ConexãoIn


Instituto de Longevidade MAG lança Cartilha de Crédito Consciente para ajudar aposentados endividados

Foto: divulgação

Instituto de Longevidade MAG, uma associação sem fins lucrativos que estuda os impactos socioeconômicos do envelhecimento e oferece soluções em prol da Longevidade Financeira da população brasileira, lança nesta quarta-feira (24), a “Cartilha de Crédito Consciente”.
A projeção feita pelos bancos para a expansão da carteira de crédito neste ano mostrou nova redução, passando de 7,6% para 7,4%, com revisão para baixo em praticamente todos os segmentos, mostra a Pesquisa Febraban de Economia Bancária e Expectativas de novembro. Já para 2024, a projeção da carteira total foi novamente revisada para cima, de 8,1% para 8,3%. A alta foi puxada pela carteira com recursos direcionados (de 7,8% para 8,5%), especialmente pessoa física (de 7,9% para 9,1%). Já a projeção para o crescimento da carteira livre caiu de 8,4% para 8,2%.
De acordo com Gleisson Rubin, diretor do Instituto de Longevidade, ao recorrer ao crédito, lidamos com recursos que não são nossos e devem ser devolvidos com juros. “Nos tempos atuais, com as movimentações na Selic, qualquer aquisição feita à base do crédito tem um custo alto. Isso porque juros maiores também encarecem a taxa de captação do dinheiro pelos bancos, que repassam esse custo para o consumidor. Na prática, comprar em prestação, financiar um carro ou uma casa, ou usar dinheiro do cheque especial, ou do cartão de crédito pode arruinar um orçamento se não houver planejamento adequado e muita consciência no uso do crédito”, complementa o executivo.

 

A Cartilha

O material, apresentado de forma simples e acessível, com dicas, ilustrações e cores, explica que o crédito pode ser usado para o bem, desde que a tomada de decisão não seja feita impulsivamente, mas de forma consciente. O mesmo empréstimo que pode ajudar a abrir um negócio e ganhar receita também pode arruinar as finanças se não for usado corretamente ou se houver imprevistos no meio do caminho para os quais não esteja preparado.
Segundo Gleisson, o crédito consciente implica em um movimento necessário para cada indivíduo avaliar se realmente precisa do crédito. “Caso a resposta seja afirmativa, é crucial que o aposentado saiba escolher a melhor opção, comparar taxas e estabelecer limites de parcelas saudáveis”, concluiu.

 

Sobre o Instituto de Longevidade MAG

O Instituto de Longevidade MAG é uma associação sem fins lucrativos de representação de pessoas idosas e aposentados idealizada pela MAG Seguros, cuja missão é discutir os impactos sociais e econômicos do aumento da expectativa de vida no Brasil, assim como auxiliar o cidadão brasileiro a garantir Longevidade Financeira em todas as fases da vida. Para atingir tais objetivos, o Instituto cria projetos, ações, eventos, além de produzir conteúdos e oferecer serviços que auxiliam as pessoas a viverem mais e melhor. Desde sua criação o Instituto alcançou grandes números, além de ser amplamente conhecido pela autoria do IDL (O Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade).

 

Sobre a MAG Seguros

A MAG Seguros é a seguradora especializada em vida e previdência do Grupo Mongeral Aegon com 188 anos de atuação ininterrupta no Brasil. Tem como propósito oferecer soluções de proteção individual nos diversos momentos de vida de todos os brasileiros, buscando atender às necessidades de segurança financeira de nossos clientes e estar ao seu lado como uma referência de confiança e solidez, com produtos completos e flexíveis. Com mais de 6,43 milhões de vidas seguradas, possui também um capital segurado superior a R$875 bilhões. A MAG Seguros está presente em 38 unidades pelo Brasil, contando com mais de 1.500 colaboradores, cerca de 800 parceiros de negócio e mais de 6.600 mil corretores parceiros.
É uma das três empresas mais longevas do Brasil e eleita a terceira melhor empresa para se trabalhar no Rio de Janeiro (Great Place to Work 2023). Foi destaque no Prêmio de Inovação do Valor Econômico de 2023, com o 1º lugar na categoria de Seguros e Planos de Saúde e 43º entre as 150 empresas mais inovadoras do país. O Grupo Mongeral Aegon possui atuação nas frentes de seguros, investimentos, ativos imobiliários, finanças, fundos de pensão, gestão previdenciária e renda variável, além do Instituto de Longevidade.

POR: Rita Moraes
Publicado em 07/05/2024