Após conquistar o prêmio Outstanding Proposal em 2025, produção infantil brasileira apresenta seu episódio piloto ao público internacional em Tóquio
Uma cozinha pode ser também um laboratório de descobertas. É a partir dessa ideia que “O Fantástico Laboratório da Vovó Naná”, série brasileira de animação educativa, chega ao Japão para sua estreia internacional. O episódio piloto, intitulado “Por que o céu muda de cor?”, será exibido durante o Japan Prize 2026, em Tóquio, entre os dias 16 e 19 de novembro.
A exibição contará com a presença da criadora e roteirista Radhi Meron e da produtora executiva Laís Veronese, que representarão o projeto durante o showcase no evento. A participação marca um novo capítulo na trajetória da produção, que retorna ao Japão após conquistar reconhecimento internacional em 2025.
Uma coprodução entre Oz Produtora e Circo Onírico, a série acompanha os irmãos Tito, Lina e Didi em suas aventuras com a Vovó Naná, uma cientista aposentada que transforma sua casa em laboratório. Com humor e fantasia, ela utiliza objetos do cotidiano para responder às curiosidades dos netos sobre a natureza e o universo.
No piloto, intitulado “Por que o céu muda de cor?”, uma dúvida das crianças durante uma brincadeira no quintal se transforma em uma experiência científica. Com a ajuda de uma gotinha de leite, Vovó Naná demonstra como as cores do céu podem ser explicadas.
Voltada principalmente para crianças de 6 a 9 anos, a animação busca estimular a curiosidade e o pensamento científico, valorizando o conhecimento compartilhado entre gerações e o prazer de descobrir o mundo por meio da experimentação.
Do prêmio à estreia internacional
Em novembro de 2025, o projeto recebeu o prêmio Outstanding Proposal, na categoria Proposal Pitch Division do Japan Prize. Entre mais de 370 projetos inscritos, ficou entre os seis finalistas e foi o único representante brasileiro na categoria. O reconhecimento também viabilizou o financiamento do episódio piloto, que agora será apresentado ao público internacional durante a edição de 2026 do evento.

A criadora Radhi Meron recebe o prêmio Outstanding Proposal pela série “O Fantástico Laboratório da Vovó Naná” no Japan Prize.
Promovido pela NHK, emissora pública japonesa, o Japan Prize reconhece produções audiovisuais que contribuem para a educação e o avanço cultural.
Ao longo de seu desenvolvimento, a série participou de laboratórios, mentorias, pitchings e mercados audiovisuais, incluindo o MAX LAB, o LAMP – Laboratório de Animação do Festival Lanterna Mágica, o Programa de Mentoria para Criadoras do Animation! Ventana Sur, os Prêmios Quirino e o Rio2C. Também tem participações previstas em sessões de pitching na MAX Minas, em novembro, e no Ventana Sur, em dezembro.
Antes da estreia internacional, o piloto teve suas primeiras exibições no Brasil, em setembro de 2026, na TVE São Carlos e na TV Rá-Tim-Bum.
Sobre o projeto
“O Fantástico Laboratório da Vovó Naná” é uma série de animação 2D criada e roteirizada por Radhi Meron, em coprodução entre Oz Produtora e Circo Onírico. A produção combina animação e experimentos científicos para aproximar as crianças da ciência cotidiana. Ao final de cada episódio, crianças reais também realizam os experimentos apresentados na história.
Sobre a criadora
Radhi Meron é roteirista, diretora, animadora e educadora com experiência no desenvolvimento de projetos de animação e live action, especialmente voltados ao público infantil. Entre seus principais trabalhos estão o curta-metragem Peripatético, vencedor de Melhor Roteiro no Festival de Brasília (2017), e Aurora, a Rua que Queria ser um Rio, exibido em mais de 120 festivais e vencedor de mais de 25 prêmios e menções honrosas. É criadora de O Fantástico Laboratório da Vovó Naná, projeto vencedor do prêmio Outstanding Proposal no Japan Prize 2025.
Sobre a produtora
A Oz Produtora é uma produtora audiovisual brasileira com 24 anos de atuação no mercado, buscando desenvolver histórias originais com potencial de circulação nacional e internacional em diferentes técnicas e formatos. Entre suas principais produções de animação estão as duas temporadas de Mytikah – O Livro dos Heróis, o curta-metragem Teo, o menino azul e a série de interprogramas em desenvolvimento Mytikah Explora.


