Branco na certidão de nascimento, candidato ao governo do estado da Bahia aparece “bronzeado” em entrevista

Branco na certidão de nascimento, candidato ao governo do estado da Bahia aparece “bronzeado” em entrevista

ACM Neto (União Brasil) apareceu bastante bronzeado em entrevista à TV Bahia nesta segunda-feira, 12. Indagado pelo jornalista Vanderson Nascimento, que é negro, sobre a autodeclaração feita à Justiça Eleitoral de que seria pardo, ACM se irritou. “Oh, Vanderson, vamos lá. Quem é que faz minha leitura social como branco?”, disparou como resposta: “Toda a sociedade”.
 
Herdeiro político de ACM, seu avô, branco, Neto ainda atacou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por confundir a identidade de raça no país. A Bahia, seu estado, tem quase 80% da população negra. “Eu me considero pardo. O erro é do IBGE e não meu. Em 2016 eu fui candidato a prefeito de Salvador, e naquela época, não existia fundo eleitoral, nem cota, e me declarei pardo. Eu estou muito à vontade. Eu me considero pardo. O nome disso é preconceito. Eu sou um cara que respeita todo mundo. Governei Salvador de maneira plural. É como me enxergo”, afirmou.
Pardos?

O candidato ao governo do estado da Bahia ACM Neto (União) terá que justificar à Justiça Eleitoral sua autodeclaração racial onde afirma ser pardo. A intimação do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia foi motivada por uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral movida pelo candidato a deputado federal Jorge X (PSOL).

Tanto ACM Neto quanto sua vice, Ana Coelho (Republicanos), se declararam pardos no registro de suas candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ex-prefeito de Salvador alega, no entanto, que se declara como pardo desde as eleições de 2016, primeiro pleito que concorreu após a implementação da obrigatoriedade de informação racial.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *