Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: COVID-19 vitima jovem pesquisador
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Notícias

COVID-19 vitima jovem pesquisador

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 27 de maio de 2021
Compartilhar
Compartilhar

A vida de Nilton Barreto dos Santos, biomédico, que se destacava em sua profissão pelo gosto pelas pesquisas foi interrompida abruptamente pela Cobid-19. Ele deu o último suspiro dia 4 de maio, consternando familiares , colegas de trabalho e deixando uma lacuna nos estudos das sequelas dessa doença, que já matou mais 450 mil brasileiros. 

Nilton, que coincidentemente, investigava o impacto do novo coronavírus no sistema nervoso central teve parte dos tecidos do pulmão, do coração e do cérebro coletados após a morte para que a pesquisa desenvolvida por ele e seus colegas continue avançando.

A família dele autorizou a autópsia, justamente para ajudar a decifrar os mistérios de um vírus que já matou milhões em todo mundo e deixa sequelas ainda não totalmente entendidas pela ciência.

“Autorizamos a coleta do material tecidual dos pulmões, do coração e cérebro do Nilton para entender melhor essa doença. Por exemplo, por que ela está acometendo jovens sem comorbidades como ele, e evitar que outras famílias passem pelo sofrimento que estamos passando”, disse à BBC Brasil a engenheira Sâmia Maracaípe, viúva de Nilton. “Quero poder continuar o legado dele de alguma forma”, acrescenta.

Um legado de amor à pesquisa e à ciência

Nilton Barreto nasceu Em Abaetetuba, interior do Pará e mudou-se para os subúrbios da capital, Belém, onde conheceria a futura mulher Sâmia – os dois eram vizinhos e estudavam na mesma escola. Iniciaram o namoro no Ensino Médio e estavam juntos havia 16 anos.

Na capital paraense, Nilton cursou graduação e mestrado em neurociência e biologia celular pela Universidade Federal do Pará. Em 2012, mudou-se para São Paulo, onde ingressou no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP.

Foi aprovado no doutorado e em dois pós-doutorados. Ele investigava o processo de inflamação do cérebro, principalmente gerado pelo estresse, e como isso modifica o funcionamento das células, contribuindo para o desenvolvimento de doenças como a depressão.

Bolsa no exterior

O esforço com o qual se dedicava à essa pesquisa foi recompensado no ano passado: Nilton foi aprovado em um intercâmbio no hospital Mount Sinai, um dos mais prestigiados dos Estados Unidos.

Mas, infelizmente a pandemia da covid-19 mudou seus planos e a viagem, que aconteceria em janeiro de 2020, remarcada para janeiro do ano que vem, foi para outra esfera. 

#conexaoin99 

#Conectadocomanoticia 

#covid-19

#morte

#niltonbarretodosaantos

 

Você Pode Gostar

A Air Europa encerra 2025 com um faturamento superior a 3.100 milhões de euros e consolida seu projeto futuro focando em eficiência e excelência operacional
Mais de 800 mil refeições por mês: a rotina de um refeitório para trabalhadores
Com investimento de R$ 6 mi e 30 novos empregos, ICF inaugura nova sede no PTS
Governo do Estado inicia caravana de escutas sociais com foco no Plano Estadual de Juventude
Semana do Consumidor Fast Shop tem ofertas com até 50% de desconto
Últimas notícias da Semana
Aconteceu deu no Conexaoin

‘Vi ela voando’: mãe presenciou atropelamento que matou os dois filhos a caminho da escola na BR-470, em SC

Rita Moraes
Rita Moraes
4 de agosto de 2026
Tecnologia desenvolvida no Brasil amplia possibilidades na promoção da saúde preventiva
Painel El Niño 2026/2027: SGB apresenta análise e previsões para as bacias monitoradas no boletim nº 02
Consórcio Embracon lança EmbrAvance Comunidade com expectativa de impactar 5 mil jovens e educadores
*12ª edição do Bazar da RIOinclui reúne peças únicas de influenciadoras, grandes marcas, polo gastronômico e espaço infantil no Palácio da Cidade*
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Tarcísio de Freitas exalta procuradores de SP na conquista de vitórias judiciais em 50 ações contra a privatização da Sabesp

24 de julho de 2024
Notícias

Assassinato de Sonya Massey nos EUA: família acusa polícia de tentativa de encobrimento

24 de julho de 2024
Notícias

Governo Lula vai lançar oficialmente o Programa Voa Brasil

23 de julho de 2024
Notícias

Formação de jovens indígenas e articulação do Pontão de Culturas Indígenas marcam 16ª Aldeia Multiétnica

22 de julho de 2024

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Ministério da Saúde visita hospital privado que atende o SUS em Alagoinhas
Uber é investigada pelo CADE após denúncia de startup que calcula ganhos reais de motoristas por corrida
7ª Corrida do Vinho une esporte, vinho e natureza em experiência única no Vale do São Francisco
Em São Paulo, Prefeitura de Feira de Santana conclui na B3 leilão da concessão da Zona Azul

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites