A METADE DE NÓS, DE FLAVIO BOTELHO, VENCE O PRÊMIO DO PÚBLICO NA 47ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA EM SÃO PAULO
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Cacá Amaral e Denise Weinberg em cena do filme |
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O projeto, inspirado numa experiência pessoal do diretor, começou a tomar forma em dezembro de 2014, com o argumento inicial. Depois disso, Flavio Botelho e o outro roteirista, Bruno H Castro, contaram com a colaboração de Daniela Capelato e dos consultores de roteiro Miguel Machalski e Gualberto Ferrari, até chegarem ao oitavo tratamento do texto, ponto no qual começou a ser filmado.
Em A METADE DE NÓS, Francisca e Carlos perdem o único filho por suicídio. Enquanto a mãe, assombrada pela culpa, se dedica a desvendar o enigma do suicídio, o pai se aliena na vida do filho morto e se muda para a casa dele. “A minha irmã se suicidou em 2007 e quis falar sobre isso, sobre como lidei com essa perda e sobre quão doloroso foi esse processo. Decidi falar por meio de um casal sexagenário, uma mãe e um pai que representam tantos outros, inclusive os meus, nessa longa caminhada do luto.”, conta Botelho. “O tema suicídio precisa ser falado. É uma das principais causas de morte entre os jovens no Brasil. Fizemos uma pesquisa extensa sobre o tema, para mergulhar no universo dos protagonistas”, completa.
Antes do início das filmagens, o ensaio com os atores durou três meses para a construção dos personagens. “Todo esse ensaio, inédito pra mim no cinema, faz uma diferença enorme, chegamos no set de outra forma. A intimidade que se formou entre nós três e a bagagem que trouxemos refletem nas filmagens”, comenta a atriz Denise Weinberg, que vive Francisca. Para o ator Cacá Amaral, que interpreta Carlos, “com esse processo de trabalho que realizamos, com os meses de ensaio, tudo fica mais rico, pois são personagens que foram criados em conjunto”. “A sensação de chegar no primeiro dia de filmagem com um elenco super afinado, uma equipe extraordinária e um plano de filmagem preciso nos trouxe uma segurança e um sentimento de colaboração maravilhoso. Estamos todos juntos contando essa história”, explica o diretor. |
Sinopse |
Sobre o diretor Flavio Botelho é diretor, roteirista e produtor. A METADE DE NÓS é seu primeiro longa-metragem. Também assina a direção do premiado curta-metragem “O Táxi de Escher”, com o roteirista Aleksei Abib; do média-metragem “Crônicas de uma Cidade”; e do curta-metragem “Graeme 1949”. Foi produtor executivo e assistente de direção dos longas-metragens de Carlos Nader: “A Paixão de JL”, “Homem Comum” e “Pan-Cinema Independente” (premiados no É Tudo Verdade nos anos de 2015, 2014 e 2008). Foi produtor delegado do filme “Jean Charles” (Henrique Goldman), a primeira coprodução entre Brasil e Reino Unido. Fez o desenho de produção do longa-metragem “As Duas Irenes” (Fabio Meira). Foi consultor do programa Histórias que Ficam, realizado pela Fundação CSN (2015/2106).
Sobre a Gullane Em 1996, os irmãos Caio e Fabiano Gullane fundaram a Gullane, hoje somando mais de 40 filmes com destaque no Brasil e no exterior, 25 séries de televisão, inúmeros especiais e documentários. “Carandiru”, “Bicho de sete cabeças”, “O ano em que meus pais saíram de férias”; a franquia “Até que a sorte nos separe”; “Que horas ela volta?”, “Como nossos pais”, “Bingo, O rei das manhãs”; as séries “Alice” (HBO), “Unidade Básica” (Universal) e “Carcereiros” (TV Globo) são algumas das obras realizadas pela Gullane nos últimos anos. Uma produtora ativa no crescimento do audiovisual brasileiro que compõe seus projetos com os melhores talentos e parceiros do entretenimento. Sua capacidade e empenho em todas as etapas de realização a garantiu importantes coproduções internacionais e a comercialização de suas obras para mais de mais de 60 países, levando a identidade do cinema nacional mundo a fora. Caracterizada por sensibilizar e movimentar reflexões através de suas histórias a Gullane já acumulou mais de 500 prêmios e nomeações em sua carreira, além de ter seus projetos reconhecidos nas seleções oficiais dos festivais mais importantes do mundo como: Oscar, Cannes, Berlim, Sundance, Toronto, Veneza e o prêmio Emmy.
Sobre a Trailer Filmes A Trailer Filmes foi fundada em 2008 pelo diretor, roteirista e produtor Flavio Botelho, pela roteirista Iana Paro e pelo editor Leopoldo Nakata. É uma produtora que tem em seu currículo longas, médias e curtas-metragens, ficção e documentários, programas de televisão, vídeos instalações para museus e exposições, entre outros. O principal objetivo da produtora é dar suporte ao cinema independente, original, relevante e que tenha potencial para estabelecer diálogo com o público. Dentre os últimos projetos realizados pela Trailer Filmes destacam-se: “Quem Tem Medo das Mulheres no Audiovisual?”, produzido pelo coletivo vermelha; produção do documentário média-metragem “Em Busca de Alamoa”; produção do curta-metragem “Graeme 1949”; conteúdo audiovisual para a exposição “Futebol na ponta da língua”; conteúdo audiovisual para a exposição “Millôr, 90 anos de nós mesmos”; coprodução do média-metragem “Crônicas de uma Cidade”; coprodução do premiado curta metragem “O Táxi de Escher” (Bienal de Mikonos, Grécia, Pelicano de Mármore, Jul/15; Miami Short Film Festival, EUA, Filme de abertura, Dez/14; 7º FestaFilm Montpellier, França, Melhor Montagem, Dez/14; Delhi Shorts International Film Festival, India, Menção Honrosa, Out/14; Indian Cine Film Festival, Mumbai, Melhor Edição, Set /14; 25º Festival Int. de Curtas Metragens de São Paulo, Brasil, Prêmio Aquisição Porta Curtas e Canal Curta!, Ago/14).
Sobre o Canal Brasil O Canal Brasil é, hoje, o canal responsável pela maior parte das parcerias entre TV e cinema do país e um dos maiores do mundo, com 365 longas-metragens coproduzidos. No ar há mais de duas décadas, apresenta uma programação composta por muitos discursos, que se traduzem em filmes dos mais importantes cineastas brasileiros, e de várias fases do nosso cinema, além de programas de entrevista e séries de ficção e documentais. O que pauta o canal é a diversidade e a palavra de ordem é liberdade – desde as chamadas e vinhetas até cada atração que vai ao ar.
Sobre a Pandora Filmes A Pandora Filmes é uma distribuidora de filmes de arte, ativa no Brasil desde 1989. Voltada especialmente para o cinema de autor, a distribuidora buscou, desde sua origem, ampliar os horizontes da distribuição de filmes de arte no Brasil com relançamentos de clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Fellini, Bergman e Billy Wilder, e revelações de nomes outrora desconhecidos no país, como Wong Kar-Wai, Atom Egoyan e Agnés Jaoui. Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora Filmes sempre reserva espaço especial para o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos. Dentro desse segmento, destaca-se o recente “Que Horas Ela Volta”, de Anna Muylaert, um grande sucesso, visto no cinema por mais de 500 mil espectadores. |