Conceito de Workspace as a Service transforma o gerenciamento de obras de escritórios personalizados

Conceito de Workspace as a Service transforma o gerenciamento de obras de escritórios personalizados

Workspace as a Service (WaaS) é um modelo diferente da aquisição tradicional de escritórios, em que o ambiente de trabalho é oferecido como serviço. Nesse modelo, as empresas terceirizam a criação, gestão e operação de seus escritórios a um fornecedor especializado, que assume todo o processo, desde o design do ambiente até a manutenção contínua. Em vez de adquirirem e gerenciarem dispositivos e espaços de maneira individual, as empresas passam a consumir esses recursos como um pacote completo, incluindo equipamentos e suporte para toda a infraestrutura do ambiente de trabalho.
Além de eliminar a necessidade de um alto investimento inicial para a criação de um escritório personalizado, o modelo WaaS permite que as empresas financiem esse investimento pagando uma mensalidade fixa que abrange todos os custos. Esse valor inclui desde o aluguel e serviços de facilities até os custos de construção, que são distribuídos ao longo do contrato. Dessa forma, as empresas conseguem manter um fluxo de caixa previsível, enquanto aproveitam um ambiente de trabalho totalmente sob medida e otimizado para suas necessidades.
Com o avanço da demanda por ambientes de trabalho mais flexíveis e personalizados, este conceito vem se destacando como uma solução para o desenvolvimento e gerenciamento de escritórios sob medida. Ao comparar o gerenciamento de uma obra tradicional de escritório com o modelo WaaS, as diferenças são evidentes e refletem a mudança no setor.
“No formato tradicional, o processo de personalização de um escritório envolve diversas etapas complexas, como a contratação de diversos fornecedores até a gestão completa da obra. A empresa que opta por isso precisa lidar diretamente com cada fase, enfrentando quase sempre prazos mais longos, mais riscos de atrasos e elevação de custos”, afirma Nikolas Matarangas, CEO da Be In, empresa especializada em escritórios compartilhados de alto padrão.
Segundo ele, o modelo WaaS representa uma alternativa mais ágil e eficiente em relação ao convencional. “Isso porque a entrega do espaço de trabalho é oferecida como um serviço completo, no qual o provedor assume todas as etapas de design, construção, instalação e manutenção, além de incluir a adaptação contínua ao longo do tempo, sem a necessidade de grandes reformas ou interrupções”. Essa abordagem permite que as empresas foquem no seu core business, enquanto o espaço de trabalho é otimizado conforme as necessidades dos usuários.
Matarangas reforça que a diferença-chave entre os modelos é a centralização de todos os custos relacionados ao novo escritório em apenas 1 boleto. “Todo o processo é centralizado em uma solução integrada, que fornece o escritório ideal, seja ele customizado ou não, com total previsibilidade de custos”.

 

Para o CEO da Be In, o WaaS já está revolucionando o mercado de escritórios, trazendo flexibilidade, agilidade e inovação para o ambiente corporativo. “À medida que mais empresas adotam essa nova abordagem, a tendência é que o modelo WaaS se torne a solução padrão para aqueles que buscam espaços de trabalho personalizados e dinâmicos, sem os desafios do gerenciamento tradicional de obras”, finaliza ele.

 

Sobre Be In

A Be in é referência em Workspace as a Service (WaaS) no Brasil, com sua rede de Coworkings, Escritórios Enterprise e operações de Escritórios Sob Medida por todo o território nacional. Ela cria ambientes de trabalho personalizados que estimulam produtividade e colaboração, atendendo grandes empresas de ponta a ponta em suas demandas imobiliárias full-service: desde a escolha do local, projetos de arquitetura e construção, até a operação diária, com flexibilidade no investimento e atendimento premium.

Share this post