Ator Bruce Wilis descobre nova doença, a DFT

Ator Bruce Wilis descobre nova doença, a DFT

 O ator Bruce Willis, 67 anos, que suspendeu sua carreira, após ter sido diagnosticado com afasia, descobriu que sua doença evoluiu para demência fronto-temporal – DFT, que provoca demência no período pré-senil e é caracterizada por significativas modificações do comportamento e da personalidade.

A declaração foi feita pra ex-mulher, a atriz Demi Moore, em suas redes sócias, na tarde desta quinta-feira, 16.

A DFT pode causar apatia, desinibição e comportamentos perseverativos ou estereotipados e os sintomas comportamentais podem ser controlados principalmente por inibidores seletivos da recaptação de serotonina.

O ator vem enfrentando também AFASIA, apresentando dificuldade em se comunicar adequadamente e compreender imagens e sons.

“Temos basicamente duas áreas principais relacionadas com a linguagem. A área primária, relacionada com a parte motora, que utiliza músculos apropriados para verbalização. Outra área é da compreensão. Entre elas há uma conexão. É bem comum que pacientes com lesões nessa localização apresentam alterações na linguagem”, explica o neurocirurgião Ricardo Santos de Oliveira.

Há dois tipos de afasia. A mais grave é denominada pelos médicos de primária. Ela está associada a doenças degenerativas e provoca a morte de neurônios. Neste caso, a evolução da condição é mais progressiva.

Segundo a neurologista Jane Machado de Castro, do Hospital Anchieta, em Brasília, neste tipo não há tratamento ou capacidade de recuperar o paciente mas de lidar com os desconfortos que ela produz.

“Geralmente é doença incurável, intratável e que requer tratamento multidisciplinar. Na afasia primária, um tratamento é tentar retardar os sintomas. Mas ela vai evoluir progressivamente”, explica a profissional.

Carreira

Bruce Willis é conhecido por inúmeros papéis em filmes que marcaram o cinema, como “Pulp Fiction”, “Duro de Matar”, “O Sexto Sentido”, “A Morte lhe Cai Bem”, “Sin City”, “Os 12 Macacos” e “O Quinto Elemento”.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *