Arena Fonte Nova contabiliza 4 milhões de espectadores desde inauguração
Considerado como um dos cartões postais de Salvador, palco de grandes espetáculos e de “chuva” de gols em partidas nacionais e internacionais, a Arena Fonte Nova celebra cinco anos com balanço positivo. Desde a sua inauguração, em 7 de abril de 2013, Arena já contabilizou mais de 4 milhões de espectadores em eventos esportivos e não-esportivos. Desses, mais de 3 milhões foram de torcedores em 187 jogos de futebol disputados pelo Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Campeonato Brasileiro e pelas copas das Confederações (2013), do Mundo (2014) e das Olimpíadas Rio 2016.
Nesses cinco anos, a Arena sediou, também, 257 eventos não-esportivos, com público estimado de 1.121.437 pessoas, a exemplo da Campus Party Bahia 2017 e shows de Ivete Sangalo, David Guetta, Dire Straits Legacy, Elton John e Paul McCartney, contribuindo para o incremento do turismo na cidade e no estado da Bahia. Apenas em 2017, calcula-se que os eventos realizados na Arena tenham gerado 32 mil empregos diretos e indiretos em Salvador. “Cerca de 40% dos eventos realizados em 2017 foram não-esportivos, o que reforça o caráter multiuso da Arena”, informa Dênio Cidreira, presidente da Fonte Nova Negócios e Participações.
Também no ano passado, foram promovidas 66 ações sociais, beneficiando 641.998 pessoas. Entre essas ações de responsabilidade social estão a doação de alimentos não perecíveis, prestação de serviços gratuitos para o público, apoio à divulgação de campanhas sociais, aquisição de materiais para auxílio a instituições beneficentes e realização tours gratuitos na Arena para estudantes de escolas públicas e de instituições beneficentes. A interação com a comunidade também foi destaque este ano, com a realização do campeonato de integração e a festa de natal.
Sustentabilidade – Símbolo de desenvolvimento econômico, entretenimento, cultura, esporte e geração de renda para todo o estado, a operação da Arena Fonte Nova mantém iniciativas sustentáveis incorporadas desde a fase de obra. Nesses cinco a Arena Fonte Nova se destaca também pelas certificações adquiridas, sendo a primeira arena no mundo a receber a Certificação Internacional de Qualidade ISO 9001 do Sistema de Gestão de Qualidade para o Escopo de Construção de Arenas Multiuso.
A Arena Fonte Nova foi, ainda, a primeira do Brasil a conquistar a categoria prata no reconhecido sistema internacional de Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Atualmente, a arena baiana realiza o reaproveitamento de água da chuva, através de coleta feita a partir da membrana da cobertura do equipamento. Em média anual são captados 37mil m³ de água pluvial com o sistema de água de reuso, o que representa uma economia de 70% em épocas de chuva e 20% em períodos de estiagem.
Desde a fase de construção, ações sociais vêm sendo realizadas como parte das ações de responsabilidade social da Arena. Parte do concreto implodido da antiga estrutura, por exemplo, foi destinada à doação. Pequenos pedaços viraram souvenir, posteriormente vendidos – cuja renda foi totalmente revertida para as Obras Sociais de Irmã Dulce, que beneficia mais de quatro milhões de pessoas por ano na Bahia. Uniformes descartados também serviram de matéria-prima para a confecção de sacolas ecológicas, aventais, roupas e jogos americanos no Projeto Axé, que em 24 anos de trabalho já retirou 15 mil crianças e adolescentes das ruas do Centro Histórico de Salvador.
Um dos programas sociais pioneiros na Bahia e nas arenas em todo o Brasil, foi o trabalho realizado para inclusão de moradores de rua, em parceria com a Comunidade Igreja da Trindade. Através da identificação, qualificação pessoal, criação de meio autossustentável e capacitação profissional, a Arena Fonte Nova realizou cursos profissionalizantes e em sua fase de construção empregou mais de 20 ex-moradores de rua como ajudantes de produção.
Por acreditar que a prática esportiva é um agente de transformação social, desde janeira de 2018 a Arena Fonte Nova apoia o Esporte Na Cidade, projeto da ONG de Peito Aberto, em parceria com o SporTV. Essa ação que tem o objetivo de combater situações de vulnerabilidade, além de incentivar possíveis atletas, beneficiando 150 crianças e adolescentes de cinco escolas públicas municipais e estaduais do entorno.
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