Cineclube Zoinho celebra a infância e a representatividade do cinema na zona rural em Santo Amaro

Cineclube Zoinho celebra a infância e a representatividade do cinema na zona rural em Santo Amaro


Cineclube Zoinho chega à sua segunda edição com exibições, brincadeiras e debates sobre as infâncias negras
A magia do cinema e da infância ganharão um novo espaço de celebração na Zona Rural de Santo Amaro com a 2ª edição do Cineclube Zoinho. O evento acontecerá nos dias 5, 6 e 12 de abril de 2025, no Terreiro Ilê Axé Gilodefan, reunindo exibições de curtas-metragens nacionais, além de atividades lúdicas voltadas para crianças de 4 a 12 anos. “Nosso objetivo é estimular o olhar criativo das crianças, para que elas não apenas se envolvam com as imagens nas telas, mas também possam debater, conversar e se expressar por meio da brincadeira e do movimento após as exibições” explica Larissa Fulana de Tal, idealizadora do projeto.

Este ano, o Cineclube Zoinho homenageia as crianças gêmeas, conhecidas nas religiosidades afro-brasileiras como Ibejis, Erês, Vunji e Cosme e Damião, destacando elementos simbólicos, como cores vibrantes e brincadeiras tradicionais. A curadoria é assinada por Naira Nanbiwí Soares, e a realização fica por conta da Olhos Abertos Audiovisual, em parceria com a Pé de Mangue Audiovisual. “Queremos que as crianças se vejam nas histórias e reconheçam a potência de suas vivências, ampliando suas percepções de mundo”, ressalta Naira.
O Terreiro Ilê Axé Gilodefan, liderado por Mãe Graça de Nanã, Yalorixá, pedagoga formada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), será o cenário dessa experiência cultural. Mais do que um espaço religioso, o terreiro, assim como sua liderança, tem um forte compromisso com a educação, a arte, a cultura e a preservação das tradições afro-brasileiras. “Receber o Cineclube Zoinho reforça nossa missão de valorizar a ancestralidade e oferecer um ambiente de aprendizado e troca para as crianças da comunidade”, destaca Mãe Graça, que também é ativista e atua na Coordenação Feirense da Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (FENACAB), integrante do Grupo Nacional Mulheres de Axé e membra do Comitê Contra Intolerância Religiosa (Cointer).
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022. O Cineclube Zoinho se consolida, assim, como um espaço essencial para democratizar o cinema e incentivar a valorização da infância.
O projeto 
Criado em 2024, o Cineclube Zoinho impactou dezenas de crianças em sua primeira edição, realizada na Leituroteca Ori Aiê, localizada na comunidade do Alto do Cabrito, em Salvador. Com a expansão para Santo Amaro, o projeto reafirma seu compromisso com a democratização do audiovisual e a formação de novas gerações de espectadores. As sessões e atividades são gratuitas, e os interessados podem acompanhar as novidades pelo Instagram @cineclubezoinho.
Serviço: 
Evento: Cineclube Zoinho | 2ª Edição
Data: 05, 06 e 12 de abril de 2025
Local: Terreiro Ilê Axé Gilodefan Endereço: Oliveira dos Campinhos, Zona Rural de Santo Amaro – Território de Identidade nº 21
Instagram: @cineclubezoinho
Informações para a imprensa: Eloá Ribeiro – (71) 99268-3003

Share this post

Comment (1)

  • Larissa Fulana de Tal Reply

    Em uma era que estamos mergulhados na telas, fundamental refletir como as telas podems também impulsinar reflexões e muita criatividade.

    24 de março de 2025 at 12:05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *