|
|
|
Foto de Alex Gonçalves Fotos da Abertura: https://drive.google.com/drive/folders/1WKiZ8CGgyWkCiVJ8VIbcGSQ08IadztfK |
|
|
|
Na noite deste último sábado, aconteceu a cerimônia de abertura da primeira edição do BONITO CINESUR – FESTIVAL DE CINEMA SUL-AMERICANO com a apresentação da atriz Dira Paes no palco do Auditório Kadiwéu, no Centro de Convenções de Bonito. Com sala lotada, “Alma do Brasil”, média-metragem de 1932 com direção de Líbero Luxardo, teve projeção acompanhada pela Orquestra Prelúdio, sob regência do maestro Eduardo Martinelli.
Além do Diretor Geral do BONITO CINESUR – FESTIVAL DE CINEMA SUL-AMERICANO Nilson Rodrigues, estiveram presentes no evento o Diretor de Cultura Lelo Marchi (representando o Prefeito de Bonito Josmail Rodrigues), o deputado Vander Loubet (responsável pela emenda parlamentar para patrocinar o festival), a Gerente da unidade Sesc Lageado e representante da Federação do Comércio do Mato Grosso do Sul – Fecomércio Cirlene Cruz (que patrocina o festival por intermédio do SESC-MS) e o Representante da Federação da Indústria do Mato Grosso do Sul – FIEMS e Superintendente Régis Pereira Borges, patrocinador do festival por meio do SESI Cultura. O ator carioca Thiago Lacerda foi presença ilustre no público.
Dira Paes é de Abaetetuba, Pará. Com uma carreira premiada marcada por grandes colaborações, Dira Paes é também reconhecida por seu talento e versatilidade como atriz. No cinema, esteve em sucessos comerciais e críticos como “2 Filhos de Francisco: A História de Zezé di Camargo & Luciano”, “Amarelo Manga”, “Corisco & Dadá” e “Pureza” (pelo qual recebeu neste ano o troféu de Melhor Atriz no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro). Na teledramaturgia, participou do elenco central de marcos contemporâneos como “Salve Jorge”, “Velho Chico” e “Pantanal”.
Em entrevista para a repórter Aletheya Alves, do canal Lado B (do jornal Campo Grande News), Dira Paes defendeu que no BONITO CINESUR – FESTIVAL DE CINEMA SUL-AMERICANO “você vai ter uma reverência a América do Sul que não tem em nenhum outro festival do Brasil. Isso cria um diferencial, uma irmandade e possibilidade de dialogar, de se relacionar com os países que são nossos países hermanos”. Sempre comprometida com uma arte que prestigia diferentes vozes, Dira falou ao jornalista e crítico de cinema Bruno Carmelo, do site e canal Meio Amargo, sobre o importante papel social que um festival como o BONITO CINESUR – FESTIVAL DE CINEMA SUL-AMERICANO cumpre. “Eu acho que o festival faz um fomento que não é somente sobre cinema. É sobre a vida do local, sobre as origens, sobre as culturas locais diversas, sobre unir pessoas distantes desses países, desses Brasis. O cinema fala muito mais sobre uma antropologia social, cultural, do que sobre audiovisual. Esta é a função de um festival de cinema.“ O festival, que acontece gratuitamente até o dia 11 de novembrono Centro de Convenções e na Câmara Municipal da cidade de Bonito – MS, oferecerá premiação em dinheiro e o Troféu Pantanal para os melhores filmes escolhidos por um Júri Oficial e pelo voto do público no Júri Popular nas categorias: melhor longa sul-americano, melhor curta sul-americano e melhor filme sul-mato-grossense. |
|
|
|
Thiago Lacerda (Foto de Diego Cardoso dos Santos) |
|
Dividido em cinco categorias, a programação contará com seis títulos na mostra competitiva Longa-Metragem Sul-Americano: “Lucette” (de Mburucuya Fleitas e Oscar Ayala Paciello); “La pampa” (de Dorian Fernández Moris); “Green Grass” (de Ignacio Ruiz); “El visitante” (de Martin Boulocq); “La bruja de Hitler” (de Virna Molina e Ernesto Ardito); e o brasileiro “Mais Pesado É O Céu” (de Petrus Cariry).
Já na mostra Curta-Metragem Sul-Americano, os títulos são “Sigma” (Allan Riggs e Rubens Sant’Ana), “Milonga de espino” (Álvaro Leivas), “Vias” (Pablo Agustin Richards), “Yigayo yuwuerane” (Ross Dayana López), “Piedra dura” (Rommel Villa) e “Estrellas del desierto” (Katherina Harder). As suas exibições serão precedidas das obras da mostra Longa-Metragem Sul-Americano.
Outra mostra competitiva é a Filmes Sul-Mato-Grossenses, composta por “Planuras” (Mauricio Copetti), “Adão e Eva do Pantanal Sul” (Ara Martins), “Cordilheira de Amora II” (Jamille Fortunato), “As Marias” (Dannon Lacerda), “La plata ivygu – Enterros e Guardados” (Paulo Alvarenga Isidorio e Marcelo Felipe Sampaio), “Cativo” (Albano Pimenta), “De Tanto Olhar o Céu Gastei Meus Olhos” (Nathália Tereza), “A Outra Margem” (também de Nathália Tereza) e “A Dama do Rasqueado” (Marinete Pinheiro).
Para finalizar, há duas mostras paralelas. A Animasur é uma seleção de animações em curta-metragem voltada sobretudo para os públicos infantil e infantojuvenil, com quatro delas preparadas com recursos de acessibilidade. Já a Mostra Ambiental é representada por documentários e obras de ficção cujas temáticas estão relacionadas ao meio-ambiente.
“Inocência”, dirigido por Walter Lima Jr., será um dos destaques da programação deste domingo, 5 de novembro, em projeção batizada como Memória BonitoCineSur. Produzido em 1983 por Lucy e Luiz Carlos Barreto, o drama, adaptado do romance homônimo de Visconde de Taunay, é ambientado no Brasil imperial e acompanha um médico itinerante ao conhecer uma moça com malária, por quem se apaixona, sendo correspondido.
O diretor do Festival, Nilson Rodrigues, ressalta que “quer que o evento seja um espaço de encontro da melhor produção cinematográfica da América do Sul e também o ambiente para discutir os nossos mercados, as dificuldades que enfrentamos para termos acesso às nossas cinematografias. A ideia é contribuir para construir alternativas.”
O curador da Mostra de filmes sul-americanos de longa e curta-metragem, José Geraldo Couto, afirma que “a importância deste novo festival é enorme, por tornar a cidade de Bonito (e o estado do Mato Grosso do Sul) um polo importante de difusão e debate da produção cinematográfica contemporânea do continente. O MS está praticamente no centro da América do Sul, fazendo fronteira com a Bolívia e o Paraguai, o que faz dele uma região particularmente apropriada para a veiculação de obras e o intercâmbio de experiências dos realizadores cinematográficos do continente.”
Para complementar, José Geraldo aponta que “a busca pela diversidade temática e estética foi tão importante quanto a exigência de qualidade artística” na escolha das obras selecionadas. O curador afirmou ainda que “os filmes selecionados acabaram se impondo justamente por combinar relevância temática e excelência na realização cinematográfica. Em termos de tema, estão presentes questões candentes da atualidade: políticas, sociais, étnicas, de gênero, etc. Mas esses assuntos são abordados das mais diversas maneiras, e essencialmente cinematográfico, variando do drama ao suspense, do documentário ao fantástico.”
Além das Mostras de filmes, o evento contará com ampla programação com atividades formativas, fóruns de discussões sobre mercado de cinema e audiovisual na América do Sul, encontro com produtores e realizadores, oficinas de roteiro, de elaboração de projetos audiovisuais e de coprodução internacional e shows com convidados muito especiais. |
|
|
|
|
Confira a programação na íntegra a seguir, no site ou nas redes sociais: |
|
|
DOMINGO, 5 DE NOVEMBRO |
|
AUDITÓRIO KADIWÉU – CENTRO DE CONVENÇÕES DE BONITO
18h – MOSTRA COMPETITIVA FILMES SUL-MATO-GROSSENSES ADÃO E EVA NO PANTANAL SUL
MOSTRA COMPETITIVA LONGA-METRAGEM SUL-AMERICANO |
|
|
|
8h30 – MOSTRA ANIMASUR – SESSÃO CURTAS – INFANTIL (Classificação: L)
CÂMARA MUNICIPAL DE BONITO 8h – DEBATES
AUDITÓRIO KADIWÉU – CENTRO DE CONVENÇÕES DE BONITO 14h30 – MOSTRA ANIMASUR – SESSÃO CURTAS – INFANTIL (Classificação: L)
SALA MULTIUSO – CENTRO DE CONVENÇÕES DE BONITO 14h às 18h – Oficina de ELABORAÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS (somente para inscritos) AUDITÓRIO KADIWÉU – CENTRO DE CONVENÇÕES DE BONITO 18h – MOSTRA CINEMA AMBIENTAL 20h – MOSTRA COMPETITIVA CURTA-METRAGEM SUL-AMERICANO
Exibição do filme LA PAMPA |
|
|
|
8h30 – MOSTRA ANIMASUR – SESSÃO CURTAS – INFANTOJUVENIL (Classificação: L) CÂMARA MUNICIPAL DE BONITO 8h – DEBATE DAS MOSTRAS COMPETITIVAS LONGA E CURTA SUL-AMERICANO com José Geraldo Couto e equipes dos filmes MILONGA DE ESPINO e LA PAMPA
AUDITÓRIO KADIWÉU – CENTRO DE CONVENÇÕES DE BONITO 14h30 – MOSTRA ANIMASUR – SESSÃO CURTAS – INFANTOJUVENIL (Classificação: L) Exibição dos filmes: QUMA Y LAS BESTIAS MIKAYLA’S ADVENTURES HISTORIA DE UN OSO CAMAQUÉN EL CAPULÍ AMINATA ET LE DERNIER DES DINOSAURES
SALA MULTIUSO – CENTRO DE CONVENÇÕES DE BONITO 14h às 18h – Oficina de ELABORAÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS (somente para inscritos) AUDITÓRIO KADIWÉU – CENTRO DE CONVENÇÕES DE BONITO 18h – MOSTRA COMPETITIVA FILMES SUL-MATO-GROSSENSES 20h – MOSTRA COMPETITIVA CURTA-METRAGEM SUL-AMERICANO MOSTRA COMPETITIVA LONGA-METRAGEM SUL-AMERICANO |
|
|
|
8h30 – MOSTRA ANIMASUR – SESSÃO CURTAS – INFANTIL ACESSÍVEL (Classificação: L) CÂMARA MUNICIPAL DE BONITO 8h – DEBATES MOSTRA COMPETITIVA FILMES SUL-MATO-GROSSENSES 10h30 – Seminário “AUDIOVISUAL, TURISMO E MEIO AMBIENTE: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E PERSPECTIVAS ECONÔMICAS PARA A AMÉRICA DO SUL”
AUDITÓRIO KADIWÉU – CENTRO DE CONVENÇÕES DE BONITO 14h30 – MOSTRA ANIMASUR – SESSÃO CURTAS – INFANTIL ACESSÍVEL (Classificação: L) SALA MULTIUSO – CENTRO DE CONVENÇÕES DE BONITO 14h às 18h – Oficina de ELABORAÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS (somente para inscritos) AUDITÓRIO KADIWÉU – CENTRO DE CONVENÇÕES DE BONITO 18h – MOSTRA CINEMA AMBIENTAL 20h – MOSTRA COMPETITIVA CURTA-METRAGEM SUL-AMERICANO MOSTRA COMPETITIVA LONGA-METRAGEM SUL-AMERICANO |
|
|
|
8h30 – MOSTRA ANIMASUR – SESSÃO CURTAS – INFANTIL (Classificação: L) CÂMARA MUNICIPAL DE BONITO 8h – DEBATE DAS MOSTRAS COMPETITIVAS LONGA E CURTA SUL-AMERICANO com JOSÉ GERALDO COUTO e equipe dos filmes YIGAYO YUWUERANE e EL VISITANTE 10h30 – Seminário “FILM COMMISSION MS: REALIDADE E PERSPECTIVAS” 14h às 18h – Oficina de COPRODUÇÃO INTERNACIONAL (somente para inscritos) SALA MULTIUSO – CENTRO DE CONVENÇÕES DE BONITO 14h às 18h – Oficina de ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO (somente para inscritos) AUDITÓRIO KADIWÉU – CENTRO DE CONVENÇÕES DE BONITO 14h30 – MOSTRA ANIMASUR – SESSÃO CURTAS – INFANTIL (Classificação: L) 18h – MOSTRA COMPETITIVA FILMES SUL-MATO-GROSSENSES 20h – MOSTRA COMPETITIVA CURTA-METRAGEM SUL-AMERICANO MOSTRA COMPETITIVA LONGA-METRAGEM SUL-AMERICANO |
|
|
|
8h30 – MOSTRA ANIMASUR – SESSÃO CURTAS – INFANTOJUVENIL (Classificação: L) CÂMARA MUNICIPAL DE BONITO 8h – DEBATES MOSTRA COMPETITIVA FILMES SUL-MATO-GROSSENSES
10h30 – Seminário “COPRODUÇÃO DE CINEMA E AUDIOVISUAL NA AMÉRICA DO SUL: FOMENTO, CIRCULAÇÃO DE PRODUTOS AUDIOVISUAIS E MERCADO” 14h às 18h – Oficina de COPRODUÇÃO INTERNACIONAL (somente para inscritos)
SALA MULTIUSO – CENTRO DE CONVENÇÕES DE BONITO 14h às 18h – Oficina de ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO (somente para inscritos) AUDITÓRIO KADIWÉU – CENTRO DE CONVENÇÕES DE BONITO
Exibição dos filmes: QUMA Y LAS BESTIAS MIKAYLA’S ADVENTURES HISTORIA DE UN OSO CAMAQUÉN EL CAPULÍ AMINATA ET LE DERNIER DES DINOSAURES 16h – MOSTRA COMPETITIVA FILMES SUL-MATO-GROSSENSES 18h – MOSTRA CINEMA AMBIENTAL 20h – MOSTRA COMPETITIVA CURTA-METRAGEM SUL-AMERICANO MOSTRA COMPETITIVA LONGA-METRAGEM SUL-AMERICANO |
|
|
|
8h – DEBATES MOSTRA COMPETITIVA FILMES SUL-MATO-GROSSENSES 10h30 – Seminário “A INDÚSTRIA DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL NA AMÉRICA DO SUL: ECONOMIA CRIATIVA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA” SALA MULTIUSO – CENTRO DE CONVENÇÕES DE BONITO 14h às 18h – Oficina de ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO (somente para inscritos)
16h – MOSTRA CINEMA AMBIENTAL Exibição do filme EAMI 20h – ENCERRAMENTO | PREMIAÇÃO 21h – SHOW MUSICAL (Argentina) |
|
|
|
Realização: Associação Amigos do Cinema e da Cultura Sua experiência e capacidade técnica para o desenvolvimento e realização de atividades na área do cinema, bem como em formação, educação e cultura em geral, já foram atestadas pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal e pela Universidade de Brasília. Nilson Rodrigues: Diretor do Festival José Geraldo Couto: Curador da Mostra de filmes sul-americanos de longa e curta-metragem |
|
BONITO CINESUR – FESTIVAL DE CINEMA SUL-AMERICANO Locais de realização: Centro de Convenções e Câmara Municipal de Bonito Realização: Associação Amigos do Cinema e da Cultura Com o benefício da Lei de Incentivo à Cultura e Fundo Nacional da Cultura Apoio: Governo de Mato Grosso do Sul, Câmara Municipal de Bonito, Prefeitura Municipal de Bonito, Centro de Convenções de Bonito, Revista Piauí, Greenlight Audiovisual, Zoom Publicidade, Cinemateca Brasileira e Sociedade Amigos da Cinemateca – Organização Social Patrocínio: ANCINE – Agência Nacional do Cinema, Grupo Pereira, Fort Atacadista, Comper, Sistema FIEMS – SESI, Fecomércio MS • Sesc – Sistema Comércio, CAIXA e Ministério da Cultura do Governo Federal |


