Primeiro leilão portuário de 2025 será realizado no dia 30 de abril
Ministério de Portos e Aeroportos e Antaq farão o arrendamento de terminais localizados nos portos de Paranaguá, no Paraná, e Rio de Janeiro
Embalados pelo sucesso dos leilões realizados no ano passado, e com uma carteira de investimento bilionária que vai expandir a logística portuária, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) vão iniciar as primeiras rodadas de arrendamentos de terminais no dia 30 de abril. Nessa data, o ministro da pasta, Silvio Costa Filho, irá leiloar o primeiro bloco de 2025 com um total de 3 terminais portuários: RDJ11, localizado no porto do Rio de Janeiro, PAR14 e PAR15, instalado no porto de Paranaguá, no Paraná. Conforme os estudos, as áreas vão receber investimentos da ordem de R$ 830 milhões.
“Com a maior carteira de leilão portuária da história brasileira, até o próximo ano, teremos mais de 40 leilões de terminais, em empreendimentos que vão receber quase R$ 20 bilhões para ampliação e modernização. Nós estamos trabalhando para fortalecer a economia brasileira e levar comida a mesa do nosso povo. O Brasil voltou a plantar e a colher, resultando no recorde na movimentação de carga dos nossos portos”, ressaltou o ministro Silvio Costa Filho.
Previsto para ser realizado na B3, em São Paulo, o primeiro leilão portuário do ano tem por objetivo ampliar a atividade logística para o escoamento da produção agrícola, além de garantir uma infraestrutura de transporte moderna, eficiente e segura. Ao longo deste ano, o Ministério de Portos e Aeroportos deve realizar o leilão de pelo menos 20 unidades portuárias, em 4 regiões brasileiras.
Áreas leiloadas
Um dos terminais que será leiloado no próximo mês é o PAR14, empreendimento dedicado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, como soja e milho. Com investimento de R$ 529,2 milhões, a área de 82.436 metros quadrados terá capacidade para movimentar 6,8 milhões de toneladas por ano. A previsão é que serão gerados cerca de 310 empregos diretos na fase de operação. O terminal contribuirá para o aumento da exportação de grãos e vai inserir o porto o mercado internacional.
O PAR15, também localizado no porto de Paranaguá, tem como foco o transporte e armazenagem de granéis sólidos vegetais. Com capacidade para movimentar 4 milhões de toneladas por ano, o terminal receberá aporte de R$ 293,2 milhões durante os 35 anos de contrato. A projeção prevê a criação de 180 novos postos de trabalhos diretos durante a fase de operação. O empreendimento possui 43.279 metros quadrados.
O terminal RDJ11 será leiloado pelo modelo simplificado, com contrato de 10 anos. O empreendimento é destinado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos e carga geral e tem previsão de investimentos diretos da ordem de R$ 6,80 milhões. A área de arrendamento está localizada dentro da Poligonal do Porto Organizado do Rio de Janeiro, e será destinada à implantação de um novo terminal. |
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