Foto: J. James/GettyImages |
|
Brasília (DF) – O aplicativo Prevenção SGB, que contribui para a prevenção de desastres no país, chega para celulares com sistema operacional IOS. Desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), o app informa sobre áreas com risco de inundações, enxurradas, deslizamentos de terra, quedas de blocos e outros. Para baixar o aplicativo na App Store, basta clicar aqui.
“Com o lançamento da versão para IOS, 100% da população brasileira terá acesso a plataforma, podendo assim colaborar no cadastro de ocorrências de processos geo/hidrológicos, além de ter informações sobre as áreas de risco e suscetíveis mapeadas pelo SGB”, explica o pesquisador Tiago Antonelli, chefe da Divisão de Geologia Aplicada do SGB. Já foram realizados mais de 2 mil downloads do aplicativo.
Mais de 1,7 mil municípios já foram mapeados e têm áreas de risco indicadas no app. São, ao todo, 14 mil setores identificados. No aplicativo, o cidadão pode visualizar as informações do local onde ele está ou selecionar áreas de interesse. Ao clicar no local desejado, terá acesso a detalhes como tipologia do processo geo-hidrológico, descrição, sugestão de intervenção, além do número de edificações e pessoas nas áreas de riscos.
Colaboração amplia mapeamento de áreas de risco
Pelo app, os cidadãos podem inserir informações que apoiem o mapeamento de áreas de risco. É possível cadastrar eventos relevantes que tenham sido presenciados, como inundação ou deslizamento. Para isso, basta registrar a cena com filmagem ou fotos, além de incluir uma breve descrição. “Já temos casos de áreas indicadas pela população nos que foram incluídas na base de dados nacional do SGB. Há situações nos estados de Alagoas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, por exemplo”, ressaltou Antonelli.
O aplicativo Prevenção SGB também está disponível gratuitamente na Google Play Store para celulares com Android. Para baixar o app, clique aqui.
Deixe um comentário