Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Chef Preta, que já cozinhou Ivete Sangalo, Neymar e como Gilberto Gil, traz cozinha afetiva do Nordeste a São Paulo num jantar a seis mãos
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Deu o que falar...

Chef Preta, que já cozinhou Ivete Sangalo, Neymar e como Gilberto Gil, traz cozinha afetiva do Nordeste a São Paulo num jantar a seis mãos

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 20 de maio de 2025
Compartilhar
Compartilhar

 

 

Uma das chefs mais requisitadas de Salvador chega a São Paulo para um jantar que promete transcender o paladar. Angeluci Figueiredo, a Preta, é a convidada do restaurante Refúgio, no Jardins, Zona Sul de São Paulo, para um encontro especial a seis mãos com os chefs Henrique Lira e Ana Flávia Cavalcanti. Tudo harmonizado com vinhos cuidadosamente selecionados da Bodega Mataojo, do Uruguai. A experiência acontece no dia 23 de maio, sexta-feira.

 

Direto da Ilha dos Frades, na Baía de Todos os Santos, Preta traz à capital paulista sua cozinha afetiva e nordestina, marcada pela intuição, pela estética delicada e pelo uso sensível de ingredientes que falam da terra, da infância e da ancestralidade.

Reconhecida por nomes como Claude Troisgros, Gilberto Gil, Ivete Sangalo e Neymar, ela traduz sua história em pratos que alimentam tanto o corpo quanto a lembrança.

A chef, que começou como repórter fotográfica, trocou as lentes pelas panelas e transformou sua paixão em um projeto de vida. Criou um restaurante reservado, rodeado por mar, móveis reaproveitados e receitas inspiradas em em nome de barcos de nativos, como “Vá com Deus” e “Deixei de Remar”. Hoje, Angeluci é referência de uma gastronomia que abraça o território e serve emoção em cada prato.

Sabores em diálogo

Em São Paulo, Preta assina a abertura do jantar com três pratos autorais que dialogam com o Nordeste e suas múltiplas texturas:

  • Creme de beterraba defumada com vieira amanteigada, acompanhado do elegante Touriga Nacional Rosado
  • Pera assada com queijo de cabra fresco e mel de abelha jataí levemente apimentado, com o vibrante Albariño
  • Gnocchi de abóbora com castanha de baru ao molho de rabada desfiada, em compasso com o profundo Blend Mataorro
  • Para encerrar sua participação, a chef apresenta um dos seus clássicos afetivos: sorvete de coco verde passado na tapioca com raspas de rapadura, doce que resume, com delicadeza, a força da simplicidade bem executada

O anfitrião da casa, Henrique Lira, entra com um prato que une sofisticação e rusticidade: tortelli de cordeiro na manteiga e sálvia, com cogumelos Paris e glacê. Já Ana Flávia, da Casaria, aposta em equilíbrio e frescor com sua sobremesa: mousse de queijo, compota de laranja e sorbet de laranja.

Os vinhos da Bodega Mataojo, que assina a harmonização da noite, costuram cada etapa do jantar com elegância e precisão. Reconhecida por valorizar o tempo, a natureza e o terroir uruguaio, a vinícola escolheu rótulos que potencializam texturas, perfumes e contrastes.

Mais que um jantar, uma travessia

Preta, que aos 48 anos prefere ser chamada de cozinheira a chef, é também artista, empresária e mulher de muitas camadas. Nascida em Amargosa, no Recôncavo baiano, com formação em filosofia e uma longa carreira na fotojornalismo, ela fez da gastronomia um campo de criação. Hoje, comanda o Restaurante Preta, a pousada Pretoca, além do Preta Bistrô (no Museu de Arte Contemporânea da Bahia) e o novíssimo Preta Tira-Chapéu, no centro histórico de Salvador.

Mais do que servir comida, Angeluci serve experiência. Seu trabalho é artesanal, sensorial, cheio de intenção. Sua cozinha tem raízes, mas não se prende a fórmulas. Tem gesto, mas não exibe. É alimento, mas também poesia.

A noite no Refúgio será, portanto, uma rara oportunidade de provar essa poesia de perto. Ao lado de Henrique e Ana Flávia, Preta compõe um trio que entende que cozinhar é também acolher, compartilhar e, acima de tudo, sentir.

SERVIÇO

Chefe Preta em São Paulo – Jantar a seis mãos com harmonização da Bodega Mataojo

Local: Restaurante Refúgio – Alameda Franca, 1225, São Paulo
Data: 23 de maio, sexta-feira
Horário: A partir das 19h30
Convidados: Preta (Preta – BA), Henrique Lira (Refúgio – SP), Ana Flávia Cavalcanti (Casaria – SP)
Harmonização com rótulos selecionados da Bodega Mataojo (Uruguai)
Informações e reservas: 11 94796-3378

Você Pode Gostar

Moda brasileira ganha vitrine durante a semana de moda da Itália
Neobambu apresenta Multitech com tecnologia sueca Woodura, nova geração de pisos de madeira natural endurecida
Formas orgânicas e curvas ganham destaque na decoração
Rayane Melgaço, do Miss Bumbum, vence batalha com 57% dos votos e desponta como favorita
Plenária Nacional – Campanha “Por um Brasil sem Compra de Votos” Sexta-feira, 11/09, online
Últimas notícias da Semana
Links da Semana

Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo

Rita Moraes
Rita Moraes
16 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Deu o que falar...Ultimas Notícias

Cerâmica molda novos objetos para a casa

9 de setembro de 2026
Deu o que falar...

adidas lança Adizero Dropset Pro, focado no treinamento híbrido, com experiências em São Paulo

9 de setembro de 2026
Deu o que falar...

Grupo PHD integra Feijoada do Bolinha à operação de sábados do Jockey Society

8 de setembro de 2026
Deu o que falar...

Instituto Combustível Legal (ICL) debate combate a fraudes e mercado irregular na ExpoPostos & Conveniência

4 de setembro de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo
“É do banco”: como golpistas estão usando ligações e mensagens para fazer você entregar seu dinheiro
Experimente o inesperado: O Boticário apresenta campanha inédita com fitas olfativas que revelam prêmios
Prêmio ICL de Jornalismo 2026 anuncia comissão julgadora e recebe inscrições até 30 de outubro

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites