The Nature Conservancy Brasil anuncia Marcio Sztutman como novo diretor executivo

The Nature Conservancy Brasil anuncia Marcio Sztutman como novo diretor executivo

 

Com mais de 25 anos dedicados a impulsionar mudanças positivas no cenário socioambiental, Marcio Sztutman assume a posição de Diretor Executivo da The Nature Conservancy (TNC) Brasil. Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Ciências Florestais, Ecologia Florestal e Botânica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), o profissional conta com ampla experiência no fomento à transformação das cadeias produtivas, no engajamento com comunidades tradicionais e na criação de mecanismos financeiros sustentáveis, e se junta aos esforços da organização na promoção de iniciativas e soluções de conservação atreladas ao avanço socioeconômico na Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.
Nos últimos sete anos, Marcio ocupou diversos cargos de liderança, começando em 2018 como gerente para a América Latina do Partnerships for Forests (P4F), programa do governo britânico que busca impulsionar a conservação florestal e o desenvolvimento de negócios sustentáveis em ecossistemas tropicais. Além disso, desde 2022 atuava como diretor da Palladium Group, estruturando as operações da empresa no Brasil, com foco em construir um sólido programa em assuntos ambientais e climáticos junto a empresas e governos.
Está não é a sua primeira experiência na TNC, como ele mesmo fala, “se trata de um retorno à casa”. Em sua última passagem, de 2003 até 2017, Marcio teve uma importante contribuição na construção de ações de mitigação e adaptação ao clima, por meio do fomento a modelos de negócio positivos para a Amazônia e suas populações, o que inclui práticas agrícolas regenerativas, de forma a capturar oportunidades econômicas, de geração de emprego e de melhoria da qualidade de vida.
Em sua nova jornada na organização, Sztutman desempenhará um papel fundamental na aceleração das metas 2030 da TNC Brasil, conectando parceiros e incentivando ações que aliem atividade produtiva à conservação. Para viabilizar e ampliar o alcance deste trabalho, o novo diretor executivo estará focado ainda na promoção dos direitos humanos, equidade e inclusão, pesquisa científica, políticas públicas efetivas, além do protagonismo de povos indígenas e comunidades locais na conservação.

Marcio Sztutman, novo Diretor Executivo da TNC Brasil. Clique aqui para download.

“As minhas experiências atuando com conservação ambiental, especialmente com desenvolvimento sustentável, me mostraram que é totalmente possível conectar práticas ambientais às demandas da sociedade. Mas, para isso, é preciso que haja investimento, adoção de boas práticas e estímulo a modelos de negócios inovadores, de forma a criar cadeias de fornecimento resilientes e promover investimentos positivos para a natureza e para as pessoas que ali vivem”, diz Sztutman.
Para Marcio, o principal objetivo é garantir que as ações de conservação tragam soluções integradas e duradouras de forma a combater as mudanças climáticas e reverter a perda de biodiversidade. “Para atingirmos nossas metas até 2030 – principalmente desacelerar o aquecimento global para 1,5°C, limite reconhecido pelos cientistas para evitar os piores impactos climáticos – será fundamental trabalhar de maneira transversal, abordando frentes como Povos Indígenas e Comunidades Locais, Desenvolvimento Agrícola, Ciência, Equidade, Políticas Públicas e Finanças de Impacto. Essas áreas fortalecerão nossas ações, nos ajudando a trilhar o caminho para garantir um futuro sustentável para o Brasil e para o planeta,” destaca o novo diretor Executivo.


TNC

A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização de conservação ambiental dedicada à proteção das terras e águas das quais toda a vida depende. Guiada pela ciência, a TNC cria soluções locais inovadoras para os principais desafios do mundo, de forma que a natureza e as pessoas possam prosperar juntas. No Brasil, onde atua há 35 anos, o trabalho da TNC concentra-se em solucionar os complexos desafios de conservação da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica a partir de uma abordagem sistêmica, com foco na implementação e geração de impacto, para mitigar as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade. A TNC Brasil atua em cooperação com a TNC Global, organização que trabalha em 81 países e territórios – 40 por impacto direto na conservação e 41 por meio de parceiros –, utilizando uma abordagem colaborativa, que envolve comunidades locais, governos, setor privado e a sociedade civil. Saiba mais em nosso site e nos siga no LinkedIn e Instagram.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *