil). No cinema assina o roteiro de vários curtas como “Como as nuvens são”, do longa Medida Provisória junto com Lusa Silvestre e Aldri Anunciação, dirigido por Lázaro Ramos, e do longa “Ó paí ó 2”. Atualmente é roteirista contratado da Rede Globo. Na Literatura já lançou três livros: Carne Fraca pela Editora Casa de Jorge Amado, Trilogia da Noite, Editora Giostri e Monocontos, Editora Malê.

Gabriele Carvalho: 22 anos é criadora de conteúdo de livros e cultura pop. Fala sobre livros, séries e filmes e traz um conteúdo que varia entre curiosidades, memes, críticas de filmes e séries e resenhas de livros. O “Livros, Séries e Brigadeiro” surgiu em 2018, após a vontade de compartilhar sobre as suas leituras, filmes e séries. Seu foco é criar o conteúdo que gostaria de consumir e tentar trazer um impacto positivo em sua comunidade. @livrosseriesbrigadeiro.

Lorena Ribeiro: nascida em Salvador, a historiadora e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Autora do livro “O avesso da raça: Escravidão, abolicionismo e racismo entre os Estados Unidos e o Brasil” e de “Temores da África: segurança, legislação e população africana na Bahia oitocentista”, ganhador do prêmio Thomas Skidmore em 2019. É colunista do Nexo Jornal. Idealizadora do projeto Passos entre Linhas, e com ele tem como foco a divulgação de autores da Bahia, principalmente autoras negras. É também idealizadora do projeto Lendo a Bahia (incluindo o clube de leitura de mesmo nome).

Marcos Cajé: Mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela Universidade Federal do Recôncavo. Pedagogo e idealizador do termo literário Afrofantástica. Premiado pela El Nevado Solidário de Oro, uma premiação Argentina, criada por Rulo Ortubia, ano 2021. Escritor de vários livros infantojuvenil.

Mario Omar: contador de histórias e pesquisador da tradição oral. Angoleiro, Pedagogo, brincante, fazedor de histórias e tecelão de sonhos. Amante das africanidades e da cultura popular brasileira, convida a todos para escutar um bom conto.

Ricardo Ishmael: atualmente um dos nomes mais conhecidos da literatura infantojuvenil na Bahia, o autor tem se especializado na escrita para as infâncias desde o ano 2020, quando lançou o seu primeiro livro infantojuvenil, “A Princesa do Olhinho Preguiçoso”. Nas obras seguintes do autor, “O Menino de Asas Invisíveis” (2021) e “Deu a Louca na Bicharada” (2022), também infantojuvenis, Ishmael aborda temas fundamentais para o letramento racial e a compreensão do respeito à diversidade. Durante a Bienal do Livro Bahia, Ishmael fará o pré-lançamento do seu quinto livro: “Por que as nuvens choram?” traz mais um tema de grande relevância social: a exposição de crianças à violência doméstica. O escritor propõe o debate sobre o fortalecimento das redes de apoio à infância e às mulheres vítimas de agressão.

Vovó Cici: a mestra griô mantém vivas as tradições afro-brasileiras através da contação de histórias. É doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia; e tida como a maior contadora de histórias do século 20. Mantém o legado de formar e inspirar milhares de narradores em todo mundo, suas contribuições para a tradição oral são fundantes para entendermos a narração contemporânea atualmente.

Share this post