“Brasil deve ser uma potência verde global,” declara Patricia Ellen, da AYA Earth Partners, ao reunir o setor privado brasileiro para a COP28 em Dubai

“Brasil deve ser uma potência verde global,” declara Patricia Ellen, da AYA Earth Partners, ao reunir o setor privado brasileiro para a COP28 em Dubai

Patricia Ellen, cofundadora da AYA Earth Partners, no AYA Hub em São Paulo

 

 

A AYA Earth Partners, o primeiro e maior ecossistema dedicado a acelerar a economia regenerativa e carbono zero do Brasil, levará o setor privado brasileiro para debater políticas de baixo carbono na COP28, de 30 de novembro à 12 de dezembro, em Dubai. Patricia Ellen, confundadora da AYA, discutirá estratégias intersetoriais para impulsionar o Brasil como uma “potência verde global”, uma liderança no fornecimento de combustíveis ecológicos para o mundo.

A AYA também apresentará dados inéditos sobre os desdobramentos dos sete setores prioritários para a transição ecológica no Brasil: alimentos e uso dos solos, economia circular e materiais, energia limpa e renovável e regeneração de florestas e bioeconomia. “O Brasil não pode seguir alheio às mudanças climáticas e suas consequências. Temos uma chance única de mudar essa realidade, não só brasileira, mas também mundial. Cerca de 25% dos desafios que nós temos para a redução de carbono estão ligados especificamente ao nosso modelo de geração de energia internacional, onde o Brasil já é referência,” afirma Patricia Ellen.

Diante de uma COP considerada “resistente à transição ecológica,” a AYA estará com lideranças do setor privado, com o objetivo de contribuir com a articulação de políticas internacionais em favor da descarbonização e atração de investimentos para o Brasil. “Queremos ter recorde de participação do setor privado brasileiro nesta COP28. Vamos contribuir com os pavilhões brasileiros, mas devemos também levar o Brasil para os pavilhões internacionais. Essa é uma grande oportunidade para ocuparmos esse espaço e prepararmos o terreno para a COP30,” complementa.

Com mais de 80 membros, formado por empresas de todos os portes e segmentos, a AYA advoga com evidências para legitimar o Brasil como liderança do Sul Global nos fóruns internacionais, em busca de fortabelecer políticas de desenvolvimento econômico sustentável, inclusivo e inovador. “Enquanto os países do chamado Norte Global lançam pacotes trilionários voltados à descarbonização, o Brasil vive um desafio econômico e precisa pensar em políticas que nos favoreçam na competitividade internacional. O que o Oriente Médio fez com o petróleo, o Brasil pode fazer com insumos ecológicos para o mundo,” finaliza.
Confira alguns eventos confirmados na agenda da Patricia Ellen como moderadora e painelista durante a COP28:
01/12 | 12h30 – 13h30Discurso de Abertura no painel “Combater a insegurança alimentar e, ao mesmo tempo, preservar a natureza: planos atuais e necessidades futuras” (Food Sistems Pavillion);
02/12 | 14h00 – 15h00Painelista no painel “Abrindo caminhos financeiros para a restauração das florestas tropicais: um imperativo global,” organizado pela Instituto Arapyau;
02/12 | 18h00 – 20h00Painelista na pré exibição do documentário “Elas na COP,” em que protagoniza com outras personalidades femininas de destaque, tais quais a ativista Vanda Witoto, a Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas Marina Silvia, a presidente da FUNAI Joenia Wapichana e a empreendedora social Kamila Camillo;
04/12 | 18h00 – 22h00Painelista no painel “Futuros possíveis: Da Floresta ao Deserto,” junto com Rodrigo Veloso (fundador, ONE Amazon), Alex Allard (fundador e CEO, Mata), Mikolaj Sekutowicz (CEO, Impact One), Nixiwaka Yawanawa (chefe, comunidade Yawanawa da Aldeia Sagrada), Stephen Dunbar Johnson (presidente, New York Times) e muitos outros.
06/12| Horário a Confirmar Painelista no painel “Energy Transition: opportunities and challenges in the face of major global economic packages” no HUB da Bloomberg
09/12 | 10h00 – 11h30Moderadora no painel “Rumo à uma transição econômica verde e justa no Brasil,” junto com H.E.Paulo Teixeira (Ministro do Desenvolvimento Agrário), Helder Barbalho (Governo do Pará), Ricardo Alban (CNI), Maria Netto (ICS), entre outros, com fechamento da Ministra Marina Silva.

Sobre a Patricia Ellen

Cofundadora AYA Earth Partners, sócia-Presidente da Systemiq Latam e ex-Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Patricia Ellen é formada em Administração de Empresas pela FEA-USP, com mestrado em Administração Pública pela Harvard Kennedy School e MBA pelo Insead. Patricia foi presidente da Optum no Brasil, empresa de tecnologia em saúde do grupo United Health. Ex-sócia da consultoria McKinsey & Company e líder da prática de Setor Público. Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, cofundadora do Movimento Agora e nomeada Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial em 2016. Pela AYA Earth Partners, Patricia já participou ativamente da COP27, Climate Week NYC, prévias da Cúpula da Amazônia e muitos outros eventos.

 

Sobre a AYA Earth Partners

A AYA Earth Partners, o primeiro e maior ecossistema dedicado a acelerar a economia regenerativa e carbono zero do Brasil, conectando empresas de todos os portes e segmentos, organizações do terceiro setor e especialistas de diversas áreas para compartilhar conteúdos e serviços e impulsionar a transição do país para uma economia de baixo carbono. Liderada pela ex-Secretária do governo do Estado de São Paulo, Patricia Ellen, e pelo empresário Alexandre Allard, a AYA promove o encontro dos melhores pensadores e profissionais de cada setor, com foco no desenvolvimento e implementação de soluções integradas e inovadoras para as empresas e com o objetivo de acelerar a capacidade de CEOs e outras lideranças empresariais de enfrentar os enormes desafios das mudanças climáticas, transformando custos em investimentos e retornos para as organizações. Recentemente, lançou o primeiro hub de economia verde do país, o AYA Hub, espaço físico localizado na Cidade Matarazzo, em São Paulo. O local possui projeto sustentável e proporciona uma experiência única de contato com a natureza e troca de experiências e conhecimento entre os membros.
Com atividades focadas em cinco importantes transições: alimentos e uso dos solos, estrutura financeira verde, economia circular e materiais, energia limpa e renovável e regeneração de florestas e bioeconomia, a AYA pretende contribuir para transformar o Brasil no líder mundial de uma nova economia e a primeira grande nação carbono neutro até 2030 e carbono negativo até 2050. A AYA conta com mais de 80 parceiros comprometidos com a jornada de baixo carbono, incluindo Bradesco, iFood, Deloitte Brasil, Preta Terra, FAS (Fundação Amazônia Sustentável), Gastromotiva, Mattos Filho, Pacto Global e SOS Mata Atlântica. A expectativa é que mais de 1000 profissionais desse ecossistema circulem pelo AYA Hub semanalmente, promovendo encontros e trocas orgânicas de experiências e informações. A AYA tem participado ativamente de eventos como o Glocal Amazônia, Diálogos da Amazônia, que antecedeu a Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), no primeiro final de semana de agosto. No próximo mês, a AYA estará na Climate Week NYC, e, em novembro, na COP 28, em Dubai, sempre levando empresárias e empresários brasileiros e promovendo eventos alternativos para que o Brasil tenha mais protagonismo no cenário mundial do ativismo sobre mudança climática e para que o país avance rumo a uma economia de carbono positivo. Saiba mais em: Link.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *