Com apoio da CMPC, Desvendar Canoagem abre inscrições em Guaíba (RS)

Com apoio da CMPC, Desvendar Canoagem abre inscrições em Guaíba (RS)

Foto: Divulgação

 

Março, 2024 – Idealizado e produzido pelo Instituto Incentivar, o projeto Desvendar Canoagem, que visa promover o esporte e a sustentabilidade de maneira lúdica, inclusiva, leve e colaborativa, iniciou as inscrições para o segundo trimestre de 2024 em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre (RS). A iniciativa, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com patrocínio da CMPC, tem dois núcleos com duração de nove meses e reúne, em um primeiro momento, aproximadamente 360 alunos (120 por trimestre), com idades entre 10 e 18 anos, de escolas da rede pública (municipais e estaduais).

 

As inscrições são feitas diretamente nas escolas durante as visitas de apresentação do projeto e também nos núcleos, com o coordenador Caio Schmitt. As aulas são realizadas às terças e quintas, no núcleo Centro, e às segundas e sábados, no núcleo Alvorada, das 8h às 12h e das 13h às 17h. No primeiro trimestre, o projeto atingiu todos os objetivos.

 

Dentre as inúmeras atividades, a principal é recolher materiais recicláveis, principalmente garrafas PET, aplicando os aprendizados das palestras de sustentabilidade e disciplina ambiental para que, no final, os alunos produzam o próprio caiaque, ou prancha, com o qual vão aprender as técnicas da canoagem. O grupo também recebe uniforme, remo e colete. O projeto será encerrado em agosto, com um festival na sede da canoagem. Todos os alunos participantes serão convidados e receberão uma medalha de sustentabilidade.

 

 

Outras cidades

O projeto Desvendar Canoagem tem mais dois núcleos em outras duas cidades. Em Pacajus (CE), a iniciativa também está em sua segunda edição, atendendo 180 alunos, em um núcleo, enquanto que Florianópolis (SC), faz sua “estreia” em 2024, com um núcleo de 180 alunos. No total, somando com Guaíba, serão 720 alunos atendidos nos quatro núcleos, em nove meses.

 

O Desvendar

A ideia surgiu da missão do Instituto Incentivar de desenvolver o esporte educacional por meio de processos de impacto, atendendo demandas sociais e de sustentabilidade dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). A ideia, neste caso, é promover o esporte e a sustentabilidade de forma lúdica inclusiva, leve e colaborativa, incentivando a integração coletiva.

 

Hans Mallmann, ex-atleta da seleção brasileira de Canoagem, gerente do Desvendar Canoagem, enfatiza a importância do esporte na vida das crianças e dos adolescentes. “Criança no esporte significa ganhar conhecimento, disciplina, conhecer novas pessoas e, principalmente, ganhar saúde. É de suma importância que a nova geração esteja atenta às mudanças no clima e como podemos ajudar contribuindo para que cada vez mais pessoas tenham esse olhar clínico para o meio ambiente”, afirma.

 

Já Paulo Pontes, presidente do Instituto Incentivar, salienta o poder transformador do esporte, meio mais eficaz de transmitir uma mensagem. “As crianças conseguem receber e absorver informações com muito mais facilidade se divertindo e realizando atividades esportivas. Dessa forma, é o canal perfeito para compartilharmos nossas ideias de sustentabilidade e da importância da reciclagem para bem-estar da natureza”.

 

Desvendar Canoagem

O Projeto Desvendar Canoagem 2 Guaíba é realizado pelo Instituto Incentivar por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania com patrocínio da CMPC.

 

Sobre a CMPC

A CMPC é uma empresa centenária do setor florestal que atua em três segmentos de negócio: celulose, produtos de higiene pessoal (tissue) e embalagens. A companhia é uma representante da bioeconomia e possui suas operações alicerçadas na sustentabilidade e na economia circular. Presente no Brasil desde 2009, a CMPC possui operações em sete estados. O grupo CMPC conta com mais de 23 mil colaboradores, 48 unidades produtivas distribuídas em nove países da América Latina e cerca de 23 mil clientes atendidos ao redor do mundo.

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