‘Agosto Vermelho’ alerta sobre segurança com a rede elétrica
Abradee definiu data no calendário nacional com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser tomados no dia a dia
Pelo segundo ano consecutivo, a ação ‘Agosto Vermelho’, promovida pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), se firma como uma data importante no calendário nacional, promovendo conscientização contínua e a cultura de segurança da população com a rede elétrica em todo o Brasil. O movimento integra a 18ª Campanha Nacional de Segurança “Luz, prevenção, ação! Juntos pela nossa segurança com a rede elétrica” e visa reforçar a importância da prevenção e do comportamento seguro em relação à eletricidade.
Em 2023, o Brasil registrou uma redução de quase 8% nos acidentes fatais envolvendo a rede elétrica. Este progresso demonstra a eficácia das campanhas regionais e da Campanha Nacional de Segurança, impulsionando a continuidade dos esforços em 2024. Apesar da redução do número de mortes (250 em 2023 x 270 em 2022) relacionadas ao contato com a rede elétrica, no último ano o setor registrou um aumento de 26 casos no número total de acidentes: 782, que englobam além dos incidentes fatais, as lesões graves e leves. O maior número de acidentes está relacionado à construção ou manutenção predial, cabo energizado no solo, serviços realizados na rede, ligação elétrica clandestina, furto de condutor/equipamento de energia, e incidentes com equipamentos e máquinas agrícolas.
Para reforçar o alerta, durante todo o mês de agosto, a Abradee e suas associadas promoverão diversas iniciativas educativas e de conscientização, destacando-se nas mídias sociais para alcançar um público amplo. “O ‘Agosto Vermelho’ reafirma nossa missão de educar a população sobre práticas seguras próximas às redes elétricas. Queremos alcançar um número ainda maior de pessoas e garantir que a mensagem de segurança chegue a todos os cantos do país. A Abradee e as distribuidoras não irão descansar até zerarmos o número de mortes e acidentes, mas precisamos que toda a sociedade participe e apoie essa causa.”, enfatiza Cristina Garambone, diretora de comunicação e sustentabilidade da Abradee.
Além da prevenção cotidiana, a campanha deste ano também abordará a segurança em eventos climáticos extremos, como chuvas intensas e enchentes, visando ampliar as a abordagem de conscientização e prevenção também em situações atípicas. “Estamos comprometidos a enfrentar esses desafios com informações e orientações específicas”, destaca Cristina.
Deixe um comentário